COMPROMISSO INADIÁVEL COM A DEMOCRACIA

2015.03.29 - diretasja (1)

Foto: Eduardo Martins. Agência A tarde

Amigos,

Neste domingo, a partir das 9h, na Fonte Nova, o Esporte Clube Vitória dará um passo fundamental para se transformar em uma instituição democrática. Finalmente, depois de superarmos diversos obstáculos, teremos a tão aguardada Assembleia Geral para mudança do estatuto, que estabelecerá as eleições diretas para presidente.

Quis o destino que a data que entrará definitivamente na História do nosso clube tenha caído exatamente no dia dedicado à comemoração da bondade. Sim, o 20 de dezembro, nos calendários comemorativos, é o dia da bondade.

É fato que, a princípio, este substantivo feminino talvez não seja o mais apropriado para designar a conquista da democracia. Existem outras palavras que combinam muito melhor, a exemplo de determinação, luta e perseverança. Porém, quis o destino que fosse no dia da bondade. Então, assim será. Portanto, sem esquecermos a combatividade, que será fundamental para assegurarmos os avanços,  estaremos lá guiados também pela generosidade, que é prima carnal da utopia e de outros sonhos inadiáveis.

Afinal, não custa lembrar que foi com a generosidade e dedicação de muitos Rubro-Negros que conseguimos reverter um quadro tenebroso em nosso clube, ancestralmente dominando por uma oligarquia que se comportava como uma casta.

Para ilustrar, recordemos que, há pouco mais de cinco anos, falar em eleições diretas no Vitória era quase sinônimo de palavrão. Os que lutavam por democracia no Leão eram vistos como ingênuos ou, pior, tachados de oportunistas, seja por dirigentes que não queriam largar o osso ou por seus escrotos porta-vozes na mídia baiana.

Pois muito bem. Depois de diversas e  constantes batalhas, inicialmente nas arquibancadas e depois furando o cerco na imprensa, finalmente o tema conquistou, em definitivo, o coração e as mentes da esmagadora maioria da torcida. E até os antigos dirigentes foram obrigados a se pronunciar sobre o tema.

Fizemos história. Fizemos e faremos. Amanhã vai ser este marco inaugural de um novo tempo. E todos vocês que estiveram juntos tem o dever (e mais do que isso, o prazer) de celebrar esta fundamental conquista.

Nos vemos na Assembleia neste domingo histórico.

Saudações Rubro-Negras e Democráticas.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: