DESNECESSARIAMENTE DRAMÁTICO

 

Até o ano da graça d e 1958, o Brasil padecia daquilo que Nelson Rodrigues classificou de Complexo de Vira-Latas, a posição de “inferioridade em que o brasileiro se coloca, voluntariamente, em face do mundo. Isso em todos os setores e, sobretudo, no futebol”.

O dramaturgo desenvolveu tal tese por conta do maracanazo, aquela tragédia que jamais sairá da alma dos brasileiros. E o sacana dizia: “Nosso futebol tem pudor de acreditar em si mesmo. A derrota frente aos uruguaios, na última batalha, ainda faz sofrer, na cara e na alma, qualquer brasileiro. Foi uma humilhação nacional que nada, absolutamente nada, pode curar”.

Pois bem.

Para superar o drama, o técnico Vicente Feola (que, segundo as más línguas, gostava de dormir no banco) tentava incutir na cabeça dos jogadores que a conquista era algo fácil de se conseguir. E foi assim que, antes da partida contra a poderosa União Soviética, ele chamou Garrincha no canto e passou as seguintes instruções: “Você pega a bola e dribla o primeiro da defesa. Quando chegar o segundo, você dribla também. Aí vai até a linha de fundo, cruza forte para trás, para o Vavá marcar.” Com muito senso de humor, o anjo das pernas e juízo tortos respondeu:  “Tudo bem, senhor Feola, mas o senhor já combinou com os russos?”.

Pois muito bem.

Este espírito feoliano, de achar que tudo é fácil, continua a martelar a cabeça da torcida do Vitória, não importa quem seja o adversário. O juiz nem bem apita o início da peleja e a galera já começa a mostrar como é simples o caminho do triunfo. “Basta driblar todo mundo e colocar a  bola no saco”. O problema é que sempre nos esquecemos de combinar com os russos.

E, ontem, diante do brioso Feirense, não foi diferente. Todo mundo possuía a fórmula do sucesso – até mesmo o time. Assim, fomos para cima, driblamos os soviéticos de Senhor do Bonfim e  guardamos dois na sacola.  Uma beleza.

Bastava, portanto, voltar para o segundo tempo com a mesma pegada e a fatura estaria liquidada. A bem da verdade, nem precisava tanto, poderíamos até nos dar ao desfrute de cadenciar o jogo e etc e coisa e tals e esperar o ordinário do Arilson short apertado Anunciação decretar o fim da labuta.

Porém, a verdade é que o Leão não consegue entender a vida sem dificuldade. Tudo tem que ser numa agonia dos seiscentos DEMÔNHOS. Do nada, inventamos de transformara o mais ordinário baba num drama épico de botar Shakespeare no chinelo.

PUTAQUEPARIU MINHAS PONTES DE SAFENA!!!

Amigos infortúnios, em verdade lhes confesso: Durante os 45 do segundo tempo e os quatro e intermináveis minutos da eterna prorrogação, eu  vi a casa feder a homem. A sensação era que a tragédia iria dar o ar da graça a qualquer momento em edição extraordinária.

E tal disgrama só não aconteceu porque saquei do coldre meu último litro de cepacol e gritei: “Ricardo Silva, seu sacripanta, tire Rildo agora e coloque qualquer porra aí, senão este maluco vai enojar meu baba”.

Obediente, o nosso feola de plantão cumpriu a ordem e, a duríssimas penas, carimbamos o suado passaporte para a final. Porém, lamento informar à nação Rubro-Negra que perdemos uma peça importante.

Seguinte.

Este modesto e rouco locutor vai viajar para repor o estoque de Cepacol e não poderá orientar o time na quarta-feira diante do Botafogo. Portanto,  aumenta-se, de modo considerável, a responsabilidade de cada um de vocês.  Então, nada de espírito de vira-latas, mas também não adianta achar que tudo vai se resolver na fórmula feoliana.

Amém, rebain de fariseus ?

Anúncios

7 Respostas to “DESNECESSARIAMENTE DRAMÁTICO”

  1. valmerson Says:

    Isso mesmo Franciel, e agora é vencer do Conquista ou mais uma vez castigar aquele que outrora foi nosso rival.

  2. diego Says:

    vc ,franciel,não tem moral nenhuma pra falar do short apertado do juiz.aquela foto sua na fonte do cepacol prova isso.seu short é mais justo que o da moça do shortinho do gerasamba!
    ps sufoco do caralho!esse Vitória..
    VV!

  3. J Mocota Says:

    Parabéns pelo texto Franciel!!!

    Plac, Plac, Plac…

    A ideia é essa mesmo.

    —————————————
    Quando voltar da sua viagem traga uma lembrança para homenagear Ricardo Sila por colocar o Vitória em mais uma final (que redundância!)

    ———————————————-
    As duas semanas a seguir serão importantíssimas para o Vitória.

    Sem perder o senso critico, todo apoio ao trabalho de PCC será pouco.

    Avante Leão!!!

  4. Marcio Melo Says:

    Pode deixar seu França, quarta estarei no santuário trajando a minha camisa da sorte, aquela que nunca falha.

  5. edgar tolentino rodrigues Says:

    realmente o vicetorinha que e da bahia ´so vive na dramaticidade deveria sim fazer novelea mexicana, suou feito um jegue para ganhar do feirense, ainda sim com um gol impedido desse neto que deve ser filho de baiano. só assim mesmop ele se torna goleador do brasil, se ele jogar no sul maravilha não passara de um artilheiro lanterne ou seja o ultimo colocado. agora vicetorinha não se esqueça que irão enfrentar um time de verdade bbbbbbbooooooorrrrrrrraaaaaaaa bbbbbaaaaaahhhhhhheeeeeeeeeaaaaaaaa.

  6. Mirne Says:

    Com o glorioso Botafogo vcs vão levar é fogo no rabo, vai ser resto de leoa prå tudo quanto é lado…..iiiiiiiiiiihihihihhi

  7. Victor Linhares Says:

    Amém, disgraça!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: