A culpa não é (só) do mordomo (Volume 2)

Um dos melhores lugares para se conhecer a alma dos brasileiros é a fila de banco. Naquele espaço-período que nos separa do atendimento parece que vai explodir a vingança contra os opressores. Afinal, enquanto esperam, as pessoas desfilam uma fúria cívica dos seiscentos DEMÔNHOS.  Todos ali estão cientes dos seus direitos. Xingam, berram, reclamam, revindicam e fazem exigências como se a revolução estivesse à espreita e fosse dar o ar da graça a qualquer momento em edição extraordinária

Porém, ai, porém, (alô, Paulinho da Viola!) a indignação nestes recintos insalubres é estéril, pois o alvo da ira santa e insana está sempre no andar de baixo. Nunca é aquele que merece. O culpado, na ótica da turba ignara, é somente o  Caixa de Óculos, que é lerdo e cego, ou o Office Boy da frente, que trouxe infinitos e desnecessários documentos. Às vezes, praguejam também contra os mendigos ou pivetes que ficam na porta dos estabelecimentos. Enquanto isso, os banqueiros riem e seguem cometendo todos os delitos sob a proteção da legislação. E a questão brechetiana prossegue insolúvel: “O que roubar um banco em comparação com  fundar um ?”

Mutatis mutandis (recebam, acomodados, um latinismo na torácica), o mesmo se aplica às arquibancadas da vida e morte severina. A culpa é sempre do técnico, que é burro, ou do jogador, que é barqueiro. Enquanto isso, os cartolas desfilam impunemente.

Bom.

Todos estes filosóficos prolegômenos são apenas para explicar os porquês de eu não ter seguido o grito da galera na hora do “Fora, Cerezo”, na fatídica e insossa apresentação de ontem à noite diante do ECPP. E silenciei não porque ache que o técnico esteja desenvolvendo um excelente trabalho. Ao contrário. Já o denunciei aqui várias vezes, seja por falta de comando, ou por pirraças pueris, como manter no time aquele homem chamado preguiça, que atende pelo nome de Lúcio Flávio.

No entanto, a verdade que salva e  liberta é uma só. Silencie, principalmente, porque, neste instante, xingar técnico  é novamente transferir a culpa para os subordinados e legitimar a atuação dos verdadeiros culpados. O alvo, o problema, amigos de infortúnios, está no andar de cima. A esculhambação que impera nas quatro linhas e na casamata é reflexo da (falta de) atitude e  (da falta) do planejamento da direção.  Sim, porque uma gestão que troca de diretor de futebol como a moça do Gerasamba troca de shortinho passa para os outros setores da instituição a imagem de descontrole, de vulnerabilidade ou coisa pior.

“Ah, Sêo Françuel, mas  por que o senhor e seus amigos também não fazem algo para tentar ajudar, invés de só criticar?”, pergunta-me a moça do shortinho Gerasamba, enquanto troca de indumentária uma vez mais.

E, como sói, eu respondo. Com fatos.

Seguinte.

No último sábado, por exemplo, minha comadre,o Esporte Clube Vitória realizou um evento sobre Planejamento Estratégico. Pois muito bem. Ato contínuo à divulgação, o MSMV enviou um ofício formal, reivindicando a participação no evento por entender que o tema era (e é) de extrema relevância para o futuro do Clube. Como resposta, o ECV largou a seguinte mensagem. Às Aspas. “Conforme contatos mantidos com Dr. Rodrigo Santos, consultor contratado para conduzir o processo de reestruturação Organizacional do Esporte Clube Vitória, nos foi informado que o evento é exclusivo para: DIRETORES, MEMBROS DO CONSELHO FISCAL E DE ÉTICA E GESTORES CONTRATADOS DO CLUBE. Dr. Rodrigo Santos informou ainda que posteriormente haverá eventos destinados a conselheiros e sócio”.

Apesar de entendermos que poderíamos contribuir de modo efetivo, nós, coordenadores do Movimento, achamos a justificativa plausível. O que não foi plausível, nem aceitável, foi ler três dias depois na página oficial do Clube que também participaram do evento “representantes da imprensa e de segmentos organizados da torcida rubro-negra”

É graça uma porra desta?

Quer dizer que os conselheiros eleitos (nem questiono a eleição dos mesmos agora, pois já é matéria vencida) não são nem convidados a participar; quer dizer que uma entidade como o MSMV, que representa uma parcela expressiva de torcedores e sócios, é limada, excluída do processo, mesmo demonstrando interesse, mas setores da imprensa e representantes de segmentos organizados da torcida participam de algo que era  somente para DIRETORES, MEMBROS DO CONSELHO FISCAL E DE ÉTICA E GESTORES CONTRATADOS DO CLUBE?

Francamente. Não será a saída apenas de Cerezo que vai resolver o problema do NOSSO Vitória.

A culpa, amigos, não é só do mordomo

P.S Eis abaixo o linque para o texto inicial sobre mordomos e culpas. A questão denunciada na ocasião, o nefasto tratamento que era dado aos sócios do SMV, foi razoavelmente equacionada.

https://victoriaquaeseratamen.wordpress.com/2010/03/13/a-culpa-nao-e-so-do-mordomo/

Anúncios

19 Respostas to “A culpa não é (só) do mordomo (Volume 2)”

  1. oxaguiam Says:

    Pois é, Seu Francis… Quisera eu que o problema fosse Cerezo – seria fácil e rápido de resolver. O mal é que o problema é quem deveria resolvê-lo. Isso é pior que um círculo vicioso!
    Quanto ao tratamento dado ao MSMV não me surpreende. O que uma instituição nascida democraticamente e para a democracia faria numa reunião de planejamento estratégico do Vitória? Seria um estranho no ninho. Essas reuniões são feitas para os “donos” do clube e sua claque.

  2. J Mocota Says:

    Franciel, meu filho, se ligue nesta mocodica:

    Faça o contrario.

    O MSMV organiza um evento que tenha um objetivo muito proveitoso para o clube e convida a diretoria, imprensa, autoridades e artistas rubro-negros.

    Não esqueça no evento de tentar fechar algumas parceiras.

    De nada.

    PS – Se você não solicitar uma belíssima ARENA RUBRO NEGRA, na Paralela, faturando 24 horas por dia, você vai ser o maior cheiro mole das galaxias.

    Avante Leão!!!

    • Pedro Ribeiro Says:

      Mocota, para não usar outro adjetivo, vou dizer que você é engraçado.
      Vi aqui você reclamando que o MSMV que não procura a diretoria (O que é uma mentira, pois o Movimento está sempre sugerindo e já conseguiu estabelecer um diálogo, que eles nem queriam).
      No entanto, Franciel Cruz faz este texto mostrando de modo concreto e contundente o descaso da diretoria em relação à participação de quem quer ajudar – aí você, em vez de reconhecer que a diretoria agiu e age muito mal, aparece para dizer o que o MSMV deve fazer.
      Francamente…
      Agora entendo porque todos que se pronunciam aqui é pedindo para você não lhes dirigir a palavra. Você não quer dialogar nem construir nada, só quer tumultuar e provocar diversionismo.

      • J Mocota Says:

        Caro Pedro Ribeiro, entenda.

        Juvenal era muito amigo de Mocota. O problema foi que Juvenal foi cornetar Bida.

        Juvenal garantiu que Bida seria dispensando no final do contrato. Mocota garantiu que seria bem vendido.

        Nessa brincadeira Mocota ganhou uma caixa de cerveja na aposta e Juvenal ficou de calundu.

        Fazer o que?

        —————————————–

        Pedro, o evento foi elaborado por uma consultoria. Quem tem que ser questionado é o consultor e não Alexi Portela.

        Você esqueceu que o MSMV e muitos torcedores cobram que Alexi delegue poder e não controle ou interfira em diversas áreas do clube?

        Agora será dois pesos e duas medidas?!

        Alexi não presta por que deixou conselheiros interferir no trabalho de Chumbinho.

        Agora, Alexi tem que se meter no trabalho de Rodrigo para atender a solicitação do MSMV?

        Mocota jura que não consegue entender essa postura…

        —————————————————-

        Parabéns ao MSMV pela iniciativa de demonstrar que estão a fim de colaborar com a direção. O primeiro passo foi dado.

        Marquem um novo encontro com a direção e deixem bem claro que agora além de cobrar, estão afim de colaborar com propostas auto sustentáveis.

        Na última reunião só chegou cobranças e isso fica caracterizado como estrategia politica de oposição.

        Um movimento democrático, na opinião de Mocota, além de clamar por democracia, também tem que colocar a mão na massa.

        —————————————————————-

        Mocota entende assim:

        Alexi contratou Newton Drummond.

        Newton Drummond (e alguns conselheiros) montou uma equipe aprovada por Mocota, Mateus Borba, Franciel e grande parte da Nação.

        Se o time não deu liga?

        A CULPA É DO MORDONO pelo time está oscilando tanto!!!

        PS – Alguém quer apostar uma caixa de cerveja que com Carpegiani ou Ricardo Silva este elenco consegue trazer muita alegria para a grande Nação Rubro-Negra?

        Avante Leão!!!

      • Silas Lopes Says:

        Senhores,

        Insisto no meio termo.

        Seu Mocota,

        1 – a coisa não é tão simples. Cerezo não errou na armação do time, errou em se voltar contra este. Futebol é coletivo e ninguem ganha sozinho. Nisso a direção deveria ter intervindo pra tentar fazer pontes e pazes;

        2 – Não dá mesmo pra entender o troca-troca de diretores de futebol, o que está além da mordomia e interfere na continuidade do trabalho;

        3 – Dessa vez, a direção errou feio a dizer uma coisa a chico e outra a francisco. Não é o consultor que convoca parte da torcida e diz não a outra, engabelando essa última com solilóquios. De fato, é preciso convidar os cabras pruma conversa, informando que o que fizeram foi feio. Em todo caso, você nada disse sobre a advertência do Franciel, no sentido de que esse blog é um palco de resenha e não de promoção e debate do MSMV, para o quê, aliás, há campo específico e fecundo, a saber, a tal lista de debates do movimento. Porque você não passa a frequentá-la, ao invés de polemizar, sempre, por aqui ?

        4 – Porque a fala sempre em terceira pessoa ?

        Pedro Ribeiro,

        De fato, concordo que o colega acima anda defendendo de modo muito ferrenho o lequinho portela, o que causa alguma estranheza e até meio quilo de graça, mas acho que ser receptivo às críticas, ainda que já chateado com elas, é o melhor caminho pra se tirar proveito das tais. O contrário só dá-lhes força.

        Abraços,
        Silas Lopes.

  3. Duilio Camardelli Says:

    Franciel, bom dia e SRN!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Quando não formos convidados, vamos invadir e dar uma rasteira(aquela de capoerista)no mordomo, rsrsrsrsrsrsrsr.

    Abraços.

  4. Janjão de Aratuípe Says:

    Gritei com cerezo umas duas vezes quando o jogo estava um a zero, pedindo alteração. tava na cara que o time precisava mexer para não tomar o gol… tinha muita gente em campo que merecia sair, mas francamente, olhando pro banco de reservas, não tinha ninguém que merecesse entrar. Por isso, acompanhando o relator não gritei “fora cerezo”. o problema, de fato, está mais embaixo, ou melhor, está mais em cima…

  5. Anderson Nunes Says:

    Concordo com o xerife Duilio. Porém infelizmente teremos que esperar até o dezembro/2013. Para expurgarmos estes canalhas que não enjoam de humilhar e maltratar o nosso glorioso clube.
    Enquanto isto vamos aumentar a cada dia nossas forças, pois a batalha será grandiosa e teremos que contar com um exército cada vez maior e organizado.

    Vamos lá!!!!!

  6. Mateus Borba Says:

    Franciel, eu entendi o que você falou (escreveu), e que os objetivos nesse momento são bem maiores e a longo prazo, que a diretoria (em caixa baixa, maestro) não pára de dar sinais de incompetência etc caixa de fósforo.

    Porém, ai, porém, (ontem) foi um caso diferente. Não tiro a razão de quem reclamou ao fim do jogo (eu sei que você também não fez isso), e eu até poderia me juntar ao coro e xingar Cerezo, Maia, Romário, Saci, Cerezo de novo, Rodrigo e o escambau. Não o fiz (tanto) porque a senhora minha mãe estava do meu lado.

    Pois bem.

    O seu texto foi bem característico da sua visão em perspectiva, que você tanto falou esses dias, mas, dentro do campo, a questão é simples e plana, senão vejamos:

    Cerezo foi contratado no início do ano, pode escolher certos jogadores, definir quem ficaria e quem iria embora. Fez pré-temporada com esse grupo. Treina (será?) com esse time todos os dias. Analisando individualmente (como você mesmo já fez esses dias), o time não é ruim. Pelo contrário. Então como explicar um time que não tem uma única jogada ensaiada? Um time onde os laterais não marcam nem atacam? Ontem foi ridículo ver avenidas livres nas laterais, e os malditos ficarem com medo (medo!) de subir. Como explicar um time que (ainda) depende de Rildo? Que não chuta a gol? Que não agride? Que toca a bola de lado, e só isso? Que entra em campo com 4 volantes? E essa putaria do goleiro? Falta bolas ao Cerezo pra dizer que Douglas é (está) melhor e ele é quem vai jogar? E Lento Flávio, quem explica? Qual é a tática do Vitória? Qual é o esquema? E as substituições padrão, trocando seis por meia dúzia, em todo santo jogo?

    Enfim, temos dois problemas no momento. Além do antigo, de sempre, temos esse outro, de algum tempo: não temos técnico, temos um clássico entregador de camisas.

  7. Caio (@ICaioI) Says:

    Finalmente demitiram o sacana seu França! Eu sei que não muda muita coisa com relação à diretoria mas acredito que finalmente contrataram um diretor de futebol que preste e (quem sabe, não custa nada sonhar) dessa vez acertem na contratação do técnico.

  8. edgar tolentino rodrigues Says:

    uaì, FOI A CEREZZO DO BOLO QUE ESTRAGOU8, OU FOI8 A UVA QUE AZEDOU?, TALVES AMBOS O NEGOCIO E VOLTAR PARA TOKIO PORQUE LÁ COM OS OLHOS FECHADOS TODO MUNDO E CRAQUE, THAU TONINHO VOLTE SEMPRE QUE PUDER E SENTE NA CADEIRA ABAIXO DA A

  9. Tricolor bi campeão Brasileiro Says:

    Rapaz, como é bom ler um texto bem escrito. Aliás, gozações à parte, o que me faz frequentar esse blog de serie B é a escrita de serie A A A A do autor! Salve a língua pátria bem escrita!

    OBS.: Em tempos de discussão de paz entre as torcidas, iniciarei uma campnha em solidariedade a vcs: Volta Arthurzinho!!! Assim, as coisas ficam mais ou menos equilibradas. Nós, com o Rei de Roma; Vcs, com o Rei Arthur!

    • diego Says:

      é bom,né!?temos sorte de ter franciel do nosso lado.seus textos são fantásticos!a Ceréi C nunca saberá o que é isso.vc tem que se contentar com esses textos em alto nível falando do ECV.falar do Jahia!?só se for pra sacanear.meus pésames.
      VV!
      Em relação ao Rei Arthur,vai tomar no cu!

      • J Mocota Says:

        Calma Diegão…(rs!)

        Vamos tentar manter um clima onde seja possível discutir a volta da paz nos ba x VI’s. Concorda?

        ————————————–

        Quanto a sua pergunta sobre o porquê que Ricardo Silva não deixou o Vitória quando teve propostas, aí somente RS poderá lhe responder…

        O que Mocota pode afirmar é que nesses últimos 15 anos ele foi muito útil.

        Seja como olheiro, auxiliar técnico, interino ou treinador efetivo.

        Para você ter um pequena ideia, de Dez/2009 para cá, o único treinador que Fabio Monteiro indicou e que conseguiu conquistar 02 títulos pelo Leão, foi Ricardo Silva.

        Você acredita numa coisa dessa?

        Avante Leão!!!

      • diego Says:

        nao tenho paciência pra torcedor de itinga bagunçando em ambiente rubronegro.se ele tá aqui,sacaneando, é pq gosta de ouvir.violência verbal faz parte do JaVi,mocota.hehehe!
        em relação a RS eu vou te responder:
        ele não saiu do ECV pra seguir carreira de treinador pq ele sabe de suas limitações.melhor o certo(mesmo que o salário seja bem mais baixo) do que o duvidoso.ele está acomodado no seu cargo tal qual um servidor público.definitivamente,para mim,ele não tem que ser técnico do ECV.
        VV!

      • Augusto Says:

        Assino em baixo …

      • J Mocota Says:

        Que filosofia essa sua hein Diegão?!

        Quer dizer que no seu dicionário ambição e qualidade tem o mesmo significado?

        Uma pena…

        Avante Leão!!!

  10. deividluduvico Says:

    Plac, Plac, Plac…

  11. Humberto Sampaio Says:

    Se a resposta da diretoria, negando a participação do MSMV no encontro, foi oficial, como creio que tenha sido. Acho que cabe um processo judicial contra a direção. Franciel, quem não vai no diálogo, vai na Lei.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: