UM CAMPEÃO HISTÓRICO

Com o término oficial do primeiro turno, no último sábado, alguns incautos começaram a gritar: “SOMOS CAMPEÕES MORAIS”.
Que Mané morais, o quê? Esta condecoração vale tanto quanto uma moeda de três reais.

A propósito, informo aos desprovidos de conhecimento histórico que tal patacoada verbal foi proferida pela primeira vez no final da década de 70, mais especificamente no ano da graça de 78, pelo técnico Cláudio Coutinho.

Naquela época, o referido sujeito, que então treinava a seleção brasileira, também inventou de cunhar nomes exóticos para jogadas simples. Assim, o mero deslocamento do lateral até a linha de fundo, para receber a criança mais adiante, foi classificado com o nome pomposo de overlaping, ponto futuro.

Resultado? o time canarinho terminou a competição de modo invicto, cheio de gueri-gueri, mas quem, de fato, levantou o caneco foi a argentina, com o auxílio luxuoso da seleção peruana.

Porém, tudo isso são águas passadas que não movem redemoinhos.

Além disso, tempos depois, esta história de campeão moral foi completamente desmoralizada, especialmente aqui na Bahia, porque a escrota imprensa (desculpem a redundância) começou a entregar diversos títulos de campeão moral para uma agremiação que num ganhava nada desde a segunda guerra mundial. E estes títulos, ao tempo em que serviam de consolo para os iludidos, acabaram por proporcionar sua própria ruína, já que eles começaram a se contentar com glórias inexistentes. E, como diria o grande Orestes Barbosa na voz vibrante e vibrática de Sílvio Caldas, tornaram-se apenas palhaços das perdidas ilusões.

Mas, chega de tratar de assuntos da zona. Este é um recinto honrado, e não um puteiro.

Vamos, então, falar de jangada, que é pau que bóia.

A verdade, esta menina traquina que salva e liberta, é uma só. O Esporte Clube Vitória está prestes a se tornar o primeiro time de todo o Norte e Nordeste a ser campeão brasileiro de fato e de direito. Repetindo para fixar a lição na cabeça dos distraídos. O Esporte Clube Vitória caminha a passos céleres e seguros para se tornar o primeiro campeão brasileiro de nossa sofrida região.

Ah, sêo françuel, mas num teve um time aí, de dias dávila ou de itinga, que venceu uma torneio nacional?”, pergunta-me a moça do shortinho Gerasamba.

E eu, sempre paciente com a referida, respondo. Sim, minha comadre, é fato. As referidas injúrias ganharam torneios, não campeonatos. Teve uma vez até que, num mata-mata, receberam (lá elas) 6 x 0 do Sport e ainda assim ficou com o desmoralizado caneco.

Porém, agora, não. Desta vez é diferente. É título pra valer. Campeonato de pontos corridos onde efetivamente sabe-se quem é o melhor do Brasil.

E o fato é que, até este momento, além de se dirigir rumo ao inédito titulo, O brioso Leão apresenta, de chaleira, a mais ESPETACULAR campanha da história.

Aos números.

Depois do consistente e convincente triunfo diante do tinhoso Ceará, o Rubro-Negro atingiu a marca de 44 pontos no primeiro turno, feito jamais conseguido por nenhuma outra agremiação.

Às comparações.

O Atlético Mineiro, campeão de 2006, terminou o primeiro turno com 29 pontos. No ano seguinte, o Coritiba fez 35. Já o todo poderoso Corinthians atingiu 39. O Vasco foi quem foi mais adiante, fechando este primeiro ciclo com 40. A Portuguesa, último time a conquistar o Dilmão do B, conseguiu 38 pontos.

Portanto, amigos, é óbvio que não devemos comemorar título de campeão moral até porque, como já disse, isto serve apenas para os peixes pequenos.

No entanto, contudo, todavia, entretanto, devemos e podemos comemorar esta BRILHANTE campanha que vai nos levar a um histórico título de campeão. Título este que honrará, lavará e enxaguará a alma de todos os nordestinos, que assim terão efetivamente um verdadeiro campeão brasileiro.

Como deveremos ser o primeiro a conquistar um campeonato de tal magnitude destaco que a honraria seja também extremamente digna. Uma estrela de diamante. Sim, de diamante.

O resto é choro, ranger de dentes e secação, secação esta que fez bem à cidade. Afinal, eles secaram tanto que a chuva foi embora e o sábado amanheceu brilhando. Pena que neste domingo, voltam as lágrimas para alagar as esburacadas ruas da província.
Mas, né comigo, não. Eu quero apenas botar meu bloco na rua e gritar com o povo do Norte e Nordeste de Amaralina. “Puta que pariu, o Vitória é o melhor time do Brasil

Anúncios

32 Respostas to “UM CAMPEÃO HISTÓRICO”

  1. leandro shevchenko Says:

    puta q pariu, o vitória é o todo poderoso da serié B porrrra, vamos ser campeão da série B moçada!!!!!

  2. Leanino Says:

    Estrela não, por jah.
    Eu só quero estrela nesse escudo depois que ganharmos a Libertadores.

  3. Antonio Luís Castro Araújo Says:

    Valeu seo Françuel, rumo ao título da série B 2012…..

  4. banditnunes Says:

    Sêo Françuel,

    Desta vez vossa senhoria se superou … kkkkkkkkkkkk perfeito texto e ainda tem tricolete questionando sobre falta de argumentos é brincadeira uma zorra destas???? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  5. Lygia Mattos Says:

    Texto perfeito!

  6. Galvao Rubro-Negro Says:

    Parabens, mais um belo texto, simplesmente irretocável.

  7. Thiago Says:

    Sério mesmo, vocês torcedores do vice estão ficando a cada dia mais loucos e engraçados! Então o vice, ao ganhar a pior série B da história, é o primeiro campeão nacional do Nordeste, melhor time do Brasil.. e ainda está no direito de desvalorizar as duas grandes glórias que dignificam o futebol do estado da Bahia? Sério mesmo, é por isso que o timinho de vocês não vai pra lugar nenhum!

  8. Mauricio Guimarães Says:

    Rapaz, esse caudilhismo nos explica enquanto região, mas jamais vai justificar um campeão a altura do E.C.Bahia. Seo Francis, parabéns pelo belo texto e pouco juízo.

  9. Juvenal Says:

    Genial.

  10. Rony Jacaré Says:

    Fantástico seu Franciel, com certeza, feitas as devidas comparações, tem muito defunto poeta nesse momento se revirando nas catacumbas por aí. Como disse o Juvenal, GENIAL.

  11. J Mocota Says:

    Como disse o Juvenal, GENIAL. (2)

    Serás o Campeão.

    Avante Leão!!!

  12. Rogério Silveira Says:

    Eu já tenho uma musiquinha na ponta da língua para saneá-los quando esse campeonato terminar: “timinho, fodido, nunca ganhou nacional pontos corridos”. rsrsrs elas vão espernear pra caralho, mas vão poder contestar?

  13. Paulo Figueirêdo Says:

    Seo Franciel,

    kkkkk Campeão ??? foi ???
    O campeonato já acabou ?
    kkkkkkk Inveja mata viu !!!

    Parabéns ao vice pela excelente campanha.

    Saudações Tricolores !!! BBMP

  14. Humberto Sampaio Says:

    Só aceito estrela em cima do meu escudo, se for de Campeão do Mundo Interclubes. O resto não me interessa.

  15. Fredson Bispo / Bi-Campeão Brasileiro Says:

    Nunca serão!!!

  16. Davi Mota Says:

    Vamo que vamo NEEEEEEEEEEEGGOOOOOOOOOOOOOOOOO

  17. edgar tolentino rodrigues Says:

    esse vitorinha que e da bahia esta mesmo fazendo historia na serie babaca, com timres horripilantes ate o aguia de maraba faria bonto quero vcer e numa serie a de elite vitor9inha voce emesmo um serie babaca

  18. canijah de moreré Says:

    A democracia no Brasil tarda, mas não falta! Basta olhar para as competições e ver quantas injustiças foram feitas com muitos clubes no brasileirão. O campeonato catarinense em 2012 foi vítima desse processo. Adotaram um modelo de torneio final para definir toda uma trajetória do campeonato. Por aqui as disgraças de itinga quase perderam o título por conta desse modelo. Então justiça seja feita, ora pois!

  19. carlos leão Says:

    Sêo Françuel,

    Texto interessante.

    De fato, o nosso Vitória fez uma excelente campanha no segundo turno.

    No entanto, algumas considerações merecem ser pontuadas.

    A distância da Capital faz com que o torcedor análise a questão com um pouco mais de cautela.

    Hoje, Sport, Bahia e ABC são os clubes do nordeste com títulos nacionais.

    Sem embargo de paixões clubísticas, considero o Sport o maior time de nossa região.

    Não entro no mérito do rival porque, simplesmente, não é problema meu.

    O Vitória ainda não conquistou nada (nem mesmo o acesso).

    Mas a minha tranquilidade é que a euforia de parte da torcida não influenciou o time.

    Estão focados em conquistar o acesso e, a partir daí, lutar pelo título (que, de fato, poderá entrar na história do nosso clube).

    Mas, para isso, ainda teremos 19 decisões.

    Hoje, vamos lutar para vencer por 1 x 0.

  20. Paulo Figueirêdo Says:

    kkkkk
    em que pese a procedência das alegações por você apresentadas, fico imaginando: como o nosso futebol é tão rídiculo !
    Comemorar como um grande feito um título aonde quem chega em quarto lugar recebe o mesmo prêmio.
    Comemorar um campeonato de série B ? Muito pouco, não?
    Tudo bem. Prá quem nunca teve nada, até que vale !
    Depois digam que o Glorioso Esporte Clube Bahia, BI-CAMPEÃO BRASILEIRO (aliás, o primeiro dos primeiros) não tem honrarias nacionais e que sua torcida se contenta com tão pouco.
    Só prá contrariar acho que o viceTÓRIA DA BAHIA, ficará em segundo lugar … kkkkkkkkkkkkkkk

    Saudações Tricolores !!!
    BBMP

  21. artur carmel Says:

    Xora, Jahia !!

  22. artur carmel Says:

    omos da turma que acabou, somos bônus no Brasileirão
    E pelo jeito vou cair para SEGUNDA DIVISÃO
    A torcida me abandonou, vivem secando o LEÃO
    Não guento mais esse tormento
    JAHIA, JAHIA, JAHIA
    Vida de derrota e sofrimento
    JAHIA, JAHIA, JAHIA

    Mais um, mais um Jahia
    Só faço empatar dentro e perder foooooora
    Mais um, mais um Jahia
    Tô guardando só a vaga do VITÓRIAAAAAAAAAA

  23. Uilian Sales Says:

    Sempre va aparecer uma sardinha podre para desmerecer a campanha do nosso brioso Leão da Barra, só uma perguntinha ja que a serie B é tão fácil assim por que que eles não subiram em 7 anos?
    Lugar de chorar é no pé do caboclo bando de iracionais é melhor irem se preparando porque essa capital vai ficar pequena, quando nos sagrarmos Campeão Brasileiro ao final do ano e de quebra ainda comemorando mais uma queda do Cardume.

    Avante Vitória….

  24. marcos Says:

    KKK que piada esta torcida do vice!!! Primeiro comparar um título de série b com um dois de série a e segundo comemorar um título virtual kkkk

  25. Helio Santos Says:

    Esse vice é uma piada!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: