Cortina de Fumaça. Defendi é apenas o mordomo

 

O fatídico day after do clássico cartão de crédito, o VISA (Vitória x Sardinha), não parecia uma segunda-feira, mas sim um inconsequente sábado de aleluia. A torcida do Vitória, não sem razão, queria jogar pedra na Geni, digo, no Rodrigo Defendi.

É óbvio que, diante de tantas e tamanhas lambanças na peleja, o referido sujeito é mais do que merecedor de todas as críticas. Porém, entendo que se faz necessário não exagerar na dose, concentrando-se no específico e esquecendo-se do geral.

E, antes que algum apressado revoltadinho ache que estou querendo derivar, botar panos quentes e defender o sujeito indefensável, saco do coldre umas prosopopéias que rabisquei há mais de um mês, exatamente no dia 22 de fevereiro. Naquela ocasião, muitos, que hoje estão gritando raivosamente, mostravam-se tolerantes ou calavam-se diante das atuações do sujeito. Minha trincheira era outra, de denúncia, conforme os parágrafos abaixo demonstram e comprovam cabalmente. Nunca tive vocação para profeta do acontecido. Às aspas, maestro.

Por falar em embriaguez e carnaval, só decidi ir ao estádio porque sabia que Victor Ramos, titular da minha zaga no ano passado, tá no México e não entraria em campo ressaqueado, como era seu costume. Porém, Rodrigo Defendi, seu substituto, é mais distraído do que Victor Ramos bêbado e pensando nos peitos siliconados de Nicole Bahls ou no shortinho da Moça Gerasamba.

O problema de Rodrigo Defendi (sobrenome num é destino) num é nem ele ser ruim, até porque isso seria uma virtude para um zagueiro. A tragédia é que ele é muito mole, muito educado para uma pessoa que deve cuidar da zona do agrião como um matador de filme B. O desinfeliz é o contrário disso. Ele parece esses carinhas mudernos que usam óculos da moda, brinco colorido e trabalha em ONGs. Não ofende ninguém. Deuzulivre.

Aliás, parênteses. (Apesar de o sujeito não merecer, cabe mais umas duas linhas sobre o referido. Nem tudo nele é ruindade. Seu exemplo serve como prova cabal de que o futebol europeu e estas champions leagues da vida são torneios muito superestimados. Como assim? Assim, ó. Este rapaz esteve no Tottenham, Udinese & Roma, entre outros menos cotados como Vitória de Guimarães e Avelino. É fato que quando voltou da Europa foi direto para um time do mesmo nível de lá: o Palmeiras B)”.

Pois muito bem, digo, pois muito mal. Quando afirmo que alguns estão exagerando na dose contra o indigitado é porque, de certa forma, estão entrando no jogo dos que querem tergiversar, criar cortina de fumaça e fugir de suas responsabilidades. A verdade é que, no Esporte Clube Vitória, existiram e existem vilões muito mais danosos do que Rodrigo Defendi.

Não foi à toa que ontem logo cedo surgiram notícias (na verdade, boatos) de que a direção havia barrado o zagueiro. Era a velha tática de jogar pra torcida, pra mostrar que a diretoria estava numa luta justa contra o cara que enojou o baba. O problema é que tal notícia, que correu as redes sociais, não se sustentava. Até porque se a direção usasse da prerrogativa de barrar um jogador contra a vontade do técnico (Ney Franco deu declaração de que não ia queimar o referido, como se o sujeito já não fosse queimado) seria o caso deste colocar sua viola no saco e se picar.

É preciso, necessário, fundamental que estejamos atentos a todas estas manobras da diretoria e de setores da imprensa que, com estas cortinas de fumaça, tentam obnubilar nossa visão.

É óbvio que devemos e podemos ficar injuriados com as pífias atuações de Rodrigo Defendi, mas temos que saber que ele é apenas mais um mordomo. Os responsáveis pelos sérios problemas porque passam equipe e a Instituição são aqueles que não fizeram um planejamento adequado, que desrespeitaram o torcedor e que se guiaram, uma vez mais, por um atávico amadorismo.

É deles que temos que cobrar mudanças urgentes e necessárias para que a casa não fique ainda mais fedendo a homem do que já está.

P.S Amanhã falarei especificamente sobre as quatro linhas. Aguardem e confiem. 

Anúncios

17 Respostas to “Cortina de Fumaça. Defendi é apenas o mordomo”

  1. felipeventin Says:

    Deus, me “defendi” desta diretoria “incompetenti”!

  2. Dalmo Carrera Says:

    Mas derivando. Franciel tenho um profundo apreço pelas pessoas que gosto e se gosto de graça, quando é não apreço, no sentido exato da palavra, tenho um profundo respeito, até mesmo quando elas não fazem parte da convivência no meu cotidiano, que você sabe, muitas vezes é até secundário a presença física. Portanto, de cá, sinto você de lá, um tanto assim DERRUBADO com os últimos acontecimentos envolvendo as suas quatro linhas.

    Sinto-se culpado, aperta o coração, saber que o querido amigo, sofre, come e dorme pouco Diante deste estado lamentável, tentando abrandar a culpa, estou pensando em pedi ao pessoal Bahia que ofereça uma trégua, que aceite e assine de forma incondicional o atestado de rendição rubro-negro e no próximo Domingo, admita empatar o jogo de modo discreto e que não chame para quem entre os mortos e feridos, você seja salvo da tristeza integral? Você aceita subscrever esse pedido de P-P-U?

    Dalmo

    • Deivid Says:

      Dalmo, aqui não é das bandas de Itinga menos muito instituição encabeçada por qualquer Osório…

      Quem pediu “P-P-U” foi o time de Itinga quando da fase de classificação(?) quase não se classifica, e venceu o Vitória da Conquista com ajuda do apito alheio… Já o Vitória mostrou como se joga contra time do interior sem dó nem piedade.

      Portanto pedido de arrego não é para os rubro-negros não amigo. Se ganhar vamos ganhar jogando bola, SE PERDER do mesmo jeito… aqui não somos acostumados a ter a imprensa, federação baiana, comissão de arbitragem ou qualquer outro estratagema para ganhar.

      2008 mandou lembranças…

      SRN

      • Dalmo Carrera Says:

        Inacreditável a sua incapacidade de não aceitar um gesto meramente solidário em uma tentativa clara em reduzir os mortos e evitar novas feridas sejam já abertas. Além do mais, a proposta do tratado de rendição, não exige contrapartida. Até imperador Hirohito aceitou? E então, porque Carlos Falcão não poderia ter este gesto de grandeza e sabedoria, poupando assim, seus soldados da quarta humilhações em um período tão curto? Porque insistir em uma batalha de onde consciência que cairá humilhado em apenas 90 minutos?

      • Deivid Says:

        Pois é Dalmo… você deve falar isso pela humilhação das finais do ano passado não?

        Se ligue, 2 x 0 é algo muito diferente de 7 x 3…

        SRN

    • Marcos André Guimarães Says:

      Dalmo.

      Até posso concordar parcialmente com você.
      Mas, você conhece bem o ditado “Futebol é uma caixinha de surpresas”. Tratando-se de um clássico, sabemos que é imaturo prevermos qualquer resultado apesar da estatística recente dizer o contrário.
      Já vimos clubes dados como rebaixados no brasileirão darem uma virada e conseguirem se safar na última partida.

      Portanto, este papo amigável de rendição não cola caro dalmo. Felizmente nós torcedores rubro-negros somos diferentes dos tricolores em muitas coisas. E, acredito que o time pode se superar domingo. Isso porém vai depender mais da atitude dos caras que o desejo dos torcedores. Se eles entrarem em campo vendo um cardume de sardinhas indefesos do outro lado te falo com certeza que você verá vinho na próxima partida e não água de tão fácil que vocês fizeram gols na gente. Sua defesa não é nada e basta eles acreditarem que eles conseguem.

  3. Paulo Says:

    Em 3 anos ganhamos apenas 1 título, e caminhando para 1 título em 4 anos. E esses senhores arrogantes ainda ficam arrotando competência. Me bata um abacate, por favor.

  4. Leonardo Teixeira Says:

    Eu queria aproveitar o espaço para parabenizar o Sr. Carlos Falcão. Aprendi, desde cedo, que sempre devemos enaltecer aqueles que superam as expectativas em si depositadas. E não é que o referido senhor conseguiu esta proeza? Nem bem assumiu a presidência do nosso querido clube e JÁ CONSEGUIU SE MOSTRAR AINDA MAIS INCOMPETENTE E AMADOR do que o seu antecessor.

    Parabéns, Falcão! Superou todas as expectativas (ruins).

  5. Geraldo Says:

    Franciel, muito bem dito o Defendi (que nome mias sem noção para um atacante adversário), ele assim como (lá eles) Ramon, Vanderson, Viafára, Marco Aurélio, Luis Antonio é apenas mais um bode expiatório que esta gangue do sr Alex Portela ,Falcão, Flávio Tanajura ( e o conselho de inteligência?) arranjou para colocar na cruz e ficar de boa junto a torcida como se todos estes citados tenham colocado um revolver na cabeça deles e os abrigassem a contrata-los.
    E pra acabar de piorar contrataram um dos maiores atacantes do mundo o sr Vinícius do Palmeiras de apenas 20 anos que estava sendo disputado pelos grandes clubes mundias, dizer o que né, $e a impren$a blinda e$te$ cara$ $ó queria $aber porque?

    • Paulo Says:

      Geraldo, o interessante é o que li em uma matéria: “A transferência foi um pedido da própria comissão técnica palmeirense. Com apenas 20 anos e há quatro anos no elenco profissional – estreou em 2010, com apenas 16 -, Vinícius, na visão de Kleina e companhia, ganhar mais experiência por atuar mais pelo time rubro-negro. O empréstimo é até ao final do ano.” Ou seja, assim como o Vitória faz quando precisa fazer o jovem ganhar experiência, manda para um time inferior. E é assim que estes senhores tratam o Vitória, como um time inferior que pode receber jogadores jovens de times “superiores” para adquirir “experiência”.

  6. Anrafel Says:

    Prosseguindo nos trocadilhos, o sujeito não ninguém que o defenda, posto ser indefensável, mas, caramba, como é que só ele tem culpa? Alguém viu Juan em campo lá na Fonte? E William Henrique (o prazo de validade do entusiasmo com ele já era pra ter vencido, se não venceu e continua sendo utilizado)? E Souza (com tanta mobilidade quanto as gordinhas de Ondina)? Quando Hugo foi expulso junto com Uellinton, os rubro-negros com a acachapante vantagem do Vitória no episódio. Pois é, as nulidades prevaleceram, mas os 15 minutos ficaram para Defendi.

    • Marcos André Guimarães Says:

      Caro anrafel.

      Acredito que o franciel em momento algum atribui apenas ao defendi a responsabilidade pelas derrotas. Mas, é inegável que jamais teríamos tomado 2 gols se ele estivesse aceso nos 2 lances.
      O time inteiro precisa de uma injeção de ânimo. O time inteiro precisa entender que não é somente um campeonato que está em jogo. É a luta para não ficar por baixo frente ao nosso maior rival. Entendo que a nossa zaga atual no máximo poderá ser reserva no brasileirão. Entendo que esses caras já vem falhando e não é de hoje. Mas este não é o único problema. A espinha dorsal do time era escudero no meio-campo. Saiu o cara por contusão e parece que a metade do time do meio campo pra frente parece que joga por obrigação e não por gosto de jogar. Não aparece ninguém para assumir a responsabilidade pelo jogo em campo. Falta alguém que comande o time de verdade. Quem é este jogador? Não vejo nenhum com perfil. Note-se que todas as grandes partidas este ano ou empatamos ou perdemos se é que podemos colocar o Ceará como referencial (a que ponto chegamos).

      Portanto, o Sr.Falcão e cia. precisa abrir o olho. O brasileirão está chegando e não podemos vacilar. Precisamos urgente de zagueiros, um cara nível escudero no meio campo, um cara de criação para o meio campo e uma injeção de ânimo no ataque se bem que, entendo eu, se o meio campo do time não funcionar, o ataque fica com atuação comprometida.

      Abraços.

      • Anrafel Says:

        Na verdade, Marcos André Guimarães, eu tô até concordando com Francis. Ele, além de Defendi(mal), cita a falta de planejamento e o eterno crônico como pano de fundo; eu, o restante da equipe que não jogou (quase) nada. Nós ambos identificamos causas além da lamentável atuação do zagueiro.

        Mas, concordamos nós três: o Brasileiro vem aí e quem fez aquela campanha do ano passado não vai jamais se conformar em ter a sombra de lá de baixo sempre presente.

      • Anrafel Says:

        “… a falta de planejamento e amadorismo crônico …”

  7. canijah de moreré Says:

    Ele Defendi, ai vem você e “mim” ataca!

  8. Léo Negaum Says:

    Tenha fé!!!!

    Domingo será tudo nosso!!!

    Vitória será campeão!!!
    Eu vou ficar bebu!!!
    Vou cumê a moça do shortinho gerasamba!!!
    E ficar doidão de canjebrina!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: