A abalizada (e adiantada) análise do Caneleiro

Depois de receber (lá ele) uma reprimenda pública por conta do atraso nas suas obrigações, o novo colunista nem esperou a chuva passar e já entrou de sola. Receba. 

“Oxen, eu que não levo desaforo pra casa (ele que pegue um taxi, ora), já entro de sola no ligamento cruzado pra dizer que quem sempre anda “atrasado” é o salário desta budega, o que, por vezes, me compelirá à sempre eficiente “operação-padrão”.

Dito isto, real no alforje, às caneladas:

Apesar de duas boas defesas no primeiro tempo, Douglas voltou a ser Douglas. Falhou bastante, desestabilizando o sistema defensivo do time (e o sistema nervoso do torcedor). É que lhe falta os fundamentos do futebol. Pecou em saída de gol, deu susto fazendo golpe de vista e ainda conseguiu a proeza de errar 3 vezes no mesmo lance: não segurou uma cobrança de falta rasteira e fraca, mais uma vez espalmou a bola pra dentro da área e, de quebra, novamente se jogou de costas na bola. Não tem condição de ser o goleiro titular de uma equipe que almeja o primeiro título nacional.

Com Nino poupado de última hora, não vi laterais em campo. Vi duas avenidas abertas, por onde passou a maioria das jogadas de ataque do adversário. Léo e Mansur não marcaram ninguém. Aliás, mal cercaram. É certo que cada um deixou o seu golzinho (o que é incomum e acabou sendo fundamental para o triunfo), porém, em termos defensivos, não existiram. Como a diretoria não dá sinais de contratação para o setor, Carpegiani vai “se virando nos trinta” e, no segundo tempo, optou pela formação com 3 zagueiros, liberando os garotos para o ataque.

A zaga (Victor Ramos e Gabriel) também cometeu graves erros de posicionamento. Muito por conta da sobecarga provocada pela deficiência nas laterais, é verdade, porém, a falha no primeiro gol sofrido foi gritante: o centroavante tricolor nem precisou sair do chão pra cabecear sozinho dentro da pequena área. Por outro lado, há que se ressaltar a garra demonstrada por ambos, que culminou com o gol da virada, assinalado pelo namorado (?) da Nicole.

Não há como negar a subida de qualidade no meio-de-campo quando jogam Uéliton e Michel. Mesmo com o mau futebol apresentado pelo primeiro, que me pareceu um tanto displicente em alguns momentos (também mal posicionado no lance do 1º gol paranista). Michel, além da forte marcação, mostrou qualidade no passe, chegando à frente em condições de marcar, numa bela jogada de Pedro Ken. No segundo tempo, recuado como 3º zagueiro, também não comprometeu.

Enquanto esteve em campo, Tartá alternou períodos de sumiço e de boas jogadas, a exemplo do contra-ataque que originou o 1º gol Rubro-Negro. Ele que se cuide, pois acabou sendo substituído por Eduardo Ramos (que quase marca assim que entrou em campo). Já Pedro Ken, a meu ver, foi o melhor em campo. Esteve presente no ataque com qualidade, indo à linha de fundo e fazendo triangulações com o camisa 10. Isto sem falar no lançamento primoroso no gol de Leilson.

Neto Baiano, mais uma vez, não brocou, no entanto, foi decisivo no triunfo da equipe, já que participou diretamente dos gols de Victor Ramos e Mansur, com assistências precisas. Também teve suas próprias oportunidades de marcar, em cobrança de falta e numa bobeira do goleiro adversário. Como o jejum começa a incomodar, ao final da partida reclamou da falta de solidariedade dos companheiros. Precisa ter calma, que os gols sairão naturalmente.

A grata surpresa da noite ficou por conta de Leilson, que entrou no lugar de Marco Aurélio (lesionado) ainda no primeiro tempo. O garoto mostrou que tem qualidade, mas, principalmente, que tem personalidade pra vestir a camisa Rubro-Negra (o que às vezes falta a muitas “eternas promessas” da base). Pois além de concluir com perfeição a jogada do 1º gol, deixou Léo de cara, pra marcar nosso gol de empate. Estreou com o pé direito (que, no caso dele, é o esquerdo). Impressonante como, na hora do apavoramento, a divisão de base sempre acaba fazendo a diferença, desta feita, com os 4 gols rubro-negros.

Infelizmente, com o time em ascenção, a diretoria vai empurrando com a barriga as necessárias contratações. E Carpegiani, aos poucos, vai tentando encontrar a melhor formação. É como diz o ditado: “se te derem um limão… peça sal e tequila!”.

Muita chuva, muito suor e, ao final, lágrimas de alegria. Fizemos o dever de casa e estamos resgatando a mística do Barradão. Em 2012, ele voltou a ser o nosso 12º jogador. Mesmo com deficiências dentro de campo (e com muito sofrimento fora dele), assim é o Vitória. Estamos chegando. Quem viver, verá”.

Anúncios

13 Respostas to “A abalizada (e adiantada) análise do Caneleiro”

  1. J Mocota Says:

    P-A-R-A-B-É-N-S CANELEIRO!!!

    Excelente leitura do jogo. Continue assim.

    Plac, Plac, Plac…

    Avante Leão!!!

  2. avante leao Says:

    é realmente muito dificil segurar a bola com tanta chuva que caiu nesse jogo…a falta rasteira ele nao esperava..ele achou qeu ia por cima e o surpreendeu e a bola molhada e escurregadia nao tem como segurar né….

  3. Vitoria Says:

    Caneleiro,
    Parabens pelo seu comentário. Você tem total razão na analise do Douglas, só a diretoria que não está vendo, que DEUS proteja o nosso Vitória. Vamos subir nego. Abre o olho diretoria, precisamos urgentemente de laterias e um otimo goleiro.
    Mesmo morando em Brasilia, DF, não abandono o meu Vitória.

    Abraços a todos os rubro negro

    José Raimundo,
    Brasilia – DF

  4. Eduardo Oliveira Guerreiro Says:

    ótima análise do jogo, Douglas ainda não superou as falhas do BAVI, e não vem fazendo boas partidas. Carpeganni, vamos da uma chance a Gustavo, pois o mesmo é convocado varias vezes p seleção de base e merece uma oportunidade!!!!

    Eduardo Guerreiro
    Recife-PE

  5. J Mocota Says:

    Alô Jean Gerbase!!!

    O Coritiba completo não venceu o limitado Palmeiras em casa.

    Já o Vitória de Ricardo Silva, Alexi Portela e cia… DESFALCADO ganhou do Santástico de Arouca, Ganso, Robinho, Neymar e cia,

    Depois disso você vai mandar confeccionar sua camisa “Sou fã de RS” ou quer que Mocota envie pelos Correios?

    uashuashuashuashuashuashuash…

    Avante Leão!!!

  6. Iuri Says:

    Compartilhado, sucesso.

  7. Anrafel Says:

    O problema (ou um dos) é que um ótimo goleiro não se acha assim no chão do quintal de casa. Mano Menezes está procurando um faz tempo, e nada.

    Definindo logo o esquema de volantes de contenção, se vai com 2 ou 3 zagueiros, se os laterais ficarão liberados ou cuidarão da marcação e dando um jeito (ou tentando dar) no posicionamento dos zagueiros nos cruzamentos (ah, essa mania de olhar para a bola enquanto o atacante escapa de fininho!), é claro que o trabalho do goleiro (qualquer um) vai ficar bem mais facilitado e menos estressante para o torcedor.

  8. diego Says:

    Caneleiro (hehe!) gostei da análise!
    VV!

    • diego Says:

      Ah, Franciel:
      – Sua nova foto ficou DIFUDÊ!!!
      O capeta tá perdendo, hehe!
      É “sangue nos zóio” e amor em vermelho e preto!
      VV!

  9. Etiene Falcão Says:

    Sêi Françuel, perfeita a leitura do jogo. Pedro Ken tá fazendo a diferença no meio campo. OS laterais fizeram dois golaços, Leo, cortando da direita pra esquerda; Mansur, da canhota pra destra. Em compensação, levaram um baile na defesa. Será que três zagueiros é a solução? Talvez no decorrer dos jogos.
    E sobre o Paraná, lhe digo que vi um time arrumado. Seguindo o rumo de Nei e Adoilson, acho que tem jogador bom no time que chegaria bem pra 2013.. O camisa 9 mesmo, independente dos gols, mostrou que conhece do riscado, bom jogador

  10. J Mocota Says:

    Meu povo, Meu povo, Meu povo…!!!

    Tem cabeça nova no GE…

    uashuashuashuashuashuashuashuashuashuash…

    http://globoesporte.globo.com/platb/ba-torcedor-vitoria

    Avante Leão!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: