Manifesto em defesa de Adriano

Aviso à praça. Quem gosta de ouvir obviedades ou platitudes (recebam) para comprovar suas pré-determinadas teorias, favor sintonizar em outra emissora. Aqui, o plantão é rigoroso, sopa de tamanco, pau puro. Não escrevo para buscar unanimidade nem faço pregação para convertidos. Ao contrário. Muitas vezes sigo pelo caminho do atrito, pois sei que é daí que sai faísca e, consequentemente, faz-se a luz.

Então, para que vocês não percam seu tempo, informo logo: estes rabiscos que seguem são para defender a tese de que, hoje (eu disse, hoje) Adriano é peça importante no esquema do Vitória.

Mas, Sêo Françuel, logo o senhor, que é cheio de NOVE HORAS e todo metido a entender e jogar futebol, não enxerga que este rapaz tem jogado pedra em santo?”, indaga a sensata leitora. E eu respondo, quase que concordando: Percebo, sim, minha amiga. E digo mais. Se eu fosse presidente do Vitória já teria mandado o referido embora.

Agora, danou-se. O senhor acha o referido uma injúria nas quatro linhas e ainda assim vai defendê-lo?”, pergunta a mesma sensata e já aflita ouvinte. E novamente respondo: é exatamente isso.

Porém, para que não me acusem de ser mais maluco do que já mereço, vamos às explicações.

Eu o mandaria embora se fosse para colocar, por exemplo, Marquinhos em seu lugar. Como parece que a diretoria não tem culhões para bancar tal aposta, entendo que, no quadro atual (eu disse, atual), Adriano, mesmo praticando um futebol de baixíssima qualidade, merece a vaga de titular do Vitória.

E para comprovar minha tese, obedeço às recomendações da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), faço um corte epistemológico e recorro a um exemplo histórico.

Seguinte.

No dia 9 de abril deste ano da graça de 2009, logo após o jogo entre Vitória x Juventude, a menina Larissa Dantas, que conhece o ludopédio em 12 idiomas, continuava sua cruzada contra Neto Baiano. E a galera ia no embalo. Porém, puxei o freio de mão e desafinei o coro dos descontentes largando a seguinte prosopopéia. Ouçam.

Menos, galera, menos. Pelamordedeus! Neto é perna de pau? É. Muito? demais. Agora, não há nem comparação dele com lástimas como tripodi e osmar baiana de acarajé. Ademais (recebam, sacanas, um ademais pelos mamilos), ele faz algo fundamental para o time. Combate a saída de bola de forma admirável. Muitos podem nem perceber, mas este esforço dele sempre traz benefícios para a equipe, pois prejudica a saída de bola do time adversário”.

Pois muito bem. Hoje Neto Baiano virou unanimidade e todos choram a falta do referido. E, mutatis mutandis, a mesma argumentação vale agora para Adriano. Assim como nosso artilheiro, o atual vilão também possui defeitos. Muitos para meu gosto. Porém, cumpre um função essencial no esquema de Carpegiani. E hoje (eu disse, hoje) não há atacante no nosso elenco para fazer o mesmo. E qual é a função de Adriano? Abre a defesa adversária pelos flancos com alguma velocidade (ainda que de forma malamanhada) e volta para compor a marcação.

Neto Berola, Robert, Edson e outros podem até fazer isso e muito mais (o que, sinceramente, torço que aconteça), mas até hoje nunca vi nenhum deles atuando assim, atacando e voltando. Podem fazê-lo? Espero que sim. No entanto, não posso viver apenas de esperança. Faço análise baseado, entre outras coisas, na história. E nas breves histórias destes, nunca assisti a nenhuma partida dos mesmos exercendo tais funções.

A propósito, no jogo contra o Grêmio, Elksson, outro que a torcida clama por sua entrada no lugar de Adriano, foi vaiado por esta mesma torcida porque não conseguiu dar um pique de 30 metros para acompanhar a subida do lateral Rui e seu desmedido cabeção.

Mas, derivo. E retorno para finalizar minha argumentação em defesa de Adriano, ilustrando-a com os seguintes dados concretos. Todos concordam que as três últimas partidas do Vitória (contra Grêmio, Palmeiras e Inter) foram a melhor sequência de Carpegiani, certo? Pois saibam que foi exatamente nestas três pelejas que Adriano entrou de titular para cumprir as tais funções que falei e repeti acima. Aliás, desde o início deste campeonato que o referido, mesmo com todas as suas lambanças, tem sido útil. Basta lembrar, por exemplo, que logo na estréia, contra o Atlético Paranaense, entrou e deu o passe para Leandro Domingues matar o jogo.

Por estas e outras é que defendo a sua permanência enquanto Jackson ou Willian (que podem substitui-lo com mais qualidade) estiverem no estaleiro. Não bastasse tudo isso, sou a favor de Adriano jogando também porque preciso gastar meu cepacol xingando alguém, tipo assim:

ADRIANO, SEU SACANA, PRESTE ATENÇÃO NO SERVIÇO E JOGUE ESTA PORRA DIREITO!

P.S Anotem aí. Outro renegado pela torcida, Carlos Alberto, fará a diferença positivamente no jogo contra o Botafogo amanhã.

Anúncios

28 Respostas to “Manifesto em defesa de Adriano”

  1. Mateus Borba Says:

    Genial, Franques, genial.

    Acabei de falar com uma amiga aqui, vi o referido sacanildo ontem no Iguatemi acompanhado de sua (lá dele) senhora (ou era ele ou era um cara de fuinha irmão gêmulo dele).

    Disse eu: “quase que mando ele matá o demônho, parar de ladainha e voltar a jogar o baba dele e parar de enojar o meu.”

    É só o garoto deixar de preciosismo e “executar a função”, morte morrida matada, pá, não tem segredo. Palavras de salvação.

  2. Logan Says:

    O problema não é esse Francis, o problema é que ele está mal escalado, se observar com atenção, verá que ele (atacante) recua e marca mais que Leandro Domingues (meio-campo) isso faz com que o time sempre demore um pouco mais pra armar o contra-ataque e dá tempo ao outro time pra se recompor na defesa, vi vários contra-ataques nossos serem frustrados dessa forma contra o Inter, o que PCC precisa fazer é escalar o cara como um atacante mas não recuá-lo tanto pra marcar, até porque é melhor que o Vitória deixe os dois lá na frente, marcando a saida de bola, coisa que aliás seu Roger custa em fazer direito.
    Quanto a Neto Baiano, acho ele um perna de pau sim, e, mesmo com Roger, não sinto falta dele, o que o Vitória precisa fazer é se livrar de ruinas tipo o próprio Roger e Neto Baiano, e contratar atacantes de qualidade, isso se o time quiser realmente uma vaga na Libertadores, e não morrer na praia outra vez.

    • Jorge Bassu Says:

      Concordo com voce Logan e vou mais adiante se me permite. A situação
      do Adriano hoje (eu disse hoje) faz lembrar muito a do Willians no CB de 2008.Atribuiam a ele os mesmos adjetivos que hoje usamos para descrever o Adriano hoje (eu disse hoje).
      Um abraço

    • Franciel Says:

      Logan, meu velho, no ataque do Vitória eu queria Fernando El niño Torres e Butragueño do Nordeste de Amaralina, mas sei que não é possível.

      Agora, falando sério. Acho que hoje temos um elenco muito além de nossas possibilidades financeiras. Uma destas conspirações do destino, que acontecem de quando em quando. Afinal um time com um dos piores orçamentos do Brasil, num campeonato de pontos corridos, ter um time para dar testa com as carniças do Sul é um assombro. POr isso, acho que Neto Baiano é o que podemos ter de melhor para o ataque, mesmo com toda a sua (lá dele) ruindade.
      Se eu fosse presidente, daria o pulo do gato e contrataria Marquinhos para o lugar de Adriano e assim teria um time candidatíssimo ao título.
      Mas, mesmo do jeito que tá, acho que dá para ir pras cabeças.

      Bassu, só converso com você agora depois que pagar minhas cervejas.

  3. Victor Nyo Says:

    Concordo com França, concordo que ele tem tentado de todas as formas matar o demonio… Mas não concordo que ele seja ruim, e nem que a qualidade dele seja só tatica.
    Acho que ele pode se tornar um grande atacante no futuro, precisamos ter paciencia, e ele precisa de orientação. PRá chutar mais, arriscar mais, evitar firula.
    Se corrigir esses erros ele melhora bastante.
    Outra coisa, se botar um outro atacante ai na briga… Um que entre e broque, ele vai se ligar pai, e correr atraz do pirão com charque dele.

    Adrihenry NELES!

  4. Lucas Serra Says:

    Rapaz, você tem uma visão do caralho!! srsrsrs

    Mas diga aí, não é estranho defender quem joga pedra em Santo?

    E pelo jeito, fica comprovado que Edson não deve jogar amanhã, para que a torcida não faça críticas, correto?

    SRN

  5. Fábio Monteiro Says:

    Louvo a sua atitude de querer defender Adriano, Franciel. Mas eu sou um torcedor cricri e que perde a paciência muito rápido com jogadores que de meio e ataque que não fazem a função principal de sua função.

    Adriano é atacante não é mesmo? Sendo mais cricri, segundo atacante não é? E qual é a função PRINCIPAL de um atacante de beirada? Criar jogadas para o centroavante, correto? Adriano tá fazendo isso pra Roger? NÃO. Toda vez que recebe a bola e chega um marcador ele se joga no chão pra cavar falta ou perde a pelota numa velocidade abissal pro seu marcador. Estou mentindo?

    O que adianta ele se movimentar, se posicionar e quando recebe a bola não consegue produzir nada de concreto? Por isso sou contra a permanencia dele. Sou mais testar Neto Berola ou Robert do que ficar neste beija e não fode de Adriano.

    Meu blog está atualizado novamente, confira.

  6. snowman Says:

    Ah, Franciel, tenha paciência. Que argumento mais fuleiro dizer que o Vitória fez suas melhores atuações nessas 03 que Adriano jogou! Você engana Stevie Wonder, Hermeto Pascoal e o Cego Aderaldo, mas a mim não!
    Primeiro que Adriano não jogou 03 partidas. Jogou 12 e não marcou um mísero gol e não fez uma única atuação que não merecesse uma salva de tomates.
    Segundo que nessas mesmas partidas em que você acha que Adriano ajudou o Vitória a jogar bem, Robson também jogou. Então eu também poderia dizer que Róbson cumpriu uma função tática determinante para o resultado… Não digo isso porque nunca passei nenhuma temporada no Juliano Moreira…
    Terceiro que o Vitória atuou bem nessas 03 partidas porque PCC colocou cada um na sua. Nas partidas anteriores Apodi jogou de atacante, Bida de lateral e outras coisas mágicas… Não tem nada a ver com a presença ou ausência de Adriano.
    Outra coisa feia é esse seu silogismo barato comparando a impressão que Neto Baiano passava para a torcida com a que Adriano passa. Neto Baiano é um homem das cavernas com a bola, mas empurra a criança pra dentro. Adriano está a 03 anos no Vitória, esse ano já jogou um monte de jogos e não fez nada. Só você viu ele “abrindo as defesas adversárias com veleocidade”. O que eu vi foi ele perdendo 9 em cada 10 bolas que recebe e armando contra-ataques para os adversários.
    Tem mais. Seu Butra, Elkson entrou no jogo citado por você para fazer, certamente, um papel muito mais digno no lugar de Adriano, que, por sinal, mais uma vez, estava jogando pedra no santo. Só que com menos de 05 minutos após a sua entrada Willians se machucou e o treinador colocou Roger na frente e Elksson passou a fazer a ala esquerda por uma contigência da partida, função para a qual ele não tem o menor cagoete. São duas coisas totalmente diferentes.
    Elksson foi indevidamente vaiado por uma parte da torcida por estar desempenhando função que não é a dele. Já Adriano, jogo após jogo, atua na sua posição com uma incompetência difícil de igualar.
    Aí está meu manifesto de repúdio a Adriano.
    Abraços.

    • Franciel Says:

      Snowman, me tire uma dúvida: Você é o mesmo cara que, faz bem poucos dias, dizia que Victor Ramos era um caso sem jeito e Marco Aurélio era titular de sua zaga?
      Bom, não vou falar aqui que você acha que Finadson é a salvação do ataque e nem que você acha que Bida é o melhor meio campista do Brasil porque não gosto de recorrer a golpes baixos.

      Quanto a Adriano, especificamente, poderia ainda pegar as suas próprias notas que você deu a ele no Canal E C Vitória em alguns jogos para provar que você não pode reclamar de quem passa estadia no Juliano Moreira.

      E quando digo três partidas é porque, realmente, ele entrou nestas três partidas como titular no Brasileirão. No Baiano não conta porque ele tava voltando de contusão prolongada.

      Quanto ao silogismo em relação a Neto falei apenas que a torcida queria ver o referido longe e hoje chora a sua ausência. Espero, sinceramente, que algum destes entre e nos faça esquecer Adriano até porque acho, e já disse aqui, que ele tem jogado pedra em santo.

      De nada.

  7. ZÉ RN Says:

    Carlos Alberto?
    Mebata uma vitamina de mamão, abacate e banana.
    O cara desde que aqui chegou só jogou contra o Conquista. Não marca, não passa, não chuta, não f… de nem sai de cima.
    Bida mesmo com sua má vontade é melhor do que ele, cerca e chuta em gol e quando quer jogar joga.
    Para mim esse já teria ido embora há muito. ele é cheio de pose e preguiçoso. Murrinha desgrassada.

    • Franciel Says:

      Zé, logo na estréia contra o Colo-Colo Carlos Alberto mostrou que conhece.

      O problema dele, além de se entregar ao alcool, foi jogar completamente fora de sua posição. Ele é camisa 8, o que os xibungos hoje chamam de segundo homem d meio de campo – não tem vocação para fazer estritamente a marcação. Como vai jogar com VANDERSON, que é um monstro, ACREDITO QUE SEU FUTEBOL VAI VOLTAR.

  8. snowman Says:

    Franciel, eu nunca disse que Victor Ramos é um caso sem jeito. Disse e continuo dizendo que não confio no futebol dele, apesar de reconhecer suas excelentes atuações. Ainda sou muito mais Marco Aurélio.
    Quanto às notas de Adriano fique à vontade para colocá-las aqui ou em qualquer lugar. Agora faça o favor de colocá-las todas.
    Entre Nádson aleijado e cego e Adriano coberto de ouro sou mais Nádson e ainda dou André Luís de troco.
    Bida não é o melhor meia do Brasil, mas é bem melhor que seu amado Carlos Alberto. Enquanto Bida é pretendido pelos principais clubes do Brasil, Carlos Alberto era banco na segundista Portuguesa. Todo mundo deve ser cego e só você enxerga…
    Franciel, você deve estar sob efeito da bebida. Adriano não esteve contundido em momento algum. Antes de vir fazer raiva no Vitória ele estava emprestado ao poderoso Botafogo de Ribeirão Preto e, assim como aqui, foi um verdadeiro desastre (não há notícias de gols dele por lá…). A contusão dele é técnica e não tem cura.
    Não há de que.

    • Franciel Says:

      Snow, uma corrreção. Faltou eu informar que a contusão (que o afastou por um longo período) foi antes de ele ir ao Botafogo.

      Quanto a Bida e times que o querem, este é um argumento fuleiro. Um monte de time quer Lúcio Flávio e acho que ele não joga em meu time.

      Já um monte de time não mostra interesse em Uelliton e é tiitular de meu baba. Aliás, VANDERSON estava perdido num Juventude da vida e nenhuma grande carniça demonstrava interesse nele.

      Quanto à bebida, quem entende bem é seu ídolo Nadson.

      De nada.

  9. MAURIÇÃO DO VIT Says:

    é aquela coisa se não tem tu vai tu mesmo

  10. snowman Says:

    Faltou você dizer também que ele já estava curado dessa contusão grave há 06 meses…
    Lúcio Flávio pode não jogar no seu time, mas joga no da maioria das pessoas. Já em Uélliton o interesse ainda é restrito, pois é o 1º ano em que ele está aprecendo. Inteligentemente o Vitória já renovou o contrato do craque.
    Mais uma vez você demonstra estar mais por fora que bunda de índio. Muita gente se interessou e se interessa por Vanderson. A questão é que o melhor volante das Américas quer jogar no Vitória, mesmo que receba 1/3 do que ele poderia receber em outro lugar.
    É só Nádson que come água. Carlos Alberto é evangélico…
    Não há de que.

    • Franciel Says:

      Rapaz, você é um murrinha da zorra.
      Eu falei que VANDERSON estava perdido num Juventude da vida porque ele estava perdido num Juventude da vida e na época nenhuma destas grandes carniças demonstraram interesse nele como demonstra em seu pupilo.

      E Carlos Alberto já falei que é comedor de água. E disse isto logo no primeiro texto sobre o assunto.

      E só por causa de sua murrinha Adriano e Carlso Alberto vão brocar amanhã.

      Se não jogarem nada, pago seis bramas da antártica para você.O inverso é verdadeiro??

      • snowman Says:

        Claro que vou torcer para eles jogarem bem. Mas pagarei com prazer essas geladas se os dois jogarem bem. Não precisam arrebentar não, basta jogar bemzinho…
        Abraço.

  11. Renato K. Says:

    Snow x Françuel: vai rolar séquiço.

    • Logan Says:

      Se continuar assim é bem capaz…
      Acho que os dois usam fatos muito circunstanciais para suas justificativas, ficar nessa de se ele estivesse assim, seria assado e etc, não cola para mim, ainda acredito que Adriano tem potencial, mas para evoluir precisa jogar corretamente, e no momento, sim, merece um tempo no banco, para pensar melhor no que faz, o que me assusta é que o Vitória com 6 ou 7 atacantes “de ofício” não me deixou convencido que nenhum deles seja titular absoluto, ainda acho que, apesar das condições financeiras, o Vitória precisa urgentemente de uma camisa 9, matador mesmo.
      Assim como Bida, é, de fato mais jogador que Uelliton, mas pela malemolencia com que vinha jogando, o desinteresse em se esforçar pelo time, faz com que eu prefira Uelliton, a não ser que ele entre com vontade, com garra, aí na posição dele, ouso dizer que poucos se equivalem no futebol brasileiro.
      Carlos Alberto a mesma coisa, futebol quase do mesmo nível que Bida, mas com o dobro da preguiça e desinteresse, joga parecendo que nem é pago para isso. Espero que amanhã ele não entre assim.

  12. Logan Says:

    Outra coisa, tem sido falado que em agosto, quando abrir a janela internacional, Neto Baiano pode sair do Vitória, aí quero ver quem substitui Roger, rezem por Neto Beirola, Robson ou Robert, porque ao meu ver a diretoria não está buscando alternativas.

  13. Jailton Says:

    “Muitas vezes sigo pelo caminho do atrito, pois sei que é daí que sai faísca e, consequentemente, faz-se a luz.” Simplesmente genial.

  14. Kant Says:

    Andar na contramão pode chamar atenção, Franciel, mas também é perigoso.
    Adriano faz as funções que indicastes, mas não faz a principal que é o gol. Ele é o atacante. Ele tem que fazer gols.
    Por isso a necessidade de ver o que Robert ou Neto Berola podem fazer. Põe outro jogador pra fazer a função defensiva e de ocupação de espaço de Adriano.
    Outra, Neto Baiano é melhor que Adriano e, para mim, fazia a função de “defensor” muito bem. Só que, igual a Adriano, peca ou não finaliza em gols.
    Portanto, nem pensando na volta de Neto Baiano ao time, penso que devemos tentar um novo atacante que exerça as funções de fazer gols e de ajudar na marcação. Aí é com o técnico, para mudar o comportamento do Neto Berola ou do Robert.

    Abrçs!

  15. Juvenal Says:

    saiam logo na mão ai

  16. snowman Says:

    Seu Francis, recebo minhas cervejas que dia?
    Abraço.

    • Franciel Says:

      No memso dia que você pagar as minhas. POis se é fato que Adriano, que é já uma carniça (conforme tenho dito e repetido aqui e alhures), ontem conseguiu fazer sua pior partida, mesmo tendo feito um gol, acho que Carlos Alberto jogou bola.
      Então, pai véi, metá-metá.

  17. Andre Carvalho Says:

    Seu Françuel, sacana… Concordo com vc que Adriano tem que ficar, pq a gente tem que por a culpa em alguem, e nem sempre dá pra xingar o juiz….. Abraço…. UMBORA VITORIA CARAJO!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  18. valmerson Says:

    é meu caro Franciel, sua tese foi meio que por agua abaixo hoje a tarde no Barradão,Adriano esteve lastimavel e o Carlos Alberto até que foi figura importante para os gols do Leão mas defendendo não dá muito lnto não contribui em nada com a garotada da defesa!

    citei a sua ilustre pessoa no meu novo texto confere:

    http://valmerson.wordpress.com

  19. Logan Says:

    Ontem foi a gota d’água para adriano e seu Carlos Alberto já mostrou que não é volante coisa alguma, Bida urgente!
    Bem que o PCC poderia deixa carlos alberto no lugar de leandro domingues ontem hein.
    Falar em PCC, parece que o estilo experimentalgiane de ser voltou com toda, deixou loeandro no banco e entrou com o injustificável robinho, que não jogou nada, depois ainda queimou o menino beirola colocando-o sem função em campo, ficou mais perdido que cego em tiroteio.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: