Uma questão de perspectiva

Mesmo com o sol escaldante da Costa do Dendê corroendo meu parco juízo e deixando a minha mente mais obnubilada do que de costume (e olhem que nem contei com o auxílio luxuoso de algumas substâncias não recomendadas pela Carta Magna), desconfiei logo cedo que este último domingo, também conhecido como ontem, estava mais para Via Crucis do que para Páscoa.

E, para confirmar meus piores pressentimentos, o eixo da embarcação que me traria de volta à civilização, digo, à barbárie, se atracou com um toco de madeira por conta da maré baixa. Além do prejuízo financeiro, viagem adiada por, pelo menos, duas horas, segundo informação do marinheiro. E duas horas naquela região, amigos de infortúnios,  é uma eternidade, pois ninguém ali tem apreço a relógio – o que tem lá suas vantagens, mas não exatamente quando a quentura inclemente solar está dilacerando sua moleira.

Para acabar de fuder Moreré e uma banda de Monte Alegre,  o único cidadão que possuía uma lancha rápida no agora insalubre recinto não estava muito católico comigo porque, na noite anterior, cancelei um passeio de última hora.

E cancelo também aqui o relato das agruras, pois, se eu contar 12,4% dos meus transtornos, tenho a certeza de que o mais insensível doas ouvintes irá chorar, beijar meus pés e ainda me emprestar dinheiro para cortar o cabelo.

Como não tenho vocação para vítima, destaco apenas que, neste percurso infernal, enfrentei três trios elétricos tocando (tocando é um modo gentil de  falar) um pagodão dos seiscentos DEMÔNHOS na feira dos caxixis em Nazaré. E pior. Um trio evangélico largando a seguinte. “Eu nasci com o samba, com o samba me criei, mas Jesus me libertou“. Detalhe: em ritmo de samba.

Tal recepção sonora me fez tomar o rumo do Santo Antônio de Jesus, aumentando a viagem em mais de num sei quantos quilômetros. Outro detalhe:  num engarrafamento constante em todo o trajeto, coisa de fazer inveja à fila do Ferry Boat.

Pois muito bem, digo, pois muito mal.

Depois de chegar em casa mais quebrado do que arroz do Maranhão, busco alguma boa notícia com os amigos. E tento logo botar um pouco de entusiasmo, naquela batida do autoengano. “E aí, meu velho, o Vitória brocou de 2 x o e…”

O cidadão nem espera eu completar a pergunta e já começa as lamúrias. Diz que foi um dos piores jogos do ano, que isso, que aquilo, que aquiloutro. E o rol de queixas é tanto e tamanho que, diante do sofrimento dele em frente à TV, penso que meu calvário foi nada.

Aí, então, faz-se um estalo a La Vieira e confirmo que tudo é uma questão de perspectiva. Assim,  mudo de opinião até em relação aos nossos suplícios dominicais. Afinal, aguentar estas chibanças todas e ainda ter forças para continuar adiante num deixa de ser renascimento, uma celebração da Páscoa.

Anúncios

41 Respostas to “Uma questão de perspectiva”

  1. J Mocota Says:

    Prezados Franciel, Mateus Borba, Silas Lopes, Daniel, Ricardo, Anderson, Pedro…

    Mocota gostaria de saber dos queridos irmãos rubro-negros:

    – O que faz com que Ricardo Silva tenha esse aproveitamento tão positivo a frente do Leão?

    – Se Cecílio, Antonio Lopes, Geninho, Benazzi, Cerezo foram uma decepção atras da outra, será que…

    “Realmente, já passou da hora de darmos um chega pra lá no provincianismo ridículo e começarmos a valorizar nossa aldeia. É o momento de mandar pastar estes Zés Ruelas que ainda ficam falando em contratação de treinador/enganador do Sul e Sudeste do país quando aqui temos Ricardo Silva.” (by Franciel)?

    victoriaquaeseratamen.wordpress.com/2009/04/04/habemus-elenchus/

    Avante Leão!!!

    • diego Says:

      no caso de RS não é falta de ambição não.é frouxidão mesmo.
      todo técnico que sabe de sua própria qualidade quer treinar um time de futebol e não ficar à sombra de outro treinador.ele é covarde e acomodado.cada um faz da sua vida o que bem entende mas o ecv tem que dar o valor que ele merece,que no caso de RS,é de auxiliar técnico,nada mais.pra mim,nem de auxiliar ele deveria trabalhar no Vitória.
      o ecv poderia efetivá-lo e,caso fracassasse,mandava ele embora,como faz com qualquer técnico.DUVIDO que ele aceitaria..
      VV!

      • J Mocota Says:

        Diegão, só faltou responder:

        O que faz com que Ricardo Silva tenha esse aproveitamento tão positivo a frente do Leão?

        Você quer que Mocota desenhe? (rs!)

        Avante Leão!!!

      • diego Says:

        desenha aí,mocota..enumere as qualidades de RS e responda a sua própria pergunta.estou ansioso pela sua resposta.
        VV!

      • J Mocota Says:

        Então lá vai Diego,

        O bom treinador é aquele que consegue detectar o melhor esquema tático e a melhor estrategia para o grupo que tem nas mãos.

        Não é a toa que em uma única temporada Ricardo Silva colocou o Vitória em 03 finais.

        Não podemos esquecer que em 2009 de nove partidas ele ganhou 08 e empatou 01.

        Já no BR/2010 a falta de um matador e as vaias que saiam do mundo virtual direto para o Barradão, fez com que o time pecasse pelo alto índice de empates.

        Equipes que perderam mais que o Vitória (Galo, Atlético-GO e Avaí) permaneceram na Serie A e infelizmente o Vitoria caiu.

        Mocota já pode contar com o seu voto para Ricardo Silva? (rs!)

        Avante Leão!!!

      • diego Says:

        pode!desde que,se ele fracassasse novamente,(contribuiu,e muito,pra queda pra serie B) ele fosse desligado do ecv.readmití-lo como auxiliar,como sempre se fez,é um prêmio à incompetência.
        sem mais.
        VV!

    • Anderson Nunes Says:

      Caro Mocota

      Poderia elencar centenas de motivos para lhe provar por A + B ou B+A que este cidadão merece um lugar bem longe do meu leão. Mas como sei que é impossível lhe convencer do contrário vou apenas me limitar a comentar em cima dos seus próprios comentários.

      “O bom treinador é aquele que consegue detectar o melhor esquema tático e a melhor estrategia para o grupo que tem nas mãos.”

      Perfeita definição, com certeza isto é o que este entregador de camisas nunca teve nem nunca terá, pois da única vez que treinou a equipe não conseguiu implantar nada disto.

      “Não é a toa que em uma única temporada Ricardo Silva colocou o Vitória em 03 finais.”

      Campeonato Baiano durante os ultimos 11 anos o Vitória esteve presente em todas as finais e não conta. Nordestão foi tão forte quanto o campeonato de botão lá da rua onde nasci, no qual modéstia a parte fui campeão várias vezes. E a grande obra deste cidadão(segundo vc), Copa do Brasil o clube chegou até a final na base do chutão e na final de um campeonato um clube não dá um chute a gol, só vi isto com Barcelona x Santos na final do mundial que fez o Santos receber críticas de todas as naturezas. Mas aqui o sr acha que foi um grande feito.

      “Não podemos esquecer que em 2009 de nove partidas ele ganhou 08 e empatou 01.”

      Artuzinho teve uma sequência invicto muito maior que a dele e nem por isto é um bom treinador

      “Já no BR/2010 a falta de um matador e as vaias que saiam do mundo virtual direto para o Barradão, fez com que o time pecasse pelo alto índice de empates.”

      Eu assistir in loco e vi(mesmo contra minha vontade) a torcida apoiar os 90 minutos, perdendo jogos atrás de jogos e estádios lotados e apoiando. E o time durante todo o campeonato no SUPER ESQUEMA TÀTICO do entregador de camisas que era “Bicuda pra frente e vamos ver no que é que dar” E vc me vim com esta de vais do mundo virtual?? sinceramente tenha santa paciência de Jó viu!

      “Equipes que perderam mais que o Vitória (Galo, Atlético-GO e Avaí) permaneceram na Serie A e infelizmente o Vitoria caiu.”

      Pq será??? Um time com um treinador que “detecta o melhor esquema tático e a melhor estrategia para o grupo” (lembra que foi ele quem fez a pré-temporada e foi treinador durante 80% dos jogos do ano?) realmente deve ser por conta das “vaias virtuais” que aconteceu isto com o time.

      Mocota já pode contar com o seu voto para Ricardo Silva? (rs!)

      Se for para ele ir pra carniça de itinga pode sim. Faço campanha em trio elétrico se preciso for.

      • Silas Lopes Says:

        Colendos, aqui pra nós e o povo da rua, o homem não é um deus e nem é um diabo. Não é nenhum mourinho, nem tampouco um lula pereira. O seu Ricardo tem todos os méritos e deméritos de um treinador mediano, com o diferencial positivo de que conhece, reconhece e representa o Vitória mais que qualquer outro disponível no mercado e com o diferencial negativo de não ter experiência, traquejo e nem a modernidade dos seus concorrentes à vaga. Tudo bem que o nordestão foi uma brincadeira, o baiano um costume e a copa do Brasil um acaso. Ops, alto lá! Dizer que chegamos lá, na base do chutão, é, pra dizer pouco, uma injustiça. Quem viveu e viu se empolgou com a limitada meia cancha que mordia mais que adolescente em primeiro beijo. Não tinha brechas na frente de zaga e o time era de uma vontade e polivalência que eu não vi nem no belo rosto sujo de grama do saudoso (???!!!) Marcelo Heleno e nem nos cabelos de Adoílson, ao qual, até hoje, Franciel presta homenagem estética. A vontade, a disciplina tática e a compactação que RS impôs ao meio do Leão, é coisa, até hoje, não igualada por aqui. Sobre a final, se é verdade que o time não tomou 8 por algum milagre, é verdade, também, que só não saímos só no 1×0 por um outro milagre, que foi aquele gol de falta todo nada a ver, nos estertores da luta. E, em todo caso, foi como era pra ser. Tudo bem que Junior deveria ter jogado ao invés de Schwenck (bate na madeira), mas, mesmo que o time tivesse ido pra cima, como todos gostaríamos, muito dificilmente a coisa por lá teria sido melhor. Pra comparar com o Santos x Barça, eles tomaram 4 em jogo único, nós, 2, em jogo de ida…
        Enfim, Ricardo Silva é um treinador ruim, e só não é pior do que todos os outros que time tem pretensão de contratar…

        Abraços,
        Silas Lopes.

  2. Paulo (@PFigueiredo1957) Says:

    Pois é… temos bons treinadores mas o amadorismo e o provincianismo não deixam os caras trabalharem nos nossos principais clubes.
    O Ricardo Silva vinha fazendo um bom trabalho e foi crucificado porque perdeu um título que era muito difícil de ganhar em função do adversário ter um elenco melhor, mas…
    Acho, apesar de não ser torcedor do vicetória da bahia, que o Ricardo Silva é sim uma ótima opção para o final do campeonato baiano e, talvez, muito apropriado para a série B.
    Falar nisso, quem sabe aonde anda o Péricles Chamusca ?
    Saudações Tricolores !!! BBMP

    • Ricardo. Says:

      Olha o Paulo, ta mais educado… Que beleza!
      Assim você é bem-vindo, sardinha.

      Franciel, retroceder nunca, render-se jamais.
      Sua saga (Via Crucis) pelo menos serve pra inspirar sua literatura.

      • Paulo Figueirêdo Says:

        Gentileza que gera gentileza !!! Baixaria não !!! Boa Sorte meu amigo Ricardo.
        Saudações Tricolores !!! BBMP

    • diego Says:

      o que significa BBMP!?já ouvi dizer que no asilo que vc mora significa:
      -Bora babá,meu pinico!
      VV!

      • Juvenal Says:

        Significa “Bora, Bahia, minha porra!”. É o grito dos sofredores implorando por uma esporrada na cara.

      • Paulo Figueirêdo Says:

        Você é o símbolo de um ignorante !!! Esse é o tipo de baixaria que eu não respondo. Vá se catar ordinário !!! BBMP BORA BAHIA MINHA PORRA !!!! CAMPEÃO BAIANO 2012 !!!

      • Paulo Figueirêdo Says:

        Vocês são o retrato da baixaria que existe na torcida do Vicetória da Bahia.
        Por isso que o time de vocês tá na merda que tá !!!
        Quanto besteirol !!!
        BBMP

      • diego Says:

        já tomou a sopinha!?a babá já levou o piniquinho!?tá na hora de dormir e sonhar o mesmo sonho que já se repete há mais de dez anos..
        VV!

      • Anderson Nunes Says:

        BBMP -> Bando de Bichas Moradoras do Pinicão

    • Silas Lopes Says:

      A propósito, Pequinho tá treinando o Al-Jaish (acho que é assim que escreve), do Qatar, onde jogam Anderson Martins e aquele Marcone que passou por aqui lá pelos idos de 97, 98… Abs, SL.

  3. Silas Lopes Says:

    Seu Mocota, aqui tens um ferrenho defensor do seu Ricardo. Já disse, inclusive, que prefiro ele à maioria dos que se ventila. Assevero, contudo, que o moço, sozinho, não faria é coisa nenhuma. Digo, ele entende de time, de treinamento, de tratamento, de motivação e tudo mais, mas, futebol mesmo, aquele que se joga com pé, cabeça, peito e um pouquinho de inteligência, não é especialidade da casa.
    No caso, acho que, pela primeira vez, o Vitória tinha que contratar um bom auxiliar, meio que pra fazer o papel do Jorginho da era Dunga, o Parreira da era Zagallo… Com estrutura, segurança e um bom time, acho que Ricardo faria maravilhas, no estilo jogar no esforço e ganhar de um a zero, o que, presse ano, taria ótimo.
    A outra opção, ao contrário do que pensam nossos dirigentes, a meu entender, é pegar um cara tarimbado em série b e que ande com a crista baixa, a exemplo de seu Vadão, com quem já subimos uma vez ou seu Paulo Silas. Pegar um desses meninos que, depois de errarem quinhentas vezes, acertaram um ou outro prodígio aqui ou acolá, como Jorginho, Waldemar Lemos e cia iltda, é dar sopa pro azar e fazer um novo dedinho cecílio, que foi quem botou meu baba finalista da copa do Brasil, pra cair pra série b.
    Sobre a vida, seu Franciel, pior que sofrer de amor é não ter amado, assim como pior que pegar engarrafamento na volta da ilha é não ter tido sequer um chumaço de água salgada por sobre o corpo nesse imenso feriado ensolarado…

    Abraços,

  4. Mateus Borba Says:

    Nada contra Ricardo, mas ele já provou não ser um bom técnico, só isso.

    Ótimo agregador, bom de grupo, de conversa, de união, de dar entrevista, yada yada yada.

    Ruim de variação tática, de treinamento técnico, de substituição e por aí vai.

  5. Augusto Says:

    É, Franciel, tudo é uma questão de perspectiva. Se pensarmos, por exemplo, que o técnico do Vitória poderia ser mocota, Ricardo Silva é uma excelente opção. Mas só nesta hipótese.

  6. André Dantas Says:

    Eu não sei porque porra quando coloquei seu blog nos favoritos do lado ficou aparecendo uma bandeira dos EUA… Puta que pariu o mal gosto. Tem como mudar essa chibança, seu Francis?
    Bandeira dos EUA em minha casa tem tanto direito de entrar como bandeira dos sardinhas!
    Abraços.
    P.S. Naquele campo de Juazeiro nem Messi consegue jogar bola! Par você ver, nem Neto “Artilheiro das Américas” Baiano, que é melhor que Messi, conseguiu jogar!

  7. Idson Carvalho Says:

    Ricardo Silva tem que sair do leão…. Basta.. rsrsrsrs.

  8. Silas Lopes Says:

    Senhores, demos a Cesar o que dele é. Ricardo levou a limitada armada de brancaleone saudada pelo melhor texto que já li, do senhor Franciel, a um estágio de bola que só o Santos de Neymar, a duríssimas penas, pôde superar. Como lembrou o polêmico (e quase tão chato quanto eu) Mocota, trabalho de treinador, no Brasil, se mede por aproveitamento, e, em aproveitamento por aqui, ninguem superou o coração de leão, que, além de rubro-negro, se mostrou leal.
    A propósito, Diego, os dois Jorginhos que hoje tão em alta, como treinadores, chegaram a negar propostas pra treinar, preferindo continuar auxiliando, até se sentirem preparados. Assim também com Guardiola, que não quis sair da base do barça pra treinar a Juventus, até estar preparado pra virar treinador. Ricardo negou propostas, porque se sabia ainda em preparação, sendo certo que é no Vitória que ele ficará pronto, dês que este lhe ofereça um auxiliar respeitável.
    Lembremos, ainda, que nossas melhores campanhas de ultimamente, foram com treinadores menos festejados, como o desprestigiado Fito Neves (93 – 2º na série A), o então iniciante Toninho Cerezzo (99 – 3º na série A), Agnaldo Liz (04 – 4º na copa do Brasil) e Ricardo (10 – 2º na copa do Brasil).
    Abraços,
    Silas Lopes.

    • diego Says:

      o que vc disse a respeito de auxiliares que se transformaram em técnicos é parcialmente verdadeiro mas é um bom argumento.lembro que jorginho(lateral da Seleção) treinou o América do Rio e,cá pra nós,muito técnico renomado aceitaria ser auxiliar numa Seleção Brasileira.o outro jorginho,assim que fez um bom trabalho no palmeiras,iniciou sua carreira de treinador.ederson moreira idem.e tantos outros.apesar de seu argumento ser bom,o refuto em relação à Ricardo Silva.este conseguiu ser finalista da Copa do Brasil(feito que muitos técnicos de nome não conseguiram) e mesmo assim,preferiu continuar como auxiliar do ecv.o cara foi campeão baiano,do campeonato do nordeste,finalista da copa do brasil.portanto,é um técnico pronto.sabe qdo ele vai se sentir pronto!?qdo o ecv o mandar embora.mesmo assim acredito que ele seguirá carreira de auxiliar em outro clube.ele,pra mim,é covarde e acomodado.
      não quero um cara com esse perfil pra treinar meu time.
      valeu!
      VV!

      • Silas Lopes Says:

        É complicado, meu velho. Em qualquer lugar do mundo, um funcionário que recebe convite pra mudar de firma, num cargo mais alto, ganhando maior salário, mas escolhe ficar, é reconhecido pela lealdade, mas, aqui, no Vitória, o é pela covardia…

        Dizer que não quer Ricardo treinando o time é uma opinião razoável. Escrachar o cara e dizer que quer ele fora daqui a qualquer custo, a meu ver, é, no mínimo, ingratidão.

        E, pra encerrar, reitero que um povo que não reconhece os heróis passados, mesmo os limitados, provavelmente não terá heróis futuros.

        Abraços,
        Silas Lopes.

      • diego Says:

        vc encerrou daí e eu vou encerrar de cá.RS tem lugar cativo na história do ECV pois levou o time à final da Copa do Brasil.assim como Cerezo,que levou o ECV à semi do Brasileiro de 1999.a maioria da torcida não quis mais Cerezo e não quer Ricardo Silva.somos gratos a eles mas,lugar cativo,como falei acima,só na história,que já está de excelente tamanho.precisamos abrir espaço para os heróis do presente.
        valeu,silas!
        VV!

      • J Mocota Says:

        Êpa seu Dieguito (Maradona?)!!!

        Fale por você. Mostre uma enquete da internet onde o nome de Ricardo Silva tem essa reprovação toda.

        Mocota fez questão de ligar para os torcedores do Vitória conhecidos que moram em Vitoria da Conquista, Paulo Afonso e Salvador e TODOS acham Ricardo Silva uma das melhores alternativas.

        Você tá pensando que toda a Nação segue esta filosofia onde ficou estabelecido que se o Vitória ganhou com Ricardo Silva foi por que o outro time deixou?

        Releia os textos de Valmerson, Franciel e de Larissa de 2009 até a final da Copa do Brasil/2010 e veja se Ricardo Silva é essa caniça toda que pregam por aí.

        Avante Leão!!!

  9. elmo Says:

    Eu adoraria que RS pegase seu bonê e fosse pro raio que o parta! Esse cara é muito escroto e ninguem fala isso, quando Esperimentalgiani saiu do Vitoria em 2009 elogiou muito o trabalho dele e ele deu na epoca declaração sendo contra a improvisação, preferindo escalar jogador da posição, agora na saida de Cerezo ele disse em entrevista depois do jogo que jogou o 1° tempo contra o Juazeiro com o esquema 4231, que o time vinha jogando e no 2° tempo mudou pro 442, e foi justamente ai que o time ganhou, pra quem sabe ler nas entrelinhas ele usa o técnico anterior de escada pra subir, sabe exatamente o que incomoda os jogadores e muda pra fazer moral com eles, só que isso só da certo em algumas rodadas, depois fica faltando mais conteúdo.

    A proposito, sou contra a vinda de Carpegiane, esse ja deu o que tinha que dar por aqui. Pq o Vitoria nem tentou Caio Jr? Gosto do jeito que os times que ele arma joga, tem aver incluse com a historia do nosso time, futebol ofensivo e com velocidade.

    SRN

  10. Canijah de Moreré Says:

    Meu amigo Fracionaldo, por mais que tenha sido demorada a sua viagem de volta , não tão morosa como foi a utilização do apito de Glaidson Oliveira para dar fim a uma partida de futebol!

  11. edgar tolentino rodrigues Says:

    semre digo e repito mais uma vez a sigla msmv quer dizer, minha sina e ser mesmo vice, ao contrario de bbmp, siginifica bi bi minha primazi, estas sim são letras´para quem tem estrelas. bbmp

    • Silas Lopes Says:

      Amigão, pra que a sua explicação de sigla fizesse algum sentido, o epíteto deveria ser MSSMV. Foi mal. Como diria o poeta, “tente outra vez…” Abs, SL.

  12. edgar tolentino rodrigues Says:

    a sigla deveria ser mssmvv, mesma sina sim memos vicio vice

    • Silas Lopes Says:

      Vai me desculpar, prezado, mas suas palavras são ininteligíveis. Ademais, sugiro o incremento de uns sinais ortográficos, que dariam maior lisura ao texto. E, finalmente, vai procurar uma coisa útil pra fazer, ao invés de ficar aporrinhando os outros com inutilidades, meu velho.
      Em tempo, ouvi dizer que abriram um campeonato de totó em Itinga e não houve nenhum candidato inscrito. Inscreve um time e põe o nome do seu time e uma sardinha, como mascote. É a grande chance de, sem adversários, ganhar o primeiro título de vocês nesses últimos 11 anos.

      Abraços,
      Silas Lopes.

  13. edgar tolentino rodrigues Says:

    M S S M V V A NOVA SIGLA DO ESPORTE CLIBE VITORINHA DA BAHIA MESMA SINA. SIM, MESMO VICIO. VICE

    • Silas Lopes Says:

      Tá vendo só, um pouco de ajuda e estudo e você chega lá, cara. Agora troque o último ponto por um sinal de dois pontos. Ficará mais coerente com o que você quer dizer. Ahh, a propósito, não tem graça e nem é autêntico nem nada… Abs, SL.

  14. edgar tolentino rodrigues Says:

    meu caro silas, não esqueça os 44 anos sem ganhar nada, voçes remaram muito em barca furada, com o tricolor na area não tem parada. tchau vicetorina que e da bahia ou seria vitoria de santo antão ou vitoria do espirito sanro. cruz credo chega desse nome pavoroso.

  15. edgar tolentino rodrigues Says:

    e ai silas gostou da minha aula esportiva? aposto que voce como torcedor do burro negro não sabia dees detalhe. pense um pouco e adquira alguma sabedoria para duelar comigo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: