Um passo à frente e você não estará mais no mesmo lugar

A priori, esta frase acima, proferida por Chico Science, parece de uma obviedade absurda, quase uma tautologia. Afinal, se nos movimentamos é lógico que não estamos mais no mesmo lugar.  Porém, nem sempre o que parece óbvio é simples e pode nos indicar caminhos mais amplos.  A referida prosopopéia, por exemplo, pode ser lida e entendida como um libelo contra a estagnação.  Aliás, foi exatamente esta a marca do líder do movimento mangue beat: uma luta constante contra o conservadorismo.

É óbvio que não vou ficar aqui bancado o crítico musical. Sei que não é prudente abusar da paciência alheia. Apenas recorri à frase do referido músico porque acho que a mesma se encaixa com perfeição no atual momento do Vitória e da Torcida – estas duas entidades indissociáveis.

Conforme já é de conhecimento do Norte e Nordeste de Amaralina, há menos de uma semana, mais exatamente no último sábado, lancei um desafio aos Rubro-Negros: formar uma chapa alternativa para concorrer às eleições no Esporte Clube Vitória.

E, sem querer puxar o saco de seu ninguém, até porque isto não é de meu feitio, em verdade lhes confesso: A recepção dos torcedores, tanto no aspecto quantitativo como qualitativo, me deixou comovido como o diabo.

Perceber e confirmar a existência de inúmeros rubro-negros que também compreendem a imperiosa necessidade de democratizar nosso clube só me deu ainda mais querosene para prosseguir na luta.  

Então, é hora agora de avançar. Mas, como diria Lênin, que fazer?

Além das palavras de apoio, incentivo e compromisso com o trabalho, os torcedores indagavam exatamente isso: Que fazer? Por onde começar?

É claro que não acredito em fórmulas prontas e, assim como o poeta espanhol Antonio Machado, compreendo que não há um caminho pré-determinado “faz-se o caminho ao andar”, porém é preciso estabelecer algumas questões práticas.

Por isso, solicitei ao meu amigo advogado André Dantas que fizesse uma avaliação do Estatuto do Clube e de como seria a formação da chapa. Estudioso, o referido elaborou um arrazoado com uma série de questionamentos (talvez o próprio traga-os para o debate aqui depois), mas em resumo informou o que segue abaixo.

1 – Para nós, sócios torcedores, só é permitido votar e ser votado após 18 meses de filiação e os titulares.

2 – Para ser Presidente ou Vice do Conselho Deliberativo, Diretor e Fiscal é necessário ser conselheiro há pelo menos 03 anos. Como o Conselho Fiscal não tem vice, são pelo menos 5 Conselheiros com pelo menos 03 anos para poder compor uma chapa.

3 – A Assembléia Geral elege o Conselho que, assim que é eleito (7 dias), elege o Presidente e o Conselho Fiscal.

(atentem para este item 4)

4- Para concorrer ao Conselho o interessado tem que apresentar uma chapa completa com Presidente, Vice, Conselheiros e suplentes! Isto dá a bagatela de 452 pessoas na chapa! Precisa-se, portanto, de cerca de 450 titulares do SMV (300 para a chapa titular e mais 150 para a suplência) com mais de um ano e meio de filiação, além de, pelo menos, 5 pessoas que já tenham estado no Conselho por pelo menos 3 anos.

5 – O regimento da eleição só sai 20 dias antes do pleito! 30 dias antes é que se divulga a data da eleição, o prazo de inscrição de chapa (que é de 10 dias!!) e quais serão os cargos a preencher.  Lembrando que cada chapa deve ter a lista completa dos candidatos! O número de vagas exatas para o Conselho só é divulgado 60 dias antes da eleição.

6 – Ultrapassadas essas fases, o novo Conselho é empossado imediatamente e parte para eleger o Presidente do Clube e o Conselho Fiscal (dentre os novos eleitos e os Conselheiros natos). Aí qualquer um pode se lançar candidato. O Estatuto ainda fala do Regimento Interno que, por sinal, deveria estar publicado no site, mas não está.

Pois muito bem.

Ninguém aqui é menino. É lógico que toda esta odisséia tem como objetivo desestimular (eu diria quase impedir) o ingresso de pessoas que não façam parte do grupo que já tem o Conselho.

Porém, não conseguirão – até porque creio que já vencemos o obstáculo principal. Qual seja. O primeiro passo. E, com este passo à frente, já não estamos mais no mesmo lugar da acomodação.  

Mais sobre o tema AQUI & ALI

P.S. 1 Hoje à noite, no Barradão, além de gastar oito litros de cepacol para orientar a equipe na peleja contra o guarani, gastarei o dobro do precioso líquido para ir dialogando com os torcedores sobre tão fundamental assunto. Façam o mesmo.

P.S 2 Dentre os nomes sugeridos para o movimento, eu gostei mais do seguinte: SOU MAIS VITÓRIA E QUERO VOTAR. E Vocês, que acham?

P.S 3 Vamos nessa, rebain de sacanas. Dúvidas, perguntas, indagações, inquirições, suposições e outras mumunhas, mandem-me e-mail. francielcruz@hotmail.com

Anúncios

27 Respostas to “Um passo à frente e você não estará mais no mesmo lugar”

  1. Victornyo Says:

    SOU MAIS VITÓRIA E QUERO VOTAR, e tenho dito.

  2. Rizho Says:

    Bora Baeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeea minha Porra!!! Democratizar esse time também. Rapaz acho que a verdadeira democratização de um clube de futebol ou afim passa não apenas pela associação baseada em dinheiro, mas também através de outras contrapartidas por parte do torcedor que queira se tornar sócio. E sem ufanismo ou demagogia. Seriam contrpartidas que seriam rentáveis também para o clube direta ou indiretamente. Tenho esboços de modelos que abarcam esse tipo de contrapartida. Não exponho aqui pra não fugir muito ao tema. O passo seguinte seria, de fato, a democratização política do clube, através da partidipação de todods os sócios envolvidos na decisão dos rumos do clube, seja como eleitor, seja como candidato, seja como participante das reuniões consultivas e deliberativas, o que seria mais próximo de uma democracia direta. Só acho que seja a democracia represntativa, seja a dirte, são inviáveis nos moldes jurídico-adminsitrativo que os clubes se encontram hoje, onde deixaram de ser associações para virarem os famigerados clube-empresa. Alguem já viu democracia em alguma empresa? Bom, mais tarde continuo tenho que sair agora…

  3. Carol Says:

    Sou mais Vitória e quero votar!!

    E quero ir pro Barradão em sua ilustre companhia, meu caro! 🙂

  4. valmerson Says:

    Muito bom Franciel, pode contar comigo no que precisar, estarei disponível na divulgação do assunto lá no blog: Leão Minha Paixão sempre que necessário, pena que não terei ainda 18 meses de filiação no próximo pleito, mas apoiarei aos torcedores no que for possivel para que tenhamos um ECV mais forte.

  5. Manoel Novaes Says:

    Conte comingo, vai ser uma voz da torcida dentro do conselho rubro-negro.

    SRN

  6. maurição do vit Says:

    Acho uma péssima idéia, melhor deixaras coisas como estão, como dizia madre tereza de calcuta se não tem candidato não tem eleição.

    abs e srn

    nb- votar da muito trabalho

  7. Manoel Novaes Says:

    comigo,rsrsrsrs

  8. snowman Says:

    Seu Francis, como já prometi (e ainda não cumpri…) essa semana ainda (sábado pela manhã provavelmente) vou passar um e-mail com o aprofundamento desse nosso debate.
    Mas fazendo como Toninho Cecílio – colocando o dedo – adianto que entendo que um dos primeiros passos seria esclarecer no que consistiria essa democratização. As pessoas devem estar bem cientes pelo que estão lutando.
    Leio muito os torcedores do “new ypiranga” reclamando que o “time” (?) deles está nessa draga por não ter eleição direta para Presidente, mas as idéias para que isso ocorra transitam entre a mais ignóbil inocência e o mais perigoso interesse político.
    Por isso e por outras razões é que acho que as pessoas interessadas devem estar atentas para o fato que eleições “diretas” e democráticas não implicam em qualquer um que comprou ingresso pra uma final de Copa do Brasil e tem uma camisa de camelô do Vitória poder votar e muito menos ser votado.
    Os “new ypiranguenses” brandam por uma eleição sem filtro, sem se atentar que isso não existe em nenhuma eleição que não seja para síndico de prédio. Os filtros fazem parte do processo democrático, inclusive para garantí-lo. Para ter o prazer e a honra de eleger Dilma a primeira Presidente do Brasil temos que, no mínimo, ser brasileiros e maiores de 16 anos. Para ser eleita a futura Presidente também teve que atender a diversos filtros pelos quais esse velho snowman não passaria, como, por exemplo, ter mais de 35 anos, ser filiada a partido político, ser escolhida por esse mesmo partido internamente, etc.
    Em suma, temos em 1º lugar que saber pelo que estamos lutando e com que finalidade, pois isso será fundamental na determinação dos meios que utilizaremos para chegar lá.
    Em breve apresentarei para debate o que penso ser “democratizar” o clube.
    Numa coisa já concordo com Seu Francis, já demos um passo á frente e já não estamos no mesmo lugar.
    Abraços.

    • Logan Says:

      Concordo em boa parte e vou tentar resumir aqui o que eu acreidto que esteja sendo proposto pelo sêo françuel, que é basicamente renovar o conselho e a partir disso conseguir alterar o estatuto para que seja possível que sócios torcedores (ou sócio-torcedores sei lá..) possam votar para presidente para os cargos direção, essa votação só pode ser feita pelo conselho e o torcedor com smv só escolhe o conselho. Aí poderia se dizer que se os torcedores com smv podem escolher o conselho, caso ganhassem, os sócios poderiam escolher um presidente que fosse da escolha dos torcedores. Não necessariamente, porque não há garantia de que esses conselheiros votaria no candidato indicado e, pelas regras postadas acima, fica quase impossível que um movimento de dentro da torcida e de fora do conselho se organize e consiga concorrer, existem vários mecanismos que tentam evitar isso, como o snowman citou os filtros que garantem que o processo democrático aconteça, no caso do Vitória os filtros são usados justamente para garantir que aquele mesmo grupo permaneça no consehlo e impedir um verdadeiro processo democrático no clube. Por isso, é fundamental que esse estatuto seja alterado e renovado de modo que crie condições para que haja uma democracia de verdade no clube e evite que se formem dinastias (pretensamente) intermináveis.
      Se eu não compreendi bem, por favor me corrijam.

      • Logan Says:

        Ah, não gostei desse nome não, pouco original, vai confundir com o nome do programa de sócio-torcedor, sou mais Vitória, mas também não tenho outra sugestão melhor.

      • snowman Says:

        Você entendeu bem e resumiu melhor ainda. hehehe
        Abraços.

    • Jorge Bassu Says:

      Assino embaixo Snow (bom te-lo de volta).
      Esse eh o momento. Chegaremos la.
      Um abraco

      • snowman Says:

        Valeu Jorge! É que Seu Francis é chato pra caramba e fica instigando a gente a pensar! Pensar me dá uma canseira… hehehe
        Forte abraço.

  9. robson laureano Says:

    Concordo plenamente com você caro Franciel. O problema do Vitória é viver atrasado se contentando em ser melhor não sei em que, que o rival.

    Temos que sair desse comodismo, pois o EC Vitória tem que se tornar um clube da torcida, assim como o Internacional de Porto Alegre é, e deveremos seguir nos mesmos caminhos como ele, que cresce e se estabelece como um dos maiores clubes do mundo. Só assim eliminaremos essa “Doença do Monopólio” que acomete nosso estimado clube.

    Dou meu apoio incondicional nessa luta!

  10. robson laureano Says:

    Nós, a torcida do EC Vitória temos que entrar no poder e fazer uma reforma geral no estatuto, e na estrutura interna do clube.

  11. Rogério Silveira Says:

    França, são coisas como essas que me dão um orgulho danado de SER Vitória. Que sigamos adiante nessa marcha! Dá-lhe Nêgo!!

    PS: Snowman, não vamos transformar isso aqui num palanque eleitoral para esses safados, do contrário, sempre aparecerá aqui alguém para dizer que Dilma faz parte de uma quadrilha chamada PT, outro vai dizer que Serra será um sangue-suga para o Brasil, mais outro dirá que Marina é uma maluca(e todos estarão certos) e nós perderemos o foco principal e VITAL de nossa dicussão: o NOSSO VITÓRIA

    • snowman Says:

      Rogério, meu velho, sempre aparecerá um bocado de gente pra dizer um monte de besteira e nem todos estarão certos, mesmo que se fale única e exclusivamente do Vitória. Faz parte do processo.
      Abraços.

  12. Deivid Says:

    TEM QUE TER ESSA DESISTIMULAÇÃO SIM…. imaginem gente… se fosse fácil, vários torcedores do incolor poderiam se infiltrar em nosso meio, e fazer a maior lambança…

    Se não tivesse tempo de filiação, simplismente um torcedor incolor poderia fazer o SMV hoje, com mais 10 amigos e montar uma chapa…

    SE LIGA PESSOAL, não pode e não DEVE ser fácil montar uma chapa…

    • Franciel Says:

      Deivid, é lógico que devem existir filtros. Aliás, o próprio André Dantas já falou sobre isso. O que não pode haver é DESISTÍMULO. A questão é que não há transparência no processo.
      Ninguém sabem quem são os associados ao SMV e nem mesmo o Regimento Interno do Clube tem-se acesso.

      OUça bem. Uma coisa são filtros necessários, até para preservar o próprio porocesso democrático. Outra coisa, bem diferente, é falta de transparência.

      Agora, vou ali comprar cepacol para orientar o time, mas não largarei esta luta.

  13. Antenor Says:

    por mim tu chama o movimento como quiser

    so não grite “Divova meu Vitóra”

  14. Lionel Leal Says:

    Como já disse nos comentários da postagem anterior, estou caindo fora de Salvador. Meu SMV expira na semana que vem, mas vou renovar no plano bronze simplesmente porque boto muita fé nesse projeto.
    Podem incluir meu nome aí e vamos agora reunir as outras 451 pessoas.

  15. Rogério Silveira Says:

    Estou postando essa aqui só para saírmos dos 24 comentários. hehehe
    Vou Votar, pois Sou Mais Vitória(que tal esse slogan?)

  16. Anrafel Says:

    Vocês conhecem algum conselheiro do Vitória? Eu conheço alguns que peloamordeDeus!

    Como ficou aquela história de um esquema de capitalização em que alguns conselheiros entraram com valores diferenciados em grana para resgate após a venda de jogadores?

  17. sergio Says:

    “um passo a frente (…)”. Essa frase é do roberto carlos, e não do chico science.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: