OS DESTERRADOS TAMBÉM TÊM O DIREITO DE AMAR (Capítulo 5, versículo 113)

A sériie DESTERRADOS prossegue hoje com o relato do peregrino (e advogado nas horas vagas) Reinaldo Copello, que tem aplicado toda a fortuna dos honorários nos pedágios da vida. Às aspas..

“Moro em Feira de Santana, Bahia, a mais de 100 km do Barradão. Não é sempre que acompanho o time no Estádio, mas sempre que posso, vou. É muita gostosa a peregrinação até o Santuário. A palavra Peregrino vem do latim “per ægros”, “aquele que atravessa os campos”. É exatamente o tipo de torcedor que sou.

Para poder desfrutar esse privilégio, organizo minha agenda de compromissos, antecipando-os, a fim de me permitir viajar a Salvador. Não é incomum, no dia anterior ao jogo, varar a noite trabalhando. Quando não sou surpreendido por algo fora do script, no final da tarde do dia do jogo, sigo minha peregrinação ao Santuário, tal qual percorresse os “Caminhos de Santiago”.

Devoto que sou, também acompanho o Esporte Clube Vitória pelos diversos meios de comunicações e procuro me inteirar com amigos sobre o cotidiano do Clube. Sinto apenas uma frustração pelo fato do torcedor do interior do Estado ser menosprezado pela direção do Clube.

É notório que muitos torcedores do interior torcem por times do Sudoeste. No entanto, isso é razoavelmente justificado pelo fato de que esses clubes têm mais contato com eles do que os clubes de nosso estado. Não me venham dizer que é somente culpa da mídia, pois não é verdade, já que a diretoria não faz sua parte para atrair esse público. Mas isso é assunto para outro artigo.

No Santuário, já tenho companhia de meu pai e irmão. Botamos os assuntos em dia. Encontro amigos e faço outros mais. Sacaneio Alan Dellon e o bandeirinha que tiver trabalhando no jogo dos juniores. É uma farra. Daí é só aguardar o apito do juiz para o que interessa e comungar com toda torcida pelo triunfo do time naquela partida. O problema é o pós-jogo. Se venceu, o caminho é curto, mas se perdeu, muito mais longo.

Para descrever minha relação com o clube e o Santuário, roubo as palavras de Mario Quintana para expressar o turbilhão de emoções que experimento ao longo do dia: “somos donos de nossos atos, mas não donos de nossos sentimentos; Somos culpados pelo que fazemos, mas não somos culpados pelo que sentimos; Podemos prometer atos, mas não podemos prometer sentimentos… Atos são pássaros engaiolados, sentimentos são pássaros em vôo”.

É… Quando mudei de Salvador para Feira de Santana, pensei que meu amor pelo clube iria se apaziguar, mas não é que acabou acontecendo o inverso ?!”

Anúncios

6 Respostas to “OS DESTERRADOS TAMBÉM TÊM O DIREITO DE AMAR (Capítulo 5, versículo 113)”

  1. Silas Says:

    É realmente muito triste a marcha dos vencidos.

    Inda bem que a gente perde pouco no Barradão. Se assim não fosse, não sei o que seria de mim.

    Lembro, por exemplo, que em 2010, contra o Santos, só vim dizer a primeira palavra, depois que saí do santuário, na noite da quinta-feira…

    Abraços,
    Silas Lopes.

    • Rizho Says:

      Aproveite que vc mudou pra feira, Reinaldo e mude de time também. Bahia de Feira vai te dá mais alegrias. É o único capaz de ainda dar testa no Bahêa aqui no estado. Primeiro campeão baiano da década… Quem avisa amigo é!

      • J Mocota Says:

        Rizho, Mocota não entendeu a sua dica.

        Você mudou para Porto Alegre e agora é torcedor do Grêmio?

        Seria isso?

        Avante Leão!!!

      • Silas Says:

        Grêmio que, pelo visto, também é bom de dar de testa em sardinha.

        Aliás, dos três citados, alguém já perdeu pros itinganos esse ano ?

        Abraços,
        Silas Lopes.

      • Rizho Says:

        Já, meu caro. O Bahia-FS já, procure se informar melhor. Aproveite e pesquise também:

        Dos 3 citados alguém foi campeão esse ano? rsrsrs

  2. Rizho Says:

    Mocota,

    Posso mudar pra qualquer lugar do Brasil, do mundo, do universo digo mais, da Bahia, que ainda sempre serei Bahia.

    Quem torce pra time grande não precisa ter um time pra torcer em cada cidade!

    BBMP!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: