O QUE (EFETIVAMENTE) TÁ EM JOGO HOJE?

Este JABAZÃO/2014, que se encerrará no início da noite deste já histórico dia 13, manteve e aprofundou a sina de descalabro dos últimos campeonatos baianos, consolidando-se como um amplo insucesso de público e crítica. Jogos de baixíssimo nível técnico, arbitragens desastrosas e muitos estádios com gramados dignos de vaquejadas. E, como se já não bastassem todas as chibanças, o domingo ainda amanheceu inconsequentemente chuvoso.

Antes  que algum apressado conclua que esta desqualificação acima comprova que a competição não vale nada, informo logo: sim, a competição realmente não vale nada.

Porém, nada disso importará quando o sacrista do Péricles Bassol soprar seu apito pela primeira vez no Estádio Negopolitano. Todas estas disgraças e muitas outras serão suspensas e teremos noventa minutos e mais uns quebrados da mais completa e absoluta, como o perdão da má palavra, transcendência.

Neste período, acreditaremos piamente que estamos diante uma disputa épica, com guerreiros lutando para honrar as cores da nação. Sim, o Ba x Vi, a mãe de todas as batalhas,  tem também este poder de (nos) iludir.  Uma ilusão deliciosa e intensa, ressalte-se. Tão intensa que ela efetivamente é real. No clássico, tudo se torna grandioso. Até um tiro de meta transforma-se num momento de emoção. Um simples chute para lateral, quando feito com a devida energia, eleva o reles zagueiro a um gladiador.  Enfim: é uma chibança dos 600 DEMÔNHOS. É como se nossas vidas estivessem em jogo – e elas efetivamente estão.

Aliás, como já ensinou o menino Bill Shankley, futebol não é uma questão de vida ou morte: é muito mais importante do que isso. E o Ba x Vi, como todos sabem, é mais importante do que o próprio futebol. O clássico tem 80 e poucos anos, mas temos a convicção de que ele começou antes do próprio verbo. No princípio era o BA x Vi e depois Deus fez todas as outras coisas.

Então, amigos, é a preservação e perpetuação de tudo isso que efetivamente está em jogo hoje. Cada um de nós, seja Rubro-Negro ou tricolor, tem a obrigação de defender este nosso patrimônio imaterial contra alguns infames que tentam enojá-lo e maculá-lo com a nódoa da banal violência.

A única guerra aceitável é dentro das quatro linhas. E que vença realmente o melhor, o Leão devorador de sardinhas.

 

Anúncios

5 Respostas to “O QUE (EFETIVAMENTE) TÁ EM JOGO HOJE?”

  1. Luis Silva Says:

    A marcação frouxa e a falta de solidariedade com os companheiros em campo tem sido o moti do Vitória neste 2014. Ano passado ganhávamos as partidas porque recuperamos muitas bolas apertando a marcação com vontade de tomar a bola e com o apoio do outro companheiro que ao invés de só acompanhar a sobra de bola ajudava a “acossar” o adversário aumentando a eficiência da marcação e consequentemente gerando muitas possibilidades de contra ataques fulminantes e alguns destes transformados em gols, mas a falta de espirito de luta e o constante excesso de individualismo hoje impedem o Vitória de usar sua maior arma que é a rapidez ofensiva.
    espero que isso neste domingo mude ou melhor volte a ser como era antes.

  2. Dalmo Carrera Says:

    Franciel. você me mata de rir, esse primeiro parágrafos foi dose… Vamos lá, tenho fé no meu Bahia, mas ainda que ande dizendo que não, tenho lá as minhas aflições, afinal quem tem “cuíca” sempre tem medo de pandeiro…. Mas é como já disse ao Victor Hugo, e agora digo a você, se o Bahia levar ferro, claro que a decepção será digna de um terremoto, mas contrapartida, vou me consolar ao saber que você e o Victor estarão alegres e felizes.

  3. Ivo Says:

    Verdade, Franciel!

    Os cronistas são guerreiros. Com suas palavras os atos heroicos das batalhas não se perdem na vala do esquecimento.. Verdade que o BA x VI é a mãe de todas as batalhas, mas também é bálsamo para a alma. E que vença o melhor O Vitória, claro!

  4. LOURIVAL LEAL DE PAULO Says:

    Sabe de nada inocentes…….

  5. Francisco Crescêncio Says:

    Franciel nunca mantivemos contato esse é o primeiro de muitos espero. Vc. realmente em minha oipinião é a PESSÔA mais LùCIDA que escreve sobre esse MAR DE LAMA que um dia foi JOGO DE FUTEBOL. Na realidade hoje dessa LAMA FETIDA, não se SUJA POUQUISSIMAS PESSÔAS, e entre ELAS está o TORCEDOR que não faz PARTE DE NENHUMA ORGANIZADA, porque é VISIVEL que DESSA LAMA aproveitam-se tds. do GANDULA ao mais ALTO EXECUTIVO, e toda essa SUJEIRADA é PATROCINADA INCONSCIENTEMENTE, por TORCEDORES FANATICOS e ENCABESTRADOS ELETRONICAMENTE, por uma IMPRENSA que já COMEÇA a BRIGAR entre êles mesmos VIDE a famosa LISTA DO JABÁ, que virou LISTA de PESSÔAS que mantém RELAÇÕES COMERCIAIS com os SARDINHAS. Ora como se essa PRATICA fosse COISA NOVA, e na realidade esses 45 TITULOS DO SARDINHAS já fora CONTADO de que FORMA a maior parte deles foram GANHOS, em um MOMENTO de REMORSO, em um livro que eu chamo de LIVRO DE CONFISSÕES, escrito DEBOCHADAMENTE a FORMA IMORAL como se ganhava DESONESTAMENTE livro esse FUTEBOL PAIXÃO E CATIMBA Obra REPUGNANTE de um ex-presidente do SARDINHA, que usava um BORDÃO “EU NÃO SOU INTELIGENTE. EU VIVO DA BURRICE DOS OUTROS. É Assim que êles agem e pensam até hoje. Pra Encerrar ÊLES nos faz tanto de PALHAÇOS, que manter um TECNICO que tds. os JOGOS RAZOAVLMENTE DIFICIL PERDEU, inclusiove nunca GANHOU O NOSSO INIMIGO, é no minimo DEBOCHE. Realmente FRANCIEL estou muito preocupado COM O FUTURO QUE NOS ESPERA, e felizmente contamos com pessôa como Vc. que tem vez e voz, porque o que o TORCEDOR FALA é COMO PLUMA que o vento vai LEVANDO PELO AR.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: