Uma canelada no pessimismo

Bem amigos d…ops. Recomeçando. Bem rebain de sacripanta, seguinte é este.  Como não tenho vocação pra engenheiro de obras prontas e muito menos pra profeta do apocalipse, vou logo mostrando, pros bipolares de plantão, as travas do meu Conga. Ei-las:

Deola cumpriu muito bem o seu papel durante os 90 minutos. Orientou o time, saiu bem do gol (inclusive de cabeça) e fez algumas defesas difíceis, dentre elas um chute rasteiro que espalmou pra escanteio e, no segundo tempo, outro chute à queima-roupa, após o vacilo de Michel. Assim, ao que tudo indica, é menos um problema pra Carpegiani no restante do Campeonato.

Nosso velocista Nino “Bolt” Paraíba também fez um bom jogo, honrando o bom público presente. Marcou bem, foi à linha de fundo e arriscou um excelente chute de fora da área. Mas, em alguns lances, prendeu a bola em demasia e, outra vez, pouco auxiliou Marquinhos no setor. Do outro lado, Mansur fez o que pode, porém, apesar de esforçado, tem visível limitação técnica, principalmente na marcação. Até levou um amarelo após vacilar e perder na corrida pro atacante adversário. A carência do setor é um problema crônico, que ainda aguarda solução da diretoria.

É verdade que a zaga do Vitória não se portou bem durante a partida. Dankler errou vários passes e falhou constantemente na marcação. E ainda quase comete um pênalti bobo, ao subir pra disputar jogada com o braço lá em cima. Agora, Gabriel: tudo bem que ele parecia nervoso, atabalhoado, etc. Porém, se a cada contato dentro da área os árbitros marcassem pênaltis, todo jogo teria placar de basquete. Confiram comigo no super-slow (imagens recuperadas): nosso zagueiro não chega empurrando, nem com força excessiva. O atacante é que, viciado, sentiu o bafo quente na nuca e foi logo se deitando. Aí o soprador, gatuno vezeiro (já nos havia lesado quando puniu injustamente a paradinha de Viáfara), mais uma vez nos prejudica e se livra solto.

Até pela retranca do Bragantino, a participação de Uéliton foi mai efetiva no ataque, às vezes chegando pro cabeceio, às vezes em chutes de fora da área ou cobranças de faltas. Defensivamente foi melhor do que Michel que, a meu ver, fez uma partida muito fraca. O camisa 10 acabou sendo substituído logo no início da segunda etapa, após perder na corrida pro atacante alvinegro e quase entregar o ouro ao bandido. Marco Aurélio entrou em seu lugar e deu um pouco mais de movimentação ao ataque. No futuro, pode ser uma boa opção pra Carpegiani.

Pedro Ken não conseguirá mostrar seu melhor futebol se continuar isolado no meio-de-campo. Com a bola nos pés ele produziu boas jogadas, deu sequencia e concluiu de cabeça em duas oportunidades. Foi infeliz na melhor chance de gol do Vitória no jogo, ao receber passe de Nino e driblar o zagueiro duas vezes, antes de tentar encobrir o goleiro com categoria. Com a saída de Michel, foi recuado pra ajudar na marcação e assim, acabou sumindo do jogo. Leilson foi outro que também esteve sumido, só que desde o início do jogo. Não se encontrou em nenhum momento da partida, limitando-se apenas a povoar o lado esquerdo do ataque.

Outro que também teve uma noite de apagão foi Marquinhos. Nem falta, nem escanteio, nem jogada individual, nem tabelas, nem conclusão em gol. Deixou o campo vaiado, pra dar lugar a Tartá, o que, infelizmente, não mudou muito o panorama da partida. Embolado pelo meio, sobrou apenas correria e desespero após o gol do Bragantino. Já Marcelo Nicácio mostrou franca evolução: presente no gramado por exatos 63 minutos, ele acertou alguns passes de 2 metros, fez l jogada de pivô na entrada da área e quase consegue virar de frente pro gol, pra concluir jogada de Marquinhos. Se continuar assim, logo, logo (tipo na 28ª rodada), dará seu primeiro chute a gol. Eduardo Ramos entrou em seu lugar e tentou dar mais qualidade ao ataque. Seu melhor lance foi uma cobrança de falta que, caprichosamente, bateu no poste e nas costas do zagueiro, mas não entrou.

A verdade é que o time não se houve bem, tanto individual quanto coletivamente. Além disso, as alterações de Carpegiani não surtiram efeito (algumas até tiveram efeito contrário, como no caso de Pedro Ken). É preciso encontrar alternativas para superar as retrancas que sempre encontraremos no Barradão. Algumas delas: jogadas pelas laterais, criatividade no meio-de-campo, personalidade para chamar a responsabilidade do jogo, treinamento de jogadas e, sem dúvida, contratação de jogadores de qualidade, para melhor equilibrar o binômio experiência x juventude.

Paciência. Acidentes acontecem. Não há porque se abater (nem dar ouvidos aos urubus que estão doidinhos pra ver o circo pegar fogo). Todas as equipes perderão jogos em casa. Dos males, o menor: com a derrota do Criciúma, continuamos na mesma. Agora é trabalhar, correr atrás dos 3 pontos, ouvir o professor, resultado positivo, etc e coisa e tals e brocança.
Vida que segue. E que venha o Coelho no próximo sábado, que é pro Leão lascá-ni-banda e ainda palitar os dentes (se sobrar algum ossinho).

Anúncios

3 Respostas to “Uma canelada no pessimismo”

  1. Marcio Melo Says:

    Como sempre, deu tudo certo pra gente, faltou só a gente mesmo.

    Paciência, vamos pra frente.

  2. J Mocota Says:

    Parabéns Caneleiro!!!

    Mais uma avaliação brilhante.

    Plac, Plac, Plac…

    Ps. Mocota confessa que no início da avaliação de Marcelo Nicácio quase enfarta quando leu: “Já Marcelo Nicácio mostrou franca evolução” (kkkkk…)

    PS II – Mocota só queria saber o porquê que todo ano a diretoria insisti na contratação de ex-sardinha meia-boca. Sétima temporada da atual gestão e ainda não teve uma ex-sardinha meia-boca que mostrasse para que veio…

    Rumo a Liderança.

    Avante Leão!!!

  3. J Mocota Says:

    Uma verdadeira Felina, você conhece pelo olhar.

    http://valmerson.wordpress.com/2012/08/06/o-olhar-da-felina-desculpe-o-aue/#comment-8433

    Rumo a Liderança.

    Avante Leão!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: