Mauro, um revolucionário da Medicina

Eu, que tanto CRITIQUEI Mauro Fernandes, sou obrigado, logo no início desta transmissão, a fazer um mea culpa: errei. E errei feio, torcida Rubro-Negra. Porém, como sou humilde (mentira), venho a público, com firma registrada em cartório, reconhecer que o inverso é o verdadeiro: A escolha do referido técnico foi a melhor coisa que a direção do Vitória poderia ter feito. Não havia (nem há) nome mais qualificado no mercado.

(Por favor, minha senhora, não interrompa minha homilia com estes sorrisos fora de hora. O assunto é sério).

Continuando. Realmente, Mauro Fernandes é, nos tempos hodiernos, o melhor e mais qualificado profissional para cuidar do… setor de cardiologia do Vitória. Ontem mesmo, por exemplo, ele deu uma aula revolucionária nesta área da medicina.

Raciocinem comigo. Se vocês, igualmente a este cardiopata locutor, têm sérios problemas no instável e involuntário músculo do peito, digam-me uma coisa: existe teste melhor para o coração do que assistir a uma partida de um time sob o comando de Mauro Fernandes? Eu mesmo respondo: não, não existe teste melhor para descobrir como anda sua saúde. Afinal, caso você não estoure todas as pontes de safena e bata botas nos 90 minutos, é prova científica de que com você está tudo beleza. E mais: após testemunhar pelejas como a de ontem, o torcedor sai do Barradão em um estado incontrolável de felicidade, pois pensa: se eu não morri depois disso, não morro mais.

Pois muito bem.

Como todo mestre, Mauro se supera – e leva as coisas às últimas conseqüências. Nesta inolvidável quarta-feira ele conseguiu fazer o seguinte e extremo teste: botou mais de cinco mil pessoas para verem seu time atuando em casa com QUATRO cabeças de área (quase escrevi quatro cabeças de bagre, mas me lembrei que devo respeito a Vanderson) contra o Asa de Arapiraca – poderosa, arisca e tradicional equipe do ludopédio de Pindorama. Mais. Fez com que os fiéis suportassem passar pela provação de assistir ao seu time se transformar em um bando. E mais ainda. Mesmo a equipe perdendo jogo de 1 x0, a vaga na Copa e o resto de vergonha e dignidade, ele permaneceu com os quatro cabeças de área por um longo tempo.

Desculpe-me, senhoras e senhores, pela insistente repetição, mas o fato é que só os gênios conseguem tanto em termos de experimentos.

Porém, em verdade vos digo: não sou cobaia e não quero nunca mais passar pelo sofrimento de ontem. Assim, abandono pela primeira vez o internacional grito de UMBORA BITÓRIA, CARAJO. Neste final de resenha, troco as tradicionais palavras que emocionam a multidão pelo seguinte e muito mais apropriado brado:

MAURO FERNANDES, VÁ MATAR O DEMÔNHO! (assim mesmo, revisor fidumasanta, com circunflexo no ó e H depois do N, que é para ficar registrado que não como agá de ninguém).

P.S.1 Fracassei. Tentei fazer um texto todo empolado, sem lógica, sem humor, sem ironia, nada, para ver se ficava igualzinho à cara de Mauro Fernandes. Porém, não há nada neste mundo que consiga ser tão horrível quanto a fisionomia e o time armado pelo referido. Assim, eu não admito reclamação de qualquer espécie. Afinal, com o time praticando uma indignidade daquelas não há como escrever nada que preste.

P.S. 2 Alô, alô CBF. Libere a venda de cerveja. Não tem cidadão que consiga ver Luciano Almeida em campo sem beber. É tortura demais para se agüentar com sobriedade.

P.S. 3.  VIÁÁÁÁÁÁÁÁÁAÁAAFARA 

27 Respostas to “Mauro, um revolucionário da Medicina”

  1. Melcríedes Says:

    Franciel,
    Concordo com tudo que vc afirmou no Post-Scriptum (receba, sacana, um Post-Scriptum logo depois dum baba como o de ontem). Ter que aturar aquele lateralzinho em campo, sem poder beber, é dose (desculpe o trocadilho). E os ‘direitchos umanus’, onde é que estão? E sobre o time de Mauro Fernandes, realmente é difícil escrever um texto que seja a cara daquilo. Talvez o papel em branco se assemelhasse mais ao bando que ora ostenta o manto sagrado rubro-negro. Esse Vitória daí é um não-time, de um não-treinador contratado por uma não-diretoria. Um não-texto, certamente, seria mais apropriado.
    Mas, apesar disso tudo, eu estarei lá no ‘Pinacão’ domingo pra tirar o cabaço delas dentro do Roberto Santos.
    RUMBORA BITÓRIA CARAJO!

  2. Terê Says:

    Putz, só você para me fazer rir hoje depois de chegar em casa tarde como quê, quase morrer do coração, ver thiago gomes, andré luis, luciano almeida e companhia,brigar com Peu…..e ainda morrer de sono no trabalho, sem tempo para ler o blog antes, quase perdendo o horário do almoço…..Só você para arrancar um riso num dia de cão deste, Seu Franciel.

    Mudemos o grito:MAURO FERNANDES, VÁ MATAR O DEMÔNHO.

  3. John Says:

    Realmente, não há como assistir um jogo desse sem se embriagar. Há tempos não ficava tão revoltado.
    Se eu fosse o Luciano Almeida pedia demissão logo depois do apito, pra mostrar que tenho vergonha na cara. Esse André Luís é outro jumento, nunca vi igual.

    E ainda tem torcedor que tem coragem de vaiar Apodi. Nesse time só ele e Vanderson prestam. Além do Viáfara, claro.

    UMBORA BITÓRIA, MI PORRA!

  4. Benjamin Says:

    Fazer o que Seo Françuel ?

    O Mauro Infernando deve ter pensaso que o time do Asa era formado pelos sócios do bloco Asa de Durval Lélis, e se precaveu, entrou com o esquema dez atrás e um recuado e nos proporcionou um dos mais belos “baba ruin da porra” de todos os tempos.

    Se houver lógica no futebol, não se surpreenda se no Campeonato Brasileiro, quando enfrentaremos equipes mais tradicionais, Mauro colocar o time em campo com Viáfara e Gléguer no gol.

    Sipica Mauro e quem o trouxe !!!!!

  5. Benjamin Says:

    Fazer o que Seo Françuel ?

    O Mauro Infernando deve ter pensado que o time do Asa era formado pelos sócios do bloco Asa de Durval Lélis, e se precaveu, entrou com o esquema dez atrás e um recuado e nos proporcionou um dos mais belos “baba ruin da porra” de todos os tempos.

    Se houver lógica no futebol, não se surpreenda se no Campeonato Brasileiro, quando enfrentaremos equipes mais tradicionais, Mauro colocar o time em campo com Viáfara e Gléguer no gol.

    Sipica Mauro e quem o trouxe !!!!!

  6. Fredson Says:

    Aguardem domingo. Voces terão que beber muito!!!!!
    Bora BaêÊaaa minha porra!!!

  7. paulo galo Says:

    Tá feia, a coisa.
    O glorioso rubro-negro da Bahia segue nas mãos de Alexi Portela, seu diligente funcionário Cabeça-de-Pica e Mauro Fernandes. Só há uma explicação: há uma complexa e até aqui bem-sucedida ação dirigida por Paulo Carneiro para que ele volte para o Barradão carregado nos braços do povo.
    Mas, atenção, carniças tricolores: apesar dos esforços autofágicos dessas almas sebosas, nada é capaz de desviar o Vicetinga do destino de ir para o inferno, terminando a primeira década do século XXI com um único título de campeão baiano. Que nem o Colo-Colo.
    SIMBORA, PERNANDES!

  8. casarubronegra Says:

    Franciel, depois de bater cabeça, finalmente consegui migrar para o WordPress. Conheça lá a minha nova “casa rubro negra” na web. Ótimo texto seu, pra variar.

  9. Rogério Silveira Says:

    Velho, ontem o que não saía da minha cabeça era o seguinte. Quem inventou esse porra de disputa de pênaltis é um bom filho de uma puta. Eu pensava “se meu coração está assim desse jeito nesse baba, imagine se essa porra é um final de campeonato”. E a pior desgraça é q vc não consegue fechar os olhos, dar as costas pro campo ou simplesmente se picar do estádio para deixar pra descobrir o placar horas depois. Num sentimento de autoflagelação(e agora essa porra é com hífen ou sem?) que merece estudo acadêmico vc fica assistindo aquele desgraça como que esperando a hora de morrer. Se um diabo desses acontece numa final eu tenho certeza que eu morro!

  10. Victor Nyo Says:

    Meirmão, não quero saber de chibiatagem! Mais uma vez eu digo, não gosto de reclamar de tecnico, mas… VÁ MATAR UCA!(peta)

    Meirmão, prá escalar esse time é fácil:
    -“Quem é atacante ai? Venha vcs dois, menos andré, sua carniça. ”
    -“Quem é meia ai? Venha vcs dois…Glaucio, vc é meia… meia boca, se pique.”
    -“Quem é volante ai? Venha Vanderson e outro qualquer ai”
    -“Quem é zagueiro ai? Vem os dois novinhos ai… Oh grandlhão, vai te embora carniça.”
    -“Apodi, faça a direita e Bosco faça a esquerda, agora voltem prá marcar seus chupa sangue da misera…”
    -“Biáfara, pegue ali no gol pai, uma de cada…”

    Mas o sanavabiti inventa, ai me lenha.

    Ontem eu quase morri do coração quando vi Uóxintom como ultimo cobrador.

    Domingo ô tô lá… só sei de uma coisa, Segurem lá cabecita de la madre rebain de misera.

  11. Victor Nyo Says:

    Ah, só prá constar…
    VIÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁFARA!!!!!!!!!!!!!.

    Vamo abrir uma filial da AsFarc aqui na Bahia carajo!
    Cabeça de Pija, traga Edixon Perea do gremio, Renteria e Reasco prá o brasileiro!!!!

  12. canijah de morere Says:

    Acho que a especialidade de Mauro vai além da cardiologia, ele me curou de um trauma psicológico: conseguiu superar um time inexpressivo na primeira fase da Copa. A queda diante do Baraúnas me deixou sequelas até ontem. Valeu Mauro, você é demais!

  13. Lucas Serra Says:

    Seu Franciel,

    Depois de sofrer com os pênaltis, realmente não precisa de cardiologista tão cedo.

    VIÁAAAAAAAAAFARA!!!!!

  14. Janjão de Aratuípe Says:

    Rapaz, eu não tenho nada contra Mauro Fernandes… Só tô com raiva do desocupado filho de uma mãe e que ao pai desconhece, que inventou que Mauro Fernandes é treinador de futebol.

    Como bem desenvolveu o rapaz Victor Nyo é tão simples escalar a zorra do time, mas o cara fica procurando dança de rato! Quisera eu que ele fosse só um distribuidor de camisa, mas o cabra ainda é metido a gato mestre… aí vai terminar azendando o feijão.

    Do jeito q vai ele consegue desarrumar tudo que o traíra do mancini armou… aí como diz o outro: “copulou” maria preá…

    Gosto de xingar não, mas que carai da asa preta dos inferno!

  15. Superman Says:

    O Bahia provou, nesta quinta-feira (19), que o jogo de ida da primeira fase da Copa do Brasil foi um acidente de percurso, quando apenas empatou em 2 a 2 com o Potiguar.

    Jogando no estádio de Pituaçu, o Tricolor ignorou o adversário, dominou completamente o jogo e venceu por 6 a 1, garantindo o time na segunda fase da competição nacional.

    Fonte: http://ibahia.globo.com/plantao/noticia/default.asp?id_noticia=201640&id_secao=2686

    6×1 6×1 6×1 6×1

  16. Renato K. Says:

    Silogismos:
    ASA de Arapiraca eliminou o Palmeiras na Copa do Brasil.
    Vitória eliminou o ASA de Arapiraca na Copa do Brasil.
    Logo, Vitória > Palmeiras.
    Palmeiras disputa a Libertadores.
    Vitória disputa a Sulamericana.
    Logo, Sulamericana > Libertadores.

    VIÁAAAAAAAAAAFARA !!!!!

  17. Victor Nyo Says:

    ÎÎÎÎÎÎÎÎÎÎÎÎÎÎÎÎÎÎÎÎÎÎ
    Sessão da Tarde…

    Isso que é audiência…

    Acaba o jogo do rebain lá de lauro de freitas… O cara vai comer água, e as 01h57min da manhã vem aqui num blog dedicado ao BITÓÓÓÓÓRIA! Informar que o time dele deu 6×1 no Potigua. Aquela carniça vai ganhar quarenta e poucos mil por esse feito.

    Garotinha… Te informo que, bastou o 1×1 bisonho de quarta-feira prá nosso glorioso embolsar 170mil da CBF.. Sabe qual é a diferença meu jovem? A gente é de primeira. ^^v

  18. cnijah de morere Says:

    Ô superman, pague seu inss em dia, senão vc vai pra axilo D Pedro II. Saia dessa fantasia. O seu sonho acaboooou!!!!! Aacabouu… Acabooooou…Aacabou!!!!

  19. Mateus Borba Says:

    Meu vô, aquele basco sacanildo que inventou o UMBORA BITÓRIA CARAJO, teve uma caganêra e não foi pro Barradas.

    Ainda bem.
    Minhas 2 pontes de safena explodiram. As 5 de meu pai também. As 7 de meu vô, coitado, iam pro beleléu, coitado. Ia morrer, com certeza.

  20. casarubronegra Says:

    Arilson Bispo ninguem merece mesmo, Franciel. Triste!!

  21. Dalmo Carrera Says:

    Ao lê as aflições dos súditos de Franciel depois do empate e logo após o triunfo contra o ASA e a conseqüente classificação, devo concluir que está essa tribuna rubro-negra fechará as portas na segunda-feira ou então circulará com tiragem reduzida apenas na porta principal do cemitério Jardins da Saudade com a estréia do novo redator chefe. Não aposto, mas creio que, se houver algum sobrevivente será o cnijah de morere por ser humorado e já está com ares de resignado.

  22. Manoelito Argolo Says:

    Seu Françuel,
    Pensava que havia nos livrado de tal patife e que o mesmo agora ficava de longe, “por trás da barraca”, apenas observando, mas o rato sempre aparece pra dançar na cozinha quando os homens se afastam. Por isso, retorno à esta tribuna e dela não mais me ausentarei para afastar de vez tal roedor. Patife, monte um barraco e vá morar com Canijah em moreré, Garapuá, Morro de São paulo, na puta que lhe pariu. Mas não volte mais aqui, senão serei obrigado a lhe escurraçar de novo.
    Adeus, tricolorfidumaégua, vai procurar quem te coma, puta!

  23. Franciel Says:

    Calma, crianças.

  24. Rogério Silveira Says:

    Estaria o gênio Dalmo escrevendo em Catalão?

  25. canijah de morere Says:

    Manelito, comigo não! Leve-o com você lá pras bandas de Entre Rios, Rio Real, Br 101 (via Aracajú). Já sou casado. Êparrê, mô pai!!! Sarte em reto Satanás!!!!

  26. Edivan Says:

    Você deveria ser o novo blogueiro da globo.com
    Seus textos são bacanas, leves e tratam do assunto futebol sem ser muito maçante.
    Parabéns, meu velho!

  27. Marconi Leal Says:

    Idem.

Deixe um comentário