Melancólica liderança

Há coisa de um mês, mais exatamente no dia 14 de fevereiro, escrevi um texto intitulado “Os males da abstinência futebolística”. Nas referidas prosopopeias, pregava a necessidade de “um freio na alegria desmedida” que tomava conta de setores da torcida do Esporte Clube Vitória. Na ocasião, muitos estavam eufóricos por causa dos ilusórios resultados no Varelão/2011.

Como nunca deixei que minha visão ficasse obnubilada por miragens (recebam, hereges), fiz o alerta à nação sobre a real (e péssima) situação da equipe. Porém, como recompensa,  fui acusado de alarmista, pessimista, comunista, do caralho aquático.

Pois bem.

Poucos dias depois, veio a tragédia anunciada. E, ao cair diante do genérico Botafogo da Paraíba, o time começou a mostrar que não estava preparado para atravessar nenhuma fronteira.

Como sói ocorrer, depois da queda, veio o coice.

Assim, na sequência, aconteceu a bordoada diante do fraquíssimo representante de Dias D’ávila. No entanto, alguns continuavam a se enganar, colocando a culpa somente no homem (?) de preto. Mais uma vez, alertei que a culpa não era (só) do juiz ladrão.

Pois muito bem.

Enquanto uns e outros ficavam procurando culpados em outras freguesias, este renitente locutor prosseguia repetindo a seguinte homilia: “As coisas só vão mudar em campo quando existir uma transformação de postura da Diretoria”.

E, mesmo eles fazendo ouvidos de mercador, continuei minha pregação, até para que a zorra não inflamasse mais ainda. Afinal, é inadmissível a continuação de tanta falta de planejamento e de transparência, para dizer o mínimo. Esta novela do argentino, por exemplo, é de um embromeichon, chon, chon sem limites. Até quando vão ficar empurrando esta (mal fadada) história com a barriga?

Por falar em empurrar com a barriga, estamos exatamente assim já há algum tempo. E tal situação só vai se transformar quando a torcida tomar consciência da dramática situação, sair dos resmungos virtuais e levar toda a indignação às arquibancadas.

É fato que chegamos à liderança geral do Varelão/2011 faltando apenas uma rodada para o final da fase classificatória. Mas, é uma liderança melancólica. Ontem mesmo, diante do Juazeiro, a sensação foi de uma quinta-feira de cinzas sem ter nem aproveitado o Carnaval. Uma vitória com sabor de ressaca, com gosto de bota de sargento no canto da boca. Um futebol tão apagado quanto o placar do estádio e mais sem graça do que a iluminação de Salvador pós período momesco.

P.S Aliás, o nosso velho Carnaval parece que começa a se despir do elitismo, conforme vocês podem conferir neste relato aqui, ó. Maestro, nossos comerciais, por favor.  DEMOCRACIA NO CARNAVAL

Anúncios

3 Respostas to “Melancólica liderança”

  1. Logan Says:

    Aproveitou pra fazer o markétingue hein seu frança! Pois bem, se essa diretoria não tomar vergonha antes de ontem, o provavél é que essa série b será um Calvário rumo a primeira (não quero nem pensar na outra possibilidade).

  2. Radi Says:

    Para nós rubro-negros,esse bába que esses e aqueles insistem em chamar de baianão,está mas sem graça que dançar com a irmã.Já para o jaera,parece final de libertadores das américas nos anos 80 em que valia de tudo(intimidações,porrada e oscambau).A “tática” aqui é outra;Juizes,federação,tribunais numa só comunhão tão somente em prol de assaltar o leão.E viva o nosso “futebó”,

  3. canijah de moreré Says:

    Franciel, mô fio, tá flórida a situação do Glorioso! Acho que devemos discutir em assembleia no MSMV algumas ações junto à torcida.
    Sobre o artigo Carnavalesco digo o seguinte: mais uma vez é a Bahia que se junta a Pernambuco para popularizar o carnaval. A história do carnaval mameluco é um contraste a nossa “triste Bahia”.
    Abç!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: