SOFRER TAMBÉM É MERECIMENTO

A mais sórdida pelada, ensinava o menino Nelson Rodrigues, é de uma complexidade shakespeariana. Um clássico, então, vixe dona maria. Sobre tão delicado tema, o mesmo anjo pornográfico, em sua melodramática grandiloqüência, costumava exemplificar com a seguinte hipérbole “O Fla x Flu começou 40 minutos antes do nada”.

E já que falamos da absolutez do nada, eu lhes asseguro: Nada, repito, nada se compara a um Vitória x Botafogo, clássico que envolve dois times que sempre adentram os gramados da vida e da morte com uma inquebrantável vocação para a infâmia – seja lá que porra isto signifique.

Mas, amigos de infortúnios, a verdade, esta menina traquina, é uma só: Quando estas duas centenárias agremiações diplomadas em matéria de sofrer se enfrentam, as mais terríveis tragédias gregas transformam-se em meras e apenasmente adocicadas sessões da tarde. Afinal, a peleja entre o Rubro-negro baiano e o Alvinegro carioca está para muito além do bem e do bem, com diria Zé bigode.

E anteontem não foi diferente.

As duas equipes, como sói, já entraram em campo com o gosto amargo de coturno de sargento no canto da boca, pois vinham de duas decepções dominicais. O Botafogo, após meter 1 x 0 no Fluminense, vacilou, entregou a rapadura e recebeu uma bordoada de quatro. Já o Vitória fez pior: conseguiu empatar em seu Santuário com o fraco time da sardinha.

E como tragédia pouca é bobagem, o autor do primeiro gol da partida foi exatamente o menino Elkesson, torcedor do Vitória, que, uma vez mais, não vibrou ao balançar as redes contra o seu Clube do Coração, se é que jogador de bola tem coração.

Pois muito bem.

Por mais contraditório que possa parecer, o referido gol foi comemorado por todos os torcedores do Vitória que têm um mínimo de conhecimento de causa sobre o clássico. Afinal, em se tratando de Botafogo, que precisava apenas de um empate em 0 x 0, sair na frente simbolizava a véspera do fracasso.

E não deu outra. Ou melhor, deu. E não deu, pois na última volta do ponteiro mais uma chibança digna da estupidez da labuta. Pênalti para o Vitória, expulsão de um jogador da Estrela Solitária e o Friedenreich lambuzado de dendê faz questão de transformar o goleiro Jefferson em herói.

Pausa para o intervalo e para o consumo de mais umas doses de canjebrinas e outras mumunhas não recomendadas pela Carta Magna.

Seguindo o roteiro de vingança pelo avesso, o responsável pela virada Rubro-negro no segundo tempo foi exatamente um ex-centroavante do Botafogo e torcedor declarado do time na infância: o atual técnico do Leão, Ricardo Silva.

Ao tirar Geovanni, que estava jogando pedra em santo (aliás, nem isso ele fazia), o Vitória, como diria os xibungos mudernos, ganhou uma nova dinâmica de jogo. Por volta dos 10 minutos e 37 segundos (não me perguntem o tempo exato, pois não uso relógio), o número 8 do Leão chamou a criança na chincha, meteu no ângulo e fez juz à bobagem que vou falar agora: Deixou de ser Pedro Ken e se transformou em Pedro Alguém. Golaço.

A partir de então, saio da terceira pessoa e informo que passei a torcer fervorosamente para que o Vitória não marcasse o segundo gol antes dos 44 minutos, pois tinha a convicção de que minhas 26 pontes de safenas não agüentariam o rojão.  Porém, o Vitória tem um estranho prazer em me sacanear. 20 minutos antes do previsto e combinado, Tartá mandou a criança novamente para o barbante.

Depois deste segundo gol, nada mais posso relatar, pois, assim como Manoel Bandeira ao ver Teresa pela terceira vez, percebi apenas que os “céus se misturaram com a terra e o espírito de Deus voltou a se mover sobre a face das águas”.

E assim será para todo o sempre, amém.

P.S.1 : O título desta homilia, publicada originalmente no www.impedimento.org , é uma homenagem a um mestre do Samba, Oscar da Penha, o glorioso Batatinha, sobre quem larguei uns two cents aqui nesta outra emissora.

Anúncios

20 Respostas to “SOFRER TAMBÉM É MERECIMENTO”

  1. Silas Says:

    Totalmente excelente, Franciel!

    E dê-se a seu Ricardo o que dele é. Já estamos nas quartas.

    Domingo, itinga será, outra vez, uma terra sem forma e vazia, com fé em nosso São Neto Baiano.

    Abraços,
    Silas Lopes.

  2. Mateus Borba Says:

    Ja li no Impedimenta, sensacional!

  3. edgar tolentino rodrigues Says:

    esse vicetorinha que e totalmente da bahia, só ganhou do horrendo botago porque o mesmo nada jogou, dai o vicetorinha se aproveitou quer ver e esse timeco de cana brava ganhar o bahiarcelona, eles os burros negro não tem time parea isso,. com esse tal de beto que deve ser filho0 de baiano não sabe nem chutar um penalti , simp0lesmente ecabroso horrivel vai seusa descamisados para as series b e c que e seu lugar

  4. edgar tolentino rodrigues Says:

    esse tal de silas lopes e mesmo um abe3stado só fala abobrinha na certa deve ser feirante da antiga agua de meninos.

  5. Etiene Falcão Says:

    maestro frança, um jogo samba exaltação .
    de prima as mal traçadas.

  6. Geraldo Says:

    Nada haver o que vou falar com este jogo, mas já estou com o meu troféu (ingresso) em mãos, paguei R$ 50,00 e tenho certeza que não vou me arrepender

  7. Marcio Melo Says:

    Quero ver agora a torcida do itinga sofrer “lá nas catacumba”.

  8. Paulo Figueirêdo Says:

    Esse chibungo deveria dizer logo os números da megasena acumulada !!! Ô sujeito mais descompreendido.
    A zebra existe no futebol e o que ocorreu contra o bostafogo do rio foi uma verdadeira quadrúpede pintada de vermelho e preto ao invés de brando e preto…
    Mas, futebol só termina quando o juiz apita.
    Vamos ver domingo quem leva essa porra !!!
    Saudações Tricolores. BBMPooorrraaaaaaaaaaaaaaaaa !!!

  9. Jair Porciûncula Says:

    Edgar Toletinho. Com o nome desses só poderia ser mesmo um jáhia de merda.

  10. edgar tolentino rodrigues Says:

    jair voce deve moratr nessa latrina que e o barralixo e respirar gases fetidos, afinal voce torce pro time do lixao es aterro sanitario voce deve ser mesmo um bosta.

  11. Silas Lopes Says:

    Fala sério… o que esses caras vêm fazer aqui ?! Meu são neto baiano… esconjuro, pé de pato, nenenzinho, mangalô três vezes! Vai de retro, coisa ruim!

    Deus queira que domingo a coisa seja como deve ser e que eles desapareçam duma vez dessa casa de família.

    Abraços,
    Silas Lopes.

  12. edgar tolentino rodrigues Says:

    silas lopes como eu havia dito voce e mesmo um abestalhado nada entende de futebol e so fala abobrinha voce deve ser um pessimo comerciante, sem c,erebro e muita falta de imaiginaçao, como ja havia os burros negros sao uns descamisados bora bahiarcelona

    • Silas Lopes Says:

      Parabéns pela primeira frase, cara. “como eu havia dito” foi um cacófato revelador.

      Abraços,
      Silas Lopes.

  13. Helder de Almeida Pires Caldas Says:

    Hoje, 13 de maio dia das mães, o time de Itinga dará o presente do dia das mães ao Vitória e, consequentemente, ficará 11 anos na geladeira, por enquanto.
    Vitória 2 a 0.

  14. edgar tolentino rodrigues Says:

    esse tal de silasfado lopes e mesmo um incompetente, não sa be discutir futebol, e vive falando lixo ou sseria aterro sanitario?, para que frequenta a casa das latrinas so pode ser mesmo ca~ça rato pois e o que não falta no barraloxão bora bahiarcelona

  15. Etiene Falcão Says:

    TIME VALENTE!! Com todas as falhas do goleiro e da defesa, não desistiu e lutou até o fim.
    Vamos Vitória, que venha o Curitiba.
    E no ano, quem ganhou o VIsa foi o VITÓRIA.

    • Rizho Says:

      Parabéns pra você.
      Nesta data querida.
      Muitas felicidades.
      Muitos vices na vida!

      Quem tá no jejum agora? Sou CAMPEÃO! Saudações tricolores!!! rsrsrs

  16. edgar tolentino rodrigues Says:

    parabens para voces meus caros viices, a sequencia de vices sewra eterne os nosso bahiarcelonas semp´re pondo na rodinha dos vices eu falei para voce minha sina sim meu vicio vice vumbora bbbbaaaahhhiiiiaaaarrrcccceeeelllloooonnnnnaaaaa.

  17. edgar tolentino rodrigues Says:

    parabens pra viceis nesta data querida muitas infelicidades muitos vices na vida bbbbbboooooorrrrraaaaa bbbbaaahhhhiiiiaaaarrrrrrccccceeeeeelllllooooonnnnnnnnaaaaa

  18. Oliver Says:

    Me digam ai se o jahia ganhou do Vitória esse ano??? que dia? quando?? aonde???kkkkkkk

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: