Por que não fizeram isto antes?

Nem bem o juiz apitou o fim do primeiro tempo do jogo entre Vitória x Cruzeiro e a Moça do Shortinho Gerasamba adentra o sacrossanto recinto onde eu rezava pelo bem do Vitória e do Brasil (o que dá na mesmo) trazendo na ponta da língua mais estatísticas do que as que Joel Santana rabisca na velha prancheta.

“Sêo Françuel, nesta etapa inicial o Leão fez cinco finalizações, sendo que as duas últimas, o chute de Eduardo (aquele que não é calculadora, mas veio para somar) e a cabeçada de Elkeson, foram extremamente perigosas. Então, eu lhe pergunto. O senhor, que é metido a cavalo do cão e professor de Deus, me diga por que aqueles sacanas não fizeram isso antes?”.

É óbvio que não existe uma resposta única para esta indagação da rebolativa e indigitada torcedora. Aliás, inexistem respostas simples e únicas para quase tudo na vida, porém não deixa de ser verdade que a mudança ocorreu também porque DEDINHO Cecílio começou a escutar a voz das arquibancadas, que exigia um time mais ofensivo fora de casa e a escalação de El Diablo Louro .

Pois muito bem.

Mutatis mutandis (recebam, fariseus, um latinismo na torácica) creio que tal equação se aplica para o Vitória de uma forma geral. A voz das arquibancadas precisa ser mais ouvida pelo clube. E um bom momento para lutarmos por tal democratização é agora, nas eleições que se aproximam. É esta a questão principal que deve ser posta neste momento crucial – não uma falsa dicotomia entre a atual e a antiga diretoria. É fundamental que saibamos que é preciso (e possível) avançarmos em prol destes princípios.

Aliás, eis aí a palavra-chave: princípios. Portanto, não podemos debater somente a partir dos (ilusórios) resultados em campo, mas sim de uma concepção geral do que queremos para NOSSO Clube. A questão é: queremos um clube centralizado, onde só temos o direito de espernear na arquibancada e olhe lá, ou desejamos um clube onde podemos interferir efetivamente em seu destino, tornando-o mais forte e respeitado?

Sobre esta questão, aliás, volto novamente ao exemplo gaúcho. E lembro que meus amigos dos pampas fizeram uma chapa independente em 2008 mesmo depois do Internacional ter faturado UM TÍTULO MUNDIAL. Afinal, como disse, para eles também, a questão não era a de ilusórios resultados em campo, mas sim de PRINCÍPIOS. E foram à luta e elegeram 23 conselheiros na ocasião. Hoje já são muito mais. (Hoje, segundo informa Luiz Milano eles se juntaaram num projeto chamado Convergência Colorada e já são 80 conselheiros)

Então, é isso. Apesar de achar que esta diretoria é uma avanço em relação àqueloutra e que o atual presidente é, efetivamente, um cara sério e bem intencionado, creio que podemos e devemos propor uma chapa alternativa. Quem não concorda, beleza. Não estou falando apenas para os convertidos, não. Lancei o debate porque acho-o fundamental. E, sinceramente, fico bastante feliz que ele, o debate, ainda que incipiente, já tenha tocada tantos corações e mentes.

Afinal, não quero que ocorram retrocessos, inclusive no aspecto eleitoral e de participação da torcida, para que meus netos não tenham que fazer o doloroso questionamento: Por que vocês não lutaram, por que não isto fizemos antes?

Então, rebain de sacanas, o momento é agora. Vamos continuar o debate. Falar com amigos que são associados ao SMV, pensar em propostas sérias e viáveis, enfim participar ativamente da vida de NOSSO Clube. E, como diria bento XVI: Alea jacta est.

22 Respostas to “Por que não fizeram isto antes?”

  1. Victornyo Says:

    Françiel, estou disposto a ajudar.

    Eu vou começar a pesquisar, prá saber como podemos passar a participar da vida politica do clube.

  2. Pedro Caribé Says:

    Françuel, estou contigo. Meu sonho é ver meu Vitória campeão e democrático. Seria o fim de grande contradição de minha vida, na qual o futebol e os ideais políticos andam separados. “Se me chamar eu vou. Eu vou pro Barradão. Torcer pro meu Leão”.

    Abraços
    Pedro

  3. almilano Says:

    Grande Françuelll, toca ficha nessa bagaça que vocês terão êxito.

    O Movimento INTERnert/BV (www.internetbv.com.br) continua firme e forte, com 25 conselheiros eleitos, tentando colocar ainda mais conselheiros nas eleições do Inter em dezembro de 2010.

    Para essa eleição, fizemos uma coalizão com outros dois Movimentos dentro do Clube, e temos um total de 80 conselheiros para o pleito, mais a base desses três Movimentos somados. O nome dessa coalizão é Convergência Colorada (www.convergenciacolorada.com.br)

    Nunca fui tão feliz em sendo colorado. Nosso clube realmente está muito bem. Mas sempre há onde melhorar. É isso que propomos. Sem raiva, sem ranço. Queremos o melhor para o Clube, sempre.

    Grande abraço e segue teus ideiais que conseguirás o que almejas.

    Abraço

  4. canijah de moreré Says:

    Meus caro Franci, passaram-se alguns dias das avalanches que abalaram os nossos corações apaixonados pelo Vitória para refletirmos quão importante é o debate proposto nesta tribuna. Não é a primeira vez q vc canta essa pedra. Por apelo aos seus amigos da imprensa que levasse esse debate aos meios de comunicação como uma forma de unir metas e levar o time para onde todos queremos: o título e a esbilidade orçamentária.

  5. Mauricio Ramos Says:

    Franciel, até o Alexi já ameaçou várias vezes deixar a presidencia. Acho uma bravata, pq embora o tenha como um cara sério, existem muitos outos interesses, pricipalmente, do grupo que o apoia. Não vão deixar fácil esta “teta”. Acredito, no entento, que o primeiro passo para a participação política dos torcedores seria a ampliação do SMV para que o clube pudesse garantir a estruturação de suas contas. A partir daí poderia ser proposto uma mudança nos estatutos para garantir o poder de voto aos participantes do SMV, agora como sócios do clube. A partir desse primeiro passo, então……………

  6. Guilherme Mallet Says:

    Amigos, sou conselheiro do Inter e integrante desses grupos citados. Não pensem duas vezes, se vocês são sócios, merecem o seu lugar. O fato de o atual presidente ser melhor que “aqueleoutro” (desconheço a situação política do Vitória) não quer dizer nada em relação a participação de vocês, que, inclusive, podem vir a ser no futuro uma importante base de apoio ao(s) bom(ns) presidentes que o Clube vier a ganhar.

    Tenham certeza: TODOS os clubes do Brasil precisam de democracia e engajamento de seus associados.

    Só não venham ser Campeões do Brasil no Beira-Rio, como aqueles f….da p…. do Bahia! heehhe.

    Abraços!!!

  7. J Mocota Says:

    Pensei nestes slogans para campanha: Avaliem e também mandem sugestões.

    “Sou Mais Vitória para Votar”

    “Sou Mais Vitória e quero Votar”

    “Participativo. Sou Mais Vitória”.

    Uma pitada de fermento aqui. Outra ali. Daqui a pouco o bolo cresce e todos os associados se sentirão mais úteis e felizes.

    Avante Leão!!!

  8. Anrafel Says:

    Alvíssaras. A expressiva vitória de domingo não arrefeceu o ímpeto reformista. Parece que agora a coisa vai.

  9. Quiva Says:

    À execução:
    1 – elaborar pauta mínima para debate em todos os sites e blogs rubronegros.
    2 – realizar uma reunião ampliada entre os sócios torcedores em um clube ou associação para desenvolvimento da proposta.

  10. carlos da caixa Says:

    Caro sêo Françué, muito necessária e oportuna sua colocação. Graças a Deus, ao longo de sua história o vitória sempre teve pessoas mais éticas a administrar suas contas, com algumas excessões. No que tange administração Alex, louvo a sua condução. Mas não é porque acho isso, que vamos querer eternizar a atual administração. Penso é que o Alex, com o despreendimento que sempre demonstrou, comece a preparar o clube para uma democracia segura, pois nós, que gostamos do Vitória, não podemos permitir que um oportunista nos leve a dissabores indesejáveis. Sabemos que isso é um longo processo, com a participação Diretoria/torcida/impresnsa. Sei que o nosso presidente não se furtará a desempenhar o papel de Avalista mor de processo tão importante na vida do nosso clube. É assim que penso. E vc, Françué?

    • Jorge Bassu Says:

      Carlos com todo respeito deixaria a imprensa fora dessa. Sim, devemos USAR a imprensa quando precisarmos, mas sem te-la como participante. Principalmente a imprensa bahiana que nunca fez e nada faz pelo ECV.
      Um abraco.

  11. Logan Says:

    O nome do movimento é:

    DEMOCRACIA RUBRO-NEGRA.

    Poruqe ou é democracia de verdade ou é regime autoritáio mesmo, alguns dias atrás o vice-presidente Falcão se enrolou todo em entrevista a uma rádio local tentando justificar esse modelo em que só conselheiro vota pra presidente, ainda teve a cara de pau de dizer que os maiores clubes do mundo não são democrática, acredito que aconteça justamente o oposto.
    Nossa principal luta tem que ser para modificar o estatuto do clube para que o sócio SMV possa votar pra presidente.

    • J Mocota Says:

      Caro Logan,

      Associando o nome “Sou Mais Vitória” ao nome do movimento, você não acha que evidenciaria que não basta apenas torcer? Que para contribuir com o crescimento do clube e ter participação efetiva nesta evolução é necessário ser Sócio do Esporte Clube Vitória?

      “A troca de idéias transformam pedras brutas em Jóias Raras. (J Mocota)”.

      Avante Leão!!!

      • Logan Says:

        É lógico que sim e é exatamente isso que eu quis dizer no comentário acima, não acho certo que qaulquer torcedor possa votar não, pra votar tem que ser sócio torcedor, tem que contribuir com o clube. Aliás, isso seria tambpem mais um estímulo para aumentar a quantidade de torcedores com o smv.

  12. eliezer nogueira Says:

    Françuel,vc. acredita em papai noel?, em lubisomem.esse , time só vai se dar de bem quando os dono dele abrir o cofre, ou melhor, ser campeão brasileiro

  13. Urai Guerreiro Says:

    Serendipidade

  14. Rogério Silveira Says:

    França, tomei a liberdade de fazer isso aqui http://www.leaodabarra.com.br/opiniao/172/um-pequeno-grande-passo.html

  15. Rizho Says:

    Bora, também colo nessa zorra! Democracia Tricolor também! Tirar o futebol baiano da época do colonialismo e suas capitanias hereditárias.

    Abraços Fraternais (mas nem tanto…)

  16. Cury Says:

    to aí.

Deixe um comentário