Decifrando um enigma (volume 2)

O pacato Nordeste de Amaralina e uma banda do aprazível Vale das Pedrinhas são testemunhas de que neste sagrado recinto só tratamos do Ludopédio de alta categoria. Por conta desta política editorial, evitamos sempre todo e qualquer assunto relativo ao time de Dias D’Ávila. Afinal, não podemos baixar o nível dos debates nem do futebol.

Hoje, porém, peço desculpas para uma exceção.

Seguinte foi este.

Logo após a peleja entre o representante da Região Metropolitana de Salvador X Paisandivisky (vá fazer rima na casa da porra, aqui, não) ouvi uma série de pipocos na pacífica região onde resido. A princípio, nem dei muita importância porque alguns estrondos e batuques compõem a paisagem local.

Porém, uns sujeitos meio efeminados que torcem para o time de Jailson Macedo de Freitas (sim, não espalhem, mas eu conheço umas injúrias que são adeptas da referida equipe) começaram a telefonar dando (lá eles) gritinhos e pulinhos como se tivessem conquistado um título importante.

Por conta da latomia (recebam, hereges), deduzi que eles haviam vencido a partida tranquilamente. No entanto, quando fui olhar o resultado hoje estava lá no placar estampado um 0 x 0 que nem o bandeira Belmiro podia mais mudar. Ato contínuo, rebarbei: “Mas, será o impossível? Por falta do que comemorar, já que não ganham nada há séculos, vocês agora vibram até com um simples empate?”.

Então, uma das injúrias, me garantiu, toda eufórica: “Françuel, não foi um simples empate, não. O ex-quadrão jogou muito. Colocamos o time de Belém na roda. Atuamos como se estivéssemos em casa. Na verdade, nos sentimos completamente em casa”.

Estudioso do futebol baiano, inclusive ontem escrevi um tratado sobre o tema para o BRIOSO IMPEDIMENTO, me raciocinei todo e cheguei à seguinte indagação: Como é que a porra do time de Arilson Gerasamba Anunciação conseguiu praticar um bom futebol lá longe? Este argumento de jogar em casa não vale porque eles não têm casa. E mesmo quando jogam aqui nunca praticaram algo nem parecido com o futebol. E a pergunta martelou meu maltratado juízo: O que terá ocorrido para que o ex-itinga tenha melhorado a produção lá longe?

E botei toda a minha catilogência (recebam, fariseus, uma catilogência nos mamilos) a serviço da elucidação de mais este enigma. E, depois de me raciocinar mais uma vez, finalmente ocorreu um estalo a la Vieira. Qual seja. O time de Dias D’Ávila conseguiu realizar sua melhor partida porque estava no Mangueirão. Só pode ter sido isso. Toda vez que entram no Mangueirão, as meninas se sentem em casa. Aliás, sabem porque o último título importante que conquistaram foi a Copa Renner? Não? É porque gostam mesmo é de receber tinta.

Fui Banda Aiyê

Anúncios

30 Respostas to “Decifrando um enigma (volume 2)”

  1. Anderson Nunes Says:

    È Sêo Françuel

    Pelo que assisti ontem do baba de Dias Dávila, acho que o mesmo vai fazer jus a grande profecia do querido Pai Ambrósio que disse:
    “O Jahia vai jogar contra o Paysandu, em Pituaçu e vai tomar na cara”.

    Durante o filme de terror exibido pela tv do plim plim, uma certa tricolete solta a seguite pérola. “Hoje foi o melhor jogo do jahia no ano”.
    Eu pensei comigo, se isto ai foi o melhor imaginem o q não foi o pior.
    Tive a maior das certezas ontem, que este baba não joga nem 5% do futebol ainda feio do time de Lopes.

    Prepara o grito Nação Rubro Negra, pois o Pentroria está cada vez mais próximo.

  2. Alex Says:

    Receba o mangueirão entre as duas partes carnudas e globulares que se formam na parte dorsal do tronco time da mulher-maravilha e não sai com a latomia que lhe é peculiar.

  3. canijah de moreré Says:

    Eles vão ver a coisa ficar vermelha e preta pra o lado deles. Vão receber mais mangueirada no varelão 2011.

  4. Dalmo Carrera Says:

    Franciel Cruz pare com isto, não existe enigma algum. “A comemoração da torcida do Bahia em Amaralina após o majestoso, esplendoroso empate com sabor de goleada no Estádio “Mangueirão” obedeceu à ordem às aversas da tristeza da torcida do Vitória no episodio Almeidão” local onde foi abatido feito frango e servido na chapinha para o deleite e arroto povo Paraibano.

    Franciel Cruz, o Vitória tem um estádio, no entanto vive em um ESTADO deplorável, metido até o pescoço, já próximo as sobrancelhas, no subsolo (créditos seus, justiça lhe faça) do futebol nacional, em uma masmorra onde só as baratas escapam já os ratos só procriam. Tinta? Uau, sim tinta de esferográficas para assinar um contrato com uma TV 10 milhões além do assinado pelo seu clube! Tinta sim, para grafitar os becos e quebradas, murros e viadutos, com a estampa máxima das estrelas que guiam este clube no cenário nacional, em um contraponto cruel e escroto, ao seu Vitória, que vive dorme e acorda na obscuridade do nada de um horizonte vazio, no tédio da formalidade de ser apenas reconhecido através de um numeral entre tantos outros contidos no banco de dados dos registros de clubes filiados da CBF. Franciel meu velho, ta na hora de passar uns meses no Canadá!

    Abraço, forte, defesa forte, mais creia que o tom é amistoso.

  5. Rizho Says:

    Realmente, Franciel…O último título importante do Bahia foi a Copa Renner, porque ali tinha time grande do Brasil e do Uruguai…
    Contar Campeonato Baiano não dá né? Até o Colo-Colo ganha… Campeonato do Nordeste só contamos o que ganhamos na final de um legítimo campeão brasileiro, o Sport
    Porque o outro ganhamos de um timinho de várzea semi-profissional que joga ali na “arborizada”, “limpa” e “paradisíaca” Canbarava. Esse não conta!
    Vc pelo visto conhece mais de títulos do Bahia que do Vice…Uma vez que nunca o vi comentar sobre o glorioso e mais importante título da caquética história (?) desse clube de Cricketvisky… O TORNEIO DA UVA!!! Nisso eu invejo o Vice, taí um título que o Baêa-Minha-Porra não tem! Poxa, que droga!!!!

  6. Paulo Camurugi Says:

    Pronto, mexeu com as injúrias tricoloridas (como eu nunca visto mais de 2 cores, 3 pra mim já é viadagem) de Itinga. Daqui a pouco o Denver vai aparecer para roda a baiana.

  7. Emmanuel Teixeira Says:

    Olha cidadão, vc deve ter algum problema sério. Sugiro procurar um especialista em trauma de infância. rsrs
    obs.: Você deve sofrer a símdrome da DC. Dor de Cotovelo!!!
    O Ministério da Saúde alerta: Dor de cotovelo quando não mata, deixa sequelas.
    Sua inspiração para tentar diminuir a grandeza do Esporte Clube Bahia é realmente PATÉTICA!
    Continue escrevendo sobre o Tricolor de Aço, deve ser bom para seu ego frustrado de nunca ter sido campeão brasileiro.
    BBMP

    • Juvenal Says:

      Calma amigo, não é mais possível diminuir a grandeza (?) do Corinthians de Itinga.
      Seus dirigentes já fizeram tanto isso que o nobre editor desta coluna nem teria por onde começar.

  8. Borba Says:

    HAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAA ri demais!

  9. Renatao Says:

    França!
    De “Fuder” esse textículo. Esse estilo suburbano rebuscado de escrever mata as pragas de Dias D’Ávila! rss… Rumo ao Penta!
    Soube hoje que a CBF reconheceu nosso título Brasileiro da Copa Uva. Sei que é pouco… mas pelo menos é um né?
    Continue assim. Adoro ler o que escreve e adoro saber que lê minhas respostas também!
    Abraço rubronegro
    Renatao

  10. canijah de moreré Says:

    Não se preocupem diasdavilenses que o próximo título nacional que vocês vão ganhar será depois do Vitória ser campeão brasileiro. Daqui pra lá só vão ganhar Mangueirão.

    • Rizho Says:

      Vitória campeão brasileiro? Claro, claro…Depois disso vem o que? O som das trombetas ou os cavaleiros do apocalipse anunciando o fim dos tempos?

      Aí rogou uma pra pesada pro meu Baêa. sacanagem…dizer que o Esquadrão só vai ser campeão depois disso….ou seja NUNCA mais! Miservil!

  11. paulinhoamim Vitoria Says:

    Claro q nunca mais mesmo vai acontecer (o jahia campeão nacional) outra zebra dessa no futebol brasileiro.

  12. Anderson Nunes Says:

    Vou apenas deixar a letra de um musiquinha que resume bem este timeco lá de dias d’avila.

    “Jahia, vai voltar pra segunda
    Vou enterrar seu caixão
    Escuta o que te digo
    São 10 anos sem título

    Já virou brincadeira,
    Ser vice do leão
    Sua estrela já era
    Só meu leão impera

    xalalailaaaaaaaaaaa
    xalalailaaaaaaaaaaa
    xalalailaaaaaaaaaaa
    xalalailaaaaaaaaaaa

    Meu ¨%$¨%#¨$@¨#$¨# do Ex- Quadrão

  13. canijah de moreré Says:

    A vida no mangueirão continua… BaXVi na final só no Jóia da Princesa.

  14. Alex Says:

    Agora eu entendi porque as tricoletes tanto criticaram a “promoção” que o Vitória fez de que mulher não pagava!! Veja a promoção para hoje que as bibas apresentaram contra o Papão: quem for sócio torcedor poderá levar um ACOMPANHANTE, ou seja, as bibas poderão levar seus machos!!! Agora está explicada a crítica. E já estão anunciando que a promoção para o Campeonato Brasileiro: quem for de tanguinha vermelha igual ao mascote não paga. hahahahahahahahah

    • Rizho Says:

      Já a promoção do Vice vai ser…quem entrar de quatro igual a mascote do time (cachorra de peruca) vai assistir “de grátis” os jogos (?) da segundona! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      • Alex Says:

        Pobre Rizho…

        Está bem Rizho!!! Seu time vai mudar o mascote: no lugar do Robot Cop de tanguinha vermelha, o mascote do seu time vai ser um GOLFINHO, Rizho!!! É!!! Um GOLFINHO!!! Sabe por que, Rizho!? Porque o GOLFINHO SOBE, FAZ UMAS PALHAÇADINHAS, E CAI DE NOVO!!! RSRSRSRSRSS

  15. Antonio Adolpho Says:

    Franciel,

    sempre fui fã do seu estlilo de escrita, mas tem gente querendo te imitar, me mostraram um post do blog do jahia na globo.com e o cara te imita na maior cara de pau.

    è plágio descarado!!!

    Um abraço

  16. Heraldo santos Says:

    Eu sou mais Vitória.
    Notícia postada em 19/04/2011 às 08:15 ComenteEduardo Neto é visto em balada com jogadores do Bahia
    Autor: Redação Galáticos Online

    Em entrevista à Equipe dos Galáticos na noite desta segunda-feira, 18, o diretor de futebol do Vitória, Beto Silveira, confirmou que terá uma conversa em particular com o lateral-esquerdo Eduardo Neto. Informações extra-campo dão conta de que o jogador teria sido visto em uma casa de eventos de Salvador ao lado de jogadores do rival, Bahia, neste domingo.

    “Não admitimos isso no Vitória. Amanhã chamarei ele para uma conversa pra averiguar esta informação e, se for confirmado, ele receberá as punições administrativas. O contrato dele já tem uma cláusula permitindo a rescisão em casos de indisciplina. Conversamos muito com ele sobre isso na sua chegada ao clube”, garantiu o dirigente.

    um abraço rubro-negro.

  17. ANTONIO Says:

    Vc só se pronuncia quando o Vitoria perde…espero que fique calado por um bom tempo.

  18. Paulo Galo Says:

    Alô-ôôôôôôô, tem alguém aquiiiiiiiiiiii?
    Cadê o diretor-presidente desse terreiro aqui, não trabalha mais não?

  19. Renato Says:

    Ôoo Escritor Bufado,
    Não vai mais escrever aqui não? Me divirto com seu texto “imparcial”…
    Cansou né véio? de se fazer passar por inteligente… rsss… Muito “Rebusquêio textual” pra escrever umas poucas e pobres linhas.
    Paulão Carneiro quer lhe encontrar um dia… O queixo do Blogueiro mudará de posição… rsss… Vá viu!

  20. lauro Says:

    bom, o campeonato ainda está em aberto, alguém lembra do gol impedido no bahia de feira….ah tah cs soh vencem com a velha forcinha neh….tetras!!!!!! do nacional…..1993,2010,1992 e 2006

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: