A LUTA É JUSTA, LEGÍTIMA E LEGAL

POR MATHEUS PEIXOTO*

 

Amigos rubro-negros,

 

Acompanhar o nosso Vitória na condição de expatriado é tarefa tão difícil e inglória quanto enfrentar o interminável engarrafamento da rua Artêmio Castro Valente em direção ao Parque Sócio-Ambiental, Santuário Ecológico, Manoel Barradas, o Monumental Barraquistão. Se outrora resmunguei contra os péssimos horários dos jogos de meio de semana, hoje peço perdão. O fuso-horário me faz ficar acordado por vezes até as 3h da madrugada para ver soltarem o Leão.

 

Isso porque ser torcedor de qualquer equipe, em qualquer esporte, exige um pouco de loucura, com algumas pitadas de autoflagelo. E ser um torcedor apaixonado pelo Esporte Clube Vitoria é viver de perto a potencialização de tudo isso, é saber que em toda a nossa centenária historia muito pouco do que conquistamos veio de mão beijada. O que nos leva a manter a devoção pelo Vitoria são todas as alegrias com as quais ele fortuitamente nos presenteia. A onda de felicidade que nos inunda no momento de um gol, mesmo que ele nada valha, é a emoção que renova a nossa paixão pelo rubro-negro. E assim o bandeirão continua a subir, as baterias continuam a tocar e o povo, do Corredor da Vitoria à Canabrava, continua sendo Vitoria, com muito orgulho e com muito amor.

 

Por falar em amor, recentemente, um grupo de rubro-negros apaixonados (Vitoria Livre) resolveu lutar para transformar o Esporte Clube Vitoria de maneira definitiva. A proposta do grupo é convocar uma Assembleia Geral de sócios para promover mudanças de caráter democrático no clube. O editor desta emissora, Franciel Cruz, já falou muito sobre o tema aqui, mas não custa recomendar uma vez mais àqueles que ainda não conhecem as idéias desse grupo que procurem seus canais de comunicação (twitter, facebook e principalmente a lista de email, que é onde as coisas acontecem).

É contagiante ver a quantidade de pessoas dispostas a mudar para melhor o Esporte Clube Vitoria, transformando uma estrutura política ultrapassada por meio de um sopro de democracia mais do que urgente. A luta do Vitoria Livre é JUSTA, LEGÏTIMA e LEGAL. Alerto, no entanto, que essa luta não é e não pode ser fruto pura e simplesmente do descontentamento com o desempenho do time que vai a campo e da insatisfação com o trabalho e os resultados da diretoria atual seja em que área for.

É o sistema político, que é sustentado pelo atual Estatuto do Esporte Clube Vitoria, que deve ser mudado, independentemente de quem esteja à frente do clube e da qualidade do trabalho que realizam. Mesmo que esta gestão estivesse apresentando um trabalho satisfatório no futebol, nos esportes amadores, nas finanças do clube, no marketing e em todo o resto, ainda assim a luta pela democratização do clube continuaria sendo JUSTA, LEGÏTIMA e LEGAL.

 

É JUSTA pois o Vitoria Livre age às claras e com ética, não se esconde e não teme o debate de idéias. É LEGÏTIMA porque tem como objetivo adequar o nosso clube aos princípios democráticos e valorizar a figura daqueles que realmente são a razão da existência do clube: seus apaixonados torcedores. É LEGAL, pois encontra respaldo no Estatuto do clube e se baseia nele em todas as suas ações.

Por fim, deixo os meus parabéns à coragem e à disposição dos membros do Vitoria Livre em mudar o clube de maneira definitiva a partir dessa iniciativa, principalmente àqueles que estão dedicando seus tempos e esforços para fazer as coisas acontecerem, saindo da inércia das redes sociais e partindo para a ação efetiva. Aproveito para novamente convocar aqueles que ainda não conhecem o grupo para se juntar a essa luta e fazer um Vitoria cada vez mais democrático, transparente e vencedor.

 

Saudações rubro-negras.

 

*Matheus, engenheiro e torcedor do Leão em Paris, França

P.S. 1 ATENÇÃO. No próxima sábado, dia 24 de maio, a partir das 9h, haverá um grande mutirão dos integrantes do Vitória Livre, no Capemi, para recolhimento das assinaturas dos sócios. 

P.S 2 Quem desejar entrar nesta luta pode começar acessando a lista de debates neste linque http://groups.google.com/group/vitoria_livre.

 

Anúncios

8 Respostas to “A LUTA É JUSTA, LEGÍTIMA E LEGAL”

  1. Marcelo Rubro-negro Says:

    Infelizmente não vai dar em nada. Enquanto o conselho for este que ai está amigos, não adianta espernear.

  2. banditnunes Says:

    Amigo tem um “detalhezinho” que vc acho deixou passar batido.

    A luta é justamente para não termos mais um conselho como este. E para convocar uma AGE não precisamos passar por aprovação do conselho basta que 1/5 dos Sócios Torcedores assinem um requerimento e convoquem a mesma.

    Portanto eu acredito e muito neste projeto plagiando um tal de um americano.
    “Yes, We Can!”

    SRN

  3. michel Says:

    vamos mudar este estatuto mesmo, quero democracia no Leão!

  4. Marcelo Rubro-negro Says:

    Caro Banditnunes, eu sei disso. A luta só está começando amigo. O conselho é feito de robôs obedientes. Além disto, este povo não quer largar o osso. A coisa não é tão simples como você escreveu. Não se iluda, para depois não ficar triste. Leia direitinho o estatuto.

  5. Marcelo Says:

    Vejam esta notícia http://www.galaticosonline.com/noticia/22/05/2014/44120,imbativeis-apoia-falcao-e-relata-detalhes-de-reuniao-com-presidente-do-vitoria.html

  6. Juvenal Says:

    Cês acreditam mesmo nesse movimento de bosta?
    É duro admitir, mas não chega aos pês do movimento dos tricoloridos, a tal da “Revolução Tricolete” e tampouco ao SMV em sua fase inicial.

    Talvez meus netos vejam vocês conseguirem uma intervenção.
    Eu não verei.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: