Brocança antológica

Ainda que eu falasse a língua dos anjos e/ou tivesse o direito de recorrer a falácias e sofismas, ainda assim, não conseguiria negar a inapelável verdade: A gloriosa Copa do Nordeste, que neste 2010 recebeu a alcunha de campeonato, foi concebida este ano de forma intrafemural, isto é, feita nas coxas.

Não bastasse marcar as rodadas iniciais para o mesmo período em que todos os olhos se voltavam para a Segundona do Gauchão, a liga organizadora ainda se deu ao desfrute de modificar a tabela ao seu bel-prazer (bel-prazer? hoje eu tô demais). Por conta disso, a estréia do Vitória no Barradão, que estava marcada para um dia de domingo, foi antecipada para a noite de sábado, Dia dos Namorados. Uma beleza.

Não à toa, este torneio, parido a fórceps depois de uma cizânia entre a CBF e Liga do Nordeste, caminhava melancolicamente para confirmar o seguinte axioma (recebam, discípulos de Dunga) do menino Apparício Fernando de Brinkerhoff Torelly: “De onde menos se espera, daí é que não sai nada”.

Porém, no meio do caminho, mais especificamente na terceira rodada, havia um Ba x Vi – a mãe de todas as batalhas. E, amigos ouvintes, em verdade lhes garanto: Quando há um Ba x Vi, tudo pode acontecer. Até mesmo o imutável destino de competições nascidas sob o signo da incongruência sofre abalo. Afinal, como bem disse Jardel: Clássico é clássico e vice-versa.

Pouco importa que as equipes tenham entrado em campo com os times reservas; que a imprensa tenha boicotado a peleja; que fosse véspera de São João; que Lula tenha vetado o fator previdenciário (ns) e que na noite do jogo Salvador continuasse sofrendo os dissabores do prolongado inverno. Sim, hereges, inverno. Ao contrário do que prega os órgãos estatais, que tentam enganar turistas, otários e afins, Soterópolis tem um dos mais altos índices pluviométricos do Brasil, com uma média anual superior a 1.900 mm.

Mas, derivo.

O fato é que – desde a primeira vez em que Bahia e Vitória se enfrentaram numa partida valendo pelo Torneio Início da Liga Bahiana de Desportos Terrestres (LBDT) -, não existe armandos nogueiras que dê conta da poesia e dramaticidade que rolam nos gramados em dia de Ba xVi. Afinal, a ferrenha rivalidade, que começou naquele inolvidável 10 de abril de 1932, está prevista para terminar somente 90 minutos após o apocalipse. Saravá, meu pai.

E anteontem não foi diferente.

Diante dos milhares de torcedores que lotaram o Estádio Roberto Santos (mentira, só 3.859 lunáticos prestigiaram a partida), os jogadores das duas equipes partiam para a bola com a mesma disposição que um pedreiro corre em direção a um prato de comida depois de 18 horas de labuta ininterrupta. É fato que os atletas do Bahia tinham a mesma intimidade com a redonda que os referidos trabalhadores da construção civil. Não foi por acaso que, com menos de 40 minutos, o placar já marcava 3 x 0. E tão esquálido escore na primeira etapa apenas comprovou que os deuses do futebol ou não gostam de ver as redes balançar ou não tem senso de justiça, já que o placar moral seria 28 x 0.

Porém, num espetáculo desta magnitude, assim como nos livros de auto-ajuda, a qualidade é mais importante do que a quantidade. Por isso, quando o menino Lenilson, aos 27 minutos da etapa complementar, fez a diabrura que vocês verão abaixo, assim como Bandeira, eu não vi mais nada – nem a calcinha rosa da vendedora de cerveja, nem o shortinho da moça gerasamba. Afinal, a partir daquele quarto gol, os céus se misturaram com a terra. E o espírito de Deus voltou a se mover sobre a face das águas.

Amém.

Anúncios

27 Respostas to “Brocança antológica”

  1. Gerson Caldeira Says:

    Amém!

    … mas… o que significa “(ns)”?

  2. Daniel... Says:

    Em pensar que alguns achavam que o Campeonato do Nordeste não iria servir para nada.
    Já não aguentava mais ficar vendo os outros times tirar lasquinha do Bahia no segundo semestre e não fazer nada!
    Bahia é que nem puta em Cuba. Não tem abastados nem necessitados, todos comem!

  3. Logan Says:

    Agora só o cume interessa! Vamo ganhar essa porra.

  4. borba Says:

    França, simplesmente genial.

  5. Rogério Silveira Says:

    Velho, vitórias como essa deixam o velho França mais inspirado do que um Camões batendo uma bronha. Que texto do caralho!

  6. Logan Says:

    A tv esporte interativo tá fazendo uma promoção pra estimular as torcidas nos estádios nesse nordestão, entre outras coisas a torcida vencedora ganhará o maior bandeirão do nordeste como prêmio, acho interessante que isso seja divulgado: http://esporteinterativo.terra.com.br/futebol-br/campeonato-do-nordeste/lote-os-estadios-e-garanta-para-sua-torcida-o-maior-bandeirao-do-nordeste-2/

  7. Fredson Says:

    Juniores do Bahia 1 x 5 Misto (titulares e reservas profisiionais) do Vitoria

    Colega meu rubro negro disse que pela primeiravez sentiu vergonha de ganhar um BAxVice.

    • Rogério Says:

      Sei, sei, pé do caboclo fica logo ali, boa viagem pra vc.

      Ah, só o seguinte, vc e a sua turba de Segundistas Fileiros com certeza estariam loucas a uma hora dessas tivesse o seu timeco vencido por 1×0 com um gol de mão e impedido. Uma sova de 5×1 num clássico é sempre motivo para gozação não importa a sua chiadeira, típica dos perdedores.

      • Fredson Says:

        Rogeria, se ganhássemos, aí sim, seria uma vitoria antologica: Juniores do Bahia x Profissionais do Vicetória.

      • Juvenal Says:

        Esse Fredson tem desculpa pra tudo, qual será a desculpa dele pra quando não da conta da mulher na cama?

        Deve ser algo do tipo “ah, desculpe, eu sou incolor”

        kkk

      • Fredson Says:

        Se vocês perceberem, o meus textos só fazem gozação com o TIME DO lIXÃO. não ofendo nem xingo ninguem pessoalmente. Mas nas respostas vem sempre ofensas pessoais.

        Se limitem a xingar e a falar mal do time Do Cahia, do Itinga, do Jahia, seja lá que apelido vcs dão ao Bahia e não das pessoas. É por isso que há mortes e brigas no futebol porque os torcedores doentes tomam as criticas e gozações como se fossem pra sí mesmo.

        Portanto Juvenal, não vou lhe responder dessa vez.

      • Juvenal Says:

        O choro é livre. 😉

      • Fredson Says:

        E o respeito é para os civilizados

  8. borba Says:

    Fredson,

    me diga uma coisa, você também fica chorando e falando parvoíces (receba, incolor!) nos blogs do seu timeco falido sem casa e combalido ou você fica só por aqui mesmo, enchendo a porra do nosso saco sendo motivo de pena e de gozação (lá você) com todo esse chororô depois de tomar mais uma brocadaça?

  9. Cury Says:

    Fredson, querido, o jogo foi nada mais que uma bela bronha: 5 x 1.
    E como disse aquele filósofo alemão, o maior sinal do fracasso é quando o perdedor menospreza a derrota.

    Parabéns pelo empate com os profissionais do Sergipe.

  10. Juvenal Says:

    Borba, ela gosta. A menina que recebeu esse nome americanizado dos pais, adora ser gozada. E como toda mulher ruim, quanto mais bate, mais ela volta.

    • Fredson Says:

      Bem, tentei manter o nivel com vc mas não dá.

      JUVENAL, VAI TOMAR NAQUELE LUGAR QUE VOCÊ USA TODO DIA PRA GANHAR SEU PÃO. SE QUISER, MELE O DEDO NO MEL E ENFIE NO MESMO LUGAR. SE GOSTAR REPITA!!! SE NÃO GOSTAR MELE O DEDO NA PIMENTA QUE TALVEZ VC GOSTE!!!!

      Franciel,

      Gosto do seu blog principalmente pelos textos inteligentes e bem escritos. Sou apreciador de quem sabe usar a lingua portuguesa, seja pra escrever ou para falar. Continuarei vindo, fazendo gozações com o Time do lixão mas sempre mantendo as gozações para o time e não com ofensas pessoais com os torcedores do time do lixão ou qualquer outro time. Mas agora, quando as gozações e ofensas partir pro lado pessoal, vai ser o estilo bater levou.

      • borba Says:

        Uia!

      • Juvenal Says:

        kkkk Tá nervosinha tá, nega? Não gostou da gozada?

        Pelo visto a senhora conhece bem as práticas de auto-sodomia.

        Mas em tempo, te informo: Ninguem aqui nesse bem frequentado blog tem interesse de aprende-las com você.

        Quer divulgar suas técnicas de sofrimento/prazer e, quem sabe, até ganhar uma graninha com isso?
        Faz uma faixa e leva pra parada gay ou pra torcida do bahia, dá no mesmo.

        Seu nome, bem aviadado, abixolado, te ajudará na campanha de prospecção(ui!) de alunos.

        Só não vale querer dar uma de mulher ruim e deixar te maltratarem de graça, que nem a senhora age aqui no blog.

        Fica a dica, fredinha!

      • Fredson Says:

        Nome bem aviadado é o seu: JUVENAL QUE CHUPA PAU!!!!

        Quanto à parada gay, já que vc se lembrou, quando lá estiver, veja se encontra um macho pois está muito arredia.

        OBS: Se for pago, você deixa lhe maltratar pago né? Tipico de puta ruim!!!!

    • Juvenal Says:

      Juvenal que mete o pau, mas só em femeas portanto tire o olho, Fredinha.

      Será que seu pai tem orgulho de ter um filho com esse nome? Será que ele é de sua turma tbm?

      kkk

      • Fredson Says:

        vc não acha que tá passando dos limites??? primeiro me ofende agora já tá envolvendo meu pai? Vou parar por aqui para não começar ofender a sua progenitora pois ela com certeza não merece e não lhe ensinou a ser assim.

        Paro por aqui!

      • Juvenal Says:

        E quem foi que determinou regras sobre o tipo de zoação que pode ser feito aqui? A senhora sua mãe?

        Basta ser zoado que você vem com esse argumentozinho infundado, sempre. Isso pq não aguenta ser gozado, mas adora tentar zoar alguem aqui. No final sempre chora, mas como toda mulher ruim, não aprende e volta.

        Coitado de tu, incolor. Fraco desse jeito eu fico imaginando o Bullying que fazem contigo na “vida real”.

  11. felipe Nogueira Says:

    Seu frança,
    Tem todo tipo de quenga em itinga ein?! Tem umas que depois de uma brocadinha completa ficam muchas e não dão palavra, outras dependendo da satisfação proporcionada pela madeirada até se calam para sempre e deixam essa vida, vide duas que já se calaram. Agora tem algumas que além de tomarem uma butada que faz a unha do indicador cair no primeiro estalo, ainda vem reclamar dizendo que não foi completa, que o cabra brochou, que ela ainda conseguiu sair andando e que você não é mais o mesmo. Tem nêga que é insatisfeita mesmo.
    SRN

  12. Rogério Silveira Says:

    DIZEM QUE O OBJETIVO DO VITÓRIA NESSE NORDESTÃO É SAIR CAMPEÃO. PODE SER. TIME DE PRIMEIRA TEM SEMPRE QUE ENTRAR PRA GANHAR. OUTROS DIZEM QUE É PARA DAR RITMO DE JOGO AOS NOSSOS JOGADORES. UMA BOA TAMBÉM, VISTO QUE QUASE A TOTALIDADE DOS DEMAIS TIMES DA PRIMEIRA DIVISÃO ESTÃO APENAS TREINANDO… NOSSOS TREINOS PELO MENOS VALEM 3 PONTOS.
    AGORA PARA TODOS OS 72.892 TORCEDORES DO VITÓRIA QUE ESTÃO ENGAJADOS NA CAMPANHA DOIS ATACANTES, JÁ ESSA COPA DO NORDESTE VAI SERVIR PARA ACELERAR A NOSSA CAMPANHA E MOSTRAR QUE CONTRA O SANTOS NA VILA PELA FINAL DA COPA DO NORDESTE QUEREMOS VER O VITÓRIA JGANDO PARA FRENTE, COM DOIS ATACANTES, PARA GARANTIR A TAÇA JÁ LA NA VILA MESMO.

    RICARDO SILVA QUE SEMPRE SE MOSTROU INTELIGENTE E HUMILDE O SUFICIENTE PARA OUVIR A GALERA COLOCOU ONTEM JÚNIOR E SCHWENCK JUNTOS E OS DOIS CORRESPONDERAM. É SÓ UM TREINO, É SÓ UM TREINO, EU SEI. MAS AINDA BEM QUE OS DOIS JÁ ESTÃO DANDO UMA DEIXA DO QUE PODE ROLAR DESSA PARCERIA JÁ NOS TREINOS.

    DOIS ATACANTES, JÁ!! ESSA MODA VEIO PARA FICAR.

  13. Franciel Says:

    PESSOAL,
    NA MORAL, VAMOS PUXAR ESTE FREIO DE MÃO, AÊ!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: