Inversão de valores é uma praga pior do que a saúva

Conforme já sabe a culta audiência que sintoniza nesta emissora, a saúva foi descrita assim pelo botânico Auguste de Saint-Hilaire: “é a designação comum aos insectos himenópteros, da família dos formicídeos, género Atta Fabr., distribuído por todo o Brasil. As saúvas são cortadeiras e carregadeiras, utilizando as folhas cortadas e outras substâncias para cultivarem o fungo com que se alimentam. São consideradas a mais importante das pragas agrícolas do Brasil. São sociais, e vivem em formigueiros subterrâneos, formados de várias panelas, canais e olheiros”.

Após a  descrição acima, o referido estudioso francês largou a frase que ficou célebre: “Ou o Brasil acaba com a saúva, ou a saúva acaba com o Brasil”.

Pois muito bem, amigos de infortúnio.

No nosso Esporte Clube Vitória está grassando uma praga muito mais perniciosa do que a saúva. E o nome deste veneno é inversão de valores.

Aos fatos.

No dia 4 de novembro de 2009, o lateral Apodi (ala é a puta que o pariu!), revoltadinho porque recebeu a camisa de reserva, simplesmente jogou o manto no chão, como se fosse um pano qualquer.

E o que fez na época o presidente Alexi Portela? Nécaras e nada. Aliás, pior. Disse que compreendia a atitude do jogador porque ele era jovem e etc e coisa e tals.

O tempo passa, voa e a iniqüidade no Rubro-Negro continua numa boa. Em janeiro deste ano, o atacante Neto disse que não queria mais jogar no Vitória, fez uma lambança da disgrama, disse que ia, voltou, titubeou e está aí hoje às vésperas de renovar contrato.

Pois muito bem.

Já Viáfara, um jogador que nos seus três anos de contrato não deu uma única declaração que não fosse pelo engrandecimento do Vitória foi humilhado pelo Clube, com o presidente anunciando sua demissão numa rádio amiga. A lógica absurda parece premiar os que desrespeitam a instituição e punir aqueles que a amam.

Mas, o que isto tem a ver com o jogo de ontem? Já explico.

Seguinte é este. A praga da inversão de valores parece que é contagiosa, pois uma parte da torcida está indo no mesmo perverso caminho trilhado pela diretoria. Em relçao aos caras que que não têm  nenhum compromisso com o clube, que pintam o diabo de loiro ou de qualquer outra cor, eles não esboçam qualquer reclamação.

Porém, se algum prata da casa cometer qualquer deslize nas quatro linhas ou fora dela, está amaldiçoado para sempre. Lembro, como exemplo, que Anderson Martins, que hoje é destaque no Vasco, era Anderson Bragueiro. Neto Berola (não é prata da casa, mas é de nossa região) era um pica tonta e assim sucessivamente com outros tantos.

Interrompo a lista apenas para citar a vítima da vez, o queridinho da torcida para despejar suas frustações: Elkesson. É fato que o atleta perdeu o gol do título, que, muitas vezes se enrola numa jogada simples ou algo do gênero. Porém, nunca vi o cidadão se esconder das partidas. Repetindo: Não se esconde nunca. Além disso, já foi decisivo, como na conquista do próprio baiano do ano passado, para ficar apenas num exemplo. No entanto, como ele não tem pedigree, não veio de fora, a torcida trata-o como se fosse ele quem tivesse traído Jesus – e não Judas.

E ontem, no jogo de sua despedida, então, foi algo vergonhoso. A perseguição começou antes mesmo do árbitro soprar o apito para aquela partida chinfrim entre Vitória 1 x 0 Vila Nova. A cada toque na bola era uma vaia, como se isso fosse melhorar o rendimento do rapaz ou do time. O engraçado é que, mesmo sendo pretendido por vários grandes clubes do Brasil, ele não pipocou. Correu, caiu (aliás, como cai este sujeito), chutou, tentou driblar, errou, mas não se escondeu do jogo um só momento nem deixou de botar a perna na dividida.

E fez mais. Ao final do jogo, já praticamente fechado com outro clube, agradeceu a torcida do Vitória e disse que ia torcer pelo retorno da equipe à série A. E fez muito mais. Informou que abriu mão de seus 10% para o Vitória. E fez mais ainda. Pediu que os torcedores refletissem e passassem a apoiar as pratas da casa, pois são elas que no fundo dão sangue suor e lágrimas pela equipe.

E tudo isso na noite em que a torcida aplaudiu Neto por este ter feito um mísero gol numa equipe fraca como esta do Vila Nova.

É fato que três pontos são importantes em qualquer situação, especialmente numa largada de campeoanto. Porém, três pontos não são tudo na vida. Existem valores maiores.

Ah, sim. Ia esquecendo. Viáfara, que estava sendo satanizado pela diretoria e por uma parte da imprensa e da torcida, também abriu mão de sua rescisão. Esperamos que estes exemplos de dignidade vençam,

E termino emulando a frase do botânico francês.

Ou acabamos com esta nefasta inversão de valores no Vitória, ou ela acabará com o nosso clube do coração.

P.S  Ontem, fui presentear meu sobrinho Caique, menino completamente apaixonado pelo clube, com uma filiação ao SMV. Não eram nem 13h, no entanto a Capemi não atendia mais. Informaram que atendimento só no shopping lapa. Para não dar nova viagem de balde, liguei para confirmar. A moça informa que “estaremos abertos até 20h”. Quando chego lá, ela pergunta se estou com todos os documento. Respondo afirmativamente, mas aí ela completa: “Ih, esqueci de falar. O sistema está fora do ar”.

E não oferece nem um mínimo formulário para garantir um novo sócio.

Francamente. Até quando a diretoria vai tratar os torcedores como gado?  Até quando aceitamos e não protestamos contra esta inversão de valores.

Anúncios

25 Respostas to “Inversão de valores é uma praga pior do que a saúva”

  1. Renan Diego Says:

    Mais uma vez assino embaixo do seu texto, rapaz vc é Puta veia quando se trata em falar do Vitória. E sobre o que vc escreveu um fato que me chamou muito ateção ontem no estadio foi a atitude da TUI que sempre foi lembrada por apoiar o time, a mesma cantou mandando elkerson tomar naquele lugar, mas prefiro acreditar que assim como na questão da violência aquele cantico foi puxado por membros isolados da torcida, pois atitudes como aquela não faz parte da visão que tenho dos Imbativeis.

  2. Haroldo Mattos Says:

    Francis, voce citou poucos exemplos, mais existem outros tantos. Hulk também já foi vaiado, satanizado e satirizado nas arquibancadas do Manelão, assim como Leandro Domingues, Alecsandro, Rodrigo, Fernando, Matuzalém e outros tantos. A torcida do Vitória parece que torce contra ela mesmo. Ontem quase apanho de um torcedor mais exaltado, que subiu as arquibancadas reclamando barbaridades do juiz… Não me pergunte em qual lance, mas foi assim.
    Já reclamar da diretoria e exigir respeito ao torcedor e profissonalismo no trato com o departamento de futebol, ninguém faz com firmeza e base. O Movimento Somos Mais Vitória está aí e precisamos fazer dele, nossa via de cobrança real e inteligente, sem nos deixar levar por opiniões de torcedor corneteiro.

    Vamos lá companheiros.
    Quem sabe faz a hora, não espera acontecer.

    Te amo Vitória…
    Sempre!
    Haroldo Mattos

  3. Haroldo Mattos Says:

    Complementando meu comentário, anotem aí.
    A zaga da Seleção Brasileira de 2014, será: Anderson Martins e David Luis. Ataque, Hulk e outro qualquer.

    Haroldo Mattos

  4. Eduardo Says:

    A Bahia foi o último Estado do Brasil a romper com o coronelato, com o chicote e com o dinheiro; com o medo, com o puxassaquismo e com a subserviência (se bem que nem tudo mudou até agora). Quero lembrar poprrtanto, que toda essa “pedagogia” ainda está impregnada nos dirigentes de Bahia e de Vitória.E na torcida também.
    Mudar valores não é coisa fácil.Não é coisa rápida. A luta continua companheiro.
    Parabéns pelo texto.

  5. Eduardo Says:

    A Bahia foi o último Estado do Brasil a romper com o coronelato, com o chicote e com o dinheiro; com o medo, com o puxassaquismo e com a subserviência (se bem que nem tudo mudou até agora). Quero lembrar portanto, que toda essa “pedagogia” ainda está impregnada nos dirigentes de Bahia e de Vitória.E na torcida também.
    Mudar valores não é coisa fácil.Não é coisa rápida. A luta continua companheiro.
    Parabéns pelo texto.

  6. canijah de moreré Says:

    Durante o intervalo tive que me meter numa confusão para defender um senhor profetizador dos bons costumes. Seguinte: o nosso protesto contra a atual diretoria teve efeito colateral em alguns torcedores. Durante o intervalo, na fila do caixa, ocorreu um bate-boca sobre o assunto, por conta do Zé do Caixão (o, Franciel). Um grupo de torcedores gritavam pela volta de PC à diretoria do ECV e aquele senhor, citado por mim como o cerne do tumulto, gritava palavras de ordem contrárias ao “dito cujo” PC. Pois bem, foi aí que a Liga da Justiça entrou em ação. Eu e meu irmão de cor (Sid) começamos a dar exemplos sobre a vida paterna que cada um tinha diante de seus filhos, já que achavam aquilo que defendiam (rouba, mas faz) algo correto para a educação da prole. Foi aí que quase apanhamos. Alguns pais rubro-negros disseram que uma saúva não tem nada a ver com lesmas e que eles não eram saúvas, mas que o ECV tinha que ser assim, à carlista (não confundam com a la cart). Sabe quem nos defendeu? os adolescentes que sabiam ler. E começaram a falar de Palocci e Jaques Wagner… daí em diante a Liga da Justiça ganhou côro e gritaram fora PC, mas esquecendo da lesma AP.

  7. Geraldo Says:

    Franciel, além deste torcedores de momento ficarem vaiando Elkesson, muito aplaudiram Rildo em uma jogada que tentou um dible sua perna direita pereceu até que havia sofrido um ataque epiletico.
    E a diretoria mais uma vez desrespeitou a torcida quando não colocou um dos contratados para estreiar e pior ainda abriu só uma parte do portão de acesso ao SMV prata talvez pensando que por termos nós torcedores passados por aquele VEXAME no domingo iriamos assim como eles querer abandonar no clube.

  8. Manoel Novaes Says:

    Ah, sim. Ainda tem mais de Viáfara.
    Já desligado do clube, com rescissão assinada e tudo mais, lá estava ele, “escondidinho” no canto dele, fez seu papel como mero TORCEDOR.

  9. Etiene Falcão Says:

    disse tudo, franciel.
    para mim, é uma estupidez vaiar jogador no início do baba. se o cara tá mal, com vaia só vai piorar e enterrar o time.
    elkesson tem seus vacilos, é claro, mas é um dos poucos que erra porque não desiste de tentar…
    e pra calar a boca de torcedor corneteiro, anderson martins foi eleito o melhor zagueiro do carioca 2011.

  10. Lucas Ferreira da C12 Says:

    Considero:

    Não ouve sabedoria do(s) tecnico(s) visto que elkeson e nikão não jogaram bem nos tres ultimos jogos antes do barradão, quem decidio contra o jahia de dias davila foi rildo e “neto cone” (por acaso a mesma dupla q resolveu sábado)…., digo q elke foi queimado por eles.

    Tenho paciência com a base, meio mundo de FDP parece q nunca jogou bola na vida e ficam a perturbar ao mínimo deslize…

    Que Elke tem qualidade tecnica…, não entendo porque se posiciona tão mal e não sofre penaltes já que é atacante de velocidade e drible…, sem essa produção ele pipocou nos momentos que precisamos…, em santos na final e nos últimos jogos do brasileiro passado.

    Quero ver Maia em campo…, e Nania que não deram nem 45min.

  11. Lucas Ferreira da C12 Says:

    Ficam vários desenformados (mínimamente assim classificados) viuvas de junior…, de pc, de mancine e qualquer outro mal carater que tenha se travestido um dia com nosso manto.

    vão de informar rebanho de quenga.

  12. elmo Says:

    Grande texto, a criticas tem ser assim pontuais(as vezes são muitos os pontos) e não generalizadas, até pq soa como perseguisão que é o que sofre Elkeson e sofreu Anderson Martins, dois exenplos de jogadores que tem muita personalidade, profisionalismo(estão sempre em forma e corem do1° ao ultimo minuto do jogo) e alguma qualidade tecnica porem são e foram perseguidos pela torcida. Sempre vejo comentarios que a culpa é de quem escalou Elkeson que jamais deveria entrar. Porem quando vasculho o fraco plantel do Vitoria não vejo nada melhor do que ele, e digo mais na atual circunstancia ele fará muita falta ao nosso Vitoria.

    SRN

  13. Fábio Says:

    Exelente texto.
    Quando vi a torcida vaiando tanto, me passou pela cabeça se não tinham torcedores do itinga entre nós para tumultuar o nosso santuário.
    Um dia Elkson ainda vai calar a boca dos que os vaiaram assim como Anderson Martins já está fazendo.
    O torcedor do Vitória precisa aprender mais de futebol, e deixar de levar em conta o que bocão fala.

  14. sergio Says:

    Vergonha: as vezes sinto isso em ser torcedor do Vitoria. Não basta essa diretoria que só faz diminuir o clube, a torcida dá sinais de desespero, perder um titulo para o o Bahia de feira , nada demais queridos, tristeza sentimos quando não vemos reação por parte da diretoria que insie em mandar os melhores embora, os idolos de verdade, ( Viáfara, elkeson etc) e manter jogadores que só estarão no vitoria até receberem uma proposta maior , lembro-me desse Neto baiano sendo espulso na copa do brasil , onde precisavamos e poderiamos virar um placar adverso. o tenho como um mercenário além de um jogador normal, nossos valores devem ser revisto.

  15. Negão Says:

    Pessoal, Vale ressaltar num passado não tão longe Elkerson foi figurinha principal do VITORIA, uma vergonha ver torcedores vaiando o Elkeson, no JA X VI todos aplaudiram 3 x 0 ele jogou bem… quem esses torcedores poderiam vaiar seria o Geovani até agora muita especulações e que fez ??? volto a falar procure entender o futebol depois fazer criticas…

  16. Fabio Monteiro Says:

    ótimo comentário, mas Elkeson já perdeu o clima no time. Suas pífias atuações em sequencia acabou de vez com a paciência da torcida. E os times do eixo tão atrás dele pelo que lembram dele no ano passado, porque eu aposto que se estivessem acompanhando o futebol atual de elkeson nem iriam querer de graça

    • J Mocota Says:

      Ô meu brother, Fabio, faz isso não!!!

      Elkeson foi um dos artilheiros do baiano, participou da campanha onde o Vitória foi líder de pontos em todo o campeonato, melhor ataque, defesa menos vazada, eliminou os sardinhas nas semi e por que o cara perdeu 01 gol feito, o cara não presta mais???

      Fabio, quando algum time investi cifras na casa dos 2,9 milhões, é analisado o contexto geral e não apenas um gol perdido.

      Acesso/2011- 35.000 SMV/2012 – Libertadores/2013 – Avante Leão!!!

  17. J Mocota Says:

    Ô meu brother, Fabinho, faz isso não!!!

    Elkeson foi um dos artilheiros do baiano, participou da campanha onde o Vitória foi líder de pontos em todo o campeonato, melhor ataque, defesa menos vazada, eliminou os sardinhas nas semi e por que o cara perdeu 01 gol feito, o cara não presta mais???

    Fabio, quando algum time investi cifras na casa dos 2,9 milhões, é analisado o contexto geral e não apenas um gol perdido.

    Acesso/2011- 35.000 SMV/2012 – Libertadores/2013 – Avante Leão!!!

  18. lua Says:

    Miau, miau, miau, miauzinho, miauzinho………..

  19. Gustavo Teles Says:

    Fanciel,
    Este amadorismo da diretoria do Vitória é impressionante. Seu AP fala demais, alardeando que vai montar um time de 1,2 milhões de folha, mas não consegue contratar ninguém. Esculhambam os maiores ídolos do time, vide Vanderson, Viáfara.
    Conseguiram acabar com o Marketing do clube. Veja o site, não há nada de interessante lá. A seção Notícias não tem notícia alguma. A seção uniforme mostra as vestimentas de 2010. A Busca retorna sempre “Nenhum registro encontrado com tal palavra. Piada pronta. Escreve-se qualquer coisa, “Vitória”, “campeão”, “título” e o resultado é sempre o mesmo. Não há um meio de contato em todo o site. O blog do Marketing foi descontinuado com última notícia/desculpa postada em 15 de junho de 2010, quase um ano atrás.
    Aí eu lhe pergunto, para que zorra vou me associar ao SMV? Por um único motivo, criar massa crítica, fortalecer o movimento Somos Mais Vitória e tirar esses bostas de lá da diretoria.
    Força sempre!

  20. Gustavo Teles Says:

    Fanciel,

    Este amadorismo da diretoria do Vitória é impressionante. Seu AP fala demais, alardeando que vai montar um time de 1,2 milhões de folha, mas não consegue contratar ninguém. Esculhambam os maiores ídolos do time, vide Vanderson, Viáfara.

    Conseguiram acabar com o Marketing do clube. Veja o site, não há nada de interessante lá. A seção Notícias não tem notícia alguma. A seção uniforme mostra as vestimentas de 2010. A Busca retorna sempre “Nenhum registro encontrado com tal palavra. Piada pronta. Escreve-se qualquer coisa, “Vitória”, “campeão”, “título” e o resultado é sempre o mesmo. Não há um meio de contato em todo o site. O blog do Marketing foi descontinuado com última notícia/desculpa postada em 15 de junho de 2010, quase um ano atrás.

    Aí eu lhe pergunto, para que zorra vou me associar ao SMV? Por um único motivo, criar massa crítica, fortalecer o movimento Somos Mais Vitória e tirar esses bostas de lá da diretoria.

    Força sempre!

  21. J Mocota Says:

    Olá Franciel!!! Sei que estamos passando por um momento difícil. Mas, acredito que seja necessário consertar o presente, pensando no futuro.

    Estou postando aqui, parte de um texto, que postei na Casa Rubro Negra. Gostaria de saber a sua opinião sobre o assunto.

    Barradão x Nova Fonte

    “…este assunto que é de suma importância, tanto para o crescimento do Vitória, quanto para não perder a oportunidade de pegar uma boa vi$ibildade antes, durante e depois da Copa do Mundo de 2014.

    Adianto a minha opinião:
    Dois grandes problemas do Barradão, que NUNCA serão resolvidos: Localização e acesso (Mas, mesmo com estes entraves, um SMV bem feito, atinge 35.000 associados rapidinho. O Coritiba em menos de um mês conseguiu atingir cerca de 30.000 sócios. (MARKETING bem feito é um “grande mágico”).

    O Mocotismo já decidiu:
    Dizer NÃO a uma nova fonte tricolor. E dizer SIM a um NOVO BARRADÃO.

    Onde seria instalada esta nova casa???

    No estádio metropolitano de Pituaçu na PARALELA (PARALELA, PARALELA, PARALELA… entendeu?).

    Hoje, a torcida do Vitória tem ORGULHO de ter a sua própria casa. Por anos tirou a maior onda da cara do rival, por eles serem um “sem teto”. Por que agora devemos continuar dividindo patrocínio, ter que pedir autorização para melhorias, pagar aluguel, cores neutras no estádio e fora outro detatlhe$ grandioso$ que podem ser feito$ no próprio terreno e sem ter que ta pedindo autorização ao Estado e ao jahia???

    O Vitória na fonte tricolor conseguiu uma final brasileira . Em sua própria CASA, o Vitória já chegou a TRÊS finais de campeonatos brasileiro.

    Sei que PC não é uma unanimidade, mas porém acho que todos reconhecem a brilhante visão de PC. Paulinho há uns 10 anos atrás já disse: O Vitória para dar saltos maiores, precisa de uma NOVA ARENA RUBRO-NEGRA e eu concordo.

    Alexi marque seu nome na historia do Leão. Construa o NOVO BARRADÃO, em Pituaçu.

    1º passo – Propor ao governo do Estado a troca do Barradão por Pituaçu, ainda este ano.

    2º Passo – A partir de 2012 o Vitória mandaria seus jogos no NOVO BARRADÃO e o jahia iria para o Estádio Metropolitano de Canabrava (ou mandaria seus jogos no NOVO BARRADÃO, mesmo).

    3º Passo – Após a Copa de 2014 o jahia ia com a sua “cuia” para a fonte tricolor. E o Vitória ficaria ganhando MUITO mai$ divi$a$, com a sua própria ca$a na PARALELA (PARALELA, PARALELA, PARALELA… entendeu?).

    Rogério, mande o seu sobrinho ler este 02 textos, a seguir e depois me diga se ele vai continuar com a mesma opinião, em 1.3 segundos…

    http://esportes.terra.com.br/futebol/brasil2014/noticias/0,,OI4969784-EI10545,00-Sport+anuncia+nova+arena+sindicato+diz+que+PE+tera+elefante+branco.html

    http://sport-campeao.blogspot.com/2011/03/veja-como-ficara-nova-arena-do-sport.html

    Se o Sport pode…”

    Acesso/2011- 35.000 SMV/2012 – Libertadores/2013 – Avante Leão!!!

  22. OUSADIA (sem planejamento) É SINÔNIMO DE DESESPERO « Victoria Quae Sera Tamen Says:

    […] Victoria Quae Sera Tamen Segure a cabecita de la madre « Inversão de valores é uma praga pior do que a saúva […]

  23. Ousadia (sem planejamento) é sinônimo de desespero Says:

    […] torcida do Vitória, que ultimamente inventou de MIMETIZAR AS AÇÕES DA  DIRETORIA, conforme mostrei no último texto, tá achando que o destrambelhamento do nosso ex-rival é […]

  24. MARCOS GARRIDO Says:

    INVERSÃO DE VALORES FUTEBOL CLUBE…
    OU SERIA ESPORTE CLUBE INVERSÃO DE VALORES?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: