Ousar pode (e deve) dar certo

Mais uma vez ocupo esta briosa tribuna para colocar minha falsa erudição a serviço do aprimoramento do Ludopédio. Assim, de prima, sem deixar a criança quicar no chão, sacarei do coldre um trecho de uma crônica confessional da menina Clarice Lispector. Porém, antes que a moça do shortinho Gerasamba venha dar seus tradicionais chiliques, explico logo que os tais escritos se encaixam (lá ele) perfeitamente para o atual momento do Rubro-Negro. Ouçam. Em negrito.

O que nos impede na maioria das vezes de ter o que queremos, de ser o que sonhamos, de fazer o que pensamos e aceitar com o coração, é a ousadia que não cultivamos“. 

Palavras da Salvação.

Realmente, é preciso cultivar a ousadia. Não é possível que esta continue sendo escrava do medo. E a prova de que as mudanças são necessárias e urgentes ocorreu de forma  cristalina ontem, na peleja diante do Atlético do Paraná. 

Amigos, em verdade eu lhes asseguro: O futebol praticado (?) pelo Vitória na etapa inicial não merece um adjetivo melhor do que medonho. 

Que porra foi aquela?

Esta pergunta acima é apenas retórica, pois a resposta já é de conhecimento de todos que conhecem um pouco do pebolismo  (eu falei pebolismo, hereges).

O fato é que nos três últimos jogos, o Leão vinha “numa crescente, jogando com élan”, como gostavam de dizer os locutores de antanho, porém, por falta de ousadia (quase escrevi falta de culhão,mas aqui é um ambiente de respeito), o técnico Ricardo Silva escalou Ramon.

Ato contínuo, aquele time que estava jogando bem (mesmo sem obter resultados excelentes) sumiu, desapareceu. E no seu lugar retornou aquela equipe amarrada, sem criatividade, sem velocidade, sem porra de nada. E a verdade é uma só: Só não perdermos o jogo porque o Barradão é phoda por Ph de Anfilóphio – até o tradicional morrinho artilheiro, lá no santuário vira outro defensor. Um assombro.

Por falar em coisas sobrenaturais, encerro esta prosa informando que faz-se mister espantar o fantasma  do passadismo, do conservadorismo no Rubro-Negro. Afinal, no segundo tempo do jogo, ficou provado que a população do Nordeste de Amaralina tava certa: A HORA É DE OUSAR. Foi só o time partir pra cima do Atlético com gosto de querosene que a Vitória, que andava escondida, saiu da Toca.  

P.S.1 A verdade que salva e liberta é uma só. Toda vez que o Leão for enfrentar algum atlético, seja de Goiânia, Minas, Paraná ou de Alagoinhas, Schwenck (escrevi até o nome do sacana correto) tem que ser titular de minha porra. Como bem definiu a nigrinha do Humberto, Schwenck é o verdadeiro exterminador de atléticos.

P.S.2 Este menino Renan Oliveira conhece.

Anúncios

18 Respostas to “Ousar pode (e deve) dar certo”

  1. Anderson Abru Says:

    Salve, Sêo Francuel!

    Primeiramente agradeço pela publicação do meu texto, fiquei muito feliz e orgulhoso da minha obra (obra=merda).

    Segundamente quero, mais um vez, reiterar minha insatisfação com o técnico RS. Sei que você não gosta e acha que o RS merece mais tempo. Há algum tempo tenho lhe mandado mensagens curtas relatando minha insatisfação. O Vitória é sempre inconstante, covarde e mais parece um bando em campo. O baba aqui no campo do Areal, também conhecido Afeganistão, tem mais qualidade tática que o leão na maioria dos jogos. O time tem mais volante perdido do que oficina de desmanche! Como terá uma boa criação de jogada? Ele foi importante, mas não pode continuar. Outra coisa é sobre o preparo físico, o time tá morto, algo precisa ser revisto nessa nossa preparação física.

    Terceiramente comento as contratações. O Clube trouxe uma tonelada de jogadores (com exceção de zagueiro), não é possível que ninguém jogue nada que não possa contribuir, entrar no jogo e mudar o esquema. São sempre os mesmos jogadores. Pra que contratou então? Confesso que nem dá pra avaliar os jogadores pois só jogam aqueles mesmos. Quase perdemos Schwenck (vixe), pro Ceará por que o cara nunca jogava, é só Junior lá na frente contra 2 zagueiros e tomando porrada.

    Quartamente quero falar da marcação. Quando eu jogava futebol de salão nos tempos de Ginásio na escola Rafael Serravalle, o professor sempre dizia que se o time tá fazendo muita falta é sinal de que a marcação tá toda errada e nosso leão só anda pendurado e com jogadores a menos por expulsão. Isso contribui com minha constatação de que temos que ter um outro treinador. Por que não pensar em Cuca, Tite, Jair Picerni, Sergio Soares? Um cara que tenha culhões!

    Quintamente, quero te parabenizar, mais uma vez, pelo texto. Está, apenasmente, sensacional!

  2. CLAUDIO REIS Says:

    Mestre, falta planejamento. Se não contratarmos um atacante de ponta para atuar na “beirada” do campo, todo jogo terá o sofrimento(do coração e dos olhos) do de ontem. Temos muitos meias iguais e no ataque não temos nada.
    Obs: Vou te presentear com uma nova bandeira. Nem o vento da orla consegue balançar aquela sua de tão suja. Abraços.

  3. Jorge Bassu Says:

    Pois eh seu menino, o que doi os pentenlhos eh ver Ramon em campo (“em nome da historia que ele tem no clube”).
    Como diz voismice, puta que pariu os museus, ta na hora de alguem chegar para esse rapaz e dizer, “foi bom te conhecer, adeus”.
    Aonde eh que Renan O. ou o Elkesson (jogando na posicao dele) vai ficar olhando um jogador decadente jogar?
    Eu se fosse treinador de um time jogando contra o ECV com Ramon em campo eu ja entrava salivando, pois minha chance de ganhar aumentaria.
    Quanto as novas contracoes, eu creio que agora elas virao, pois recordo que o Alex disse que estava esperando o comeco da copa do mundo (deixa em caixa baixa) para nao pagar um mes de salario aos jogadores para ficarem parados. Vamos ver.
    Um abraco

  4. Rogério Silveira Says:

    AMIGOS, ESTOU HUMILDEMENTE EMCAMPANDO A CAMPANHA “DOIS ATACANTES JÁ”!

    SEREI CHATO, SEREI REPETITIVO, MAS DAQUI ATÉ O JOGO DE IDA CONTRA O SANTOS LÁ NA VILA BELMIRO LARGAREI ESSA MENSAGEM EM TODOS OS BLOGS, SITES, E AS PORRA DE INTERNET QUE CONHEÇO SOBRE O VITÓRIA PARA FAZER ESSE DESESPERADO APELO: CONTRA O SANTOS NA VILA VAMOS COM DOIS ATACANTES, PELO AMOR DE DEUS, POIS SÓ ASSIM SAÍREMOS DE LÁ, EU DISSE DE LÁ DIRETO, SEM PRECISAR NEM O JOGO DE VOLTA NO BARRADÃO ONDE A NOSSA VITÓRIA É MAIS DO QUE CERTA, SAÍREMOS DE LÁ COM O TÍTULO DE CAMPEÃO DO BRASIL.

    POR ISSO GRITEM COMIGO, COMPREM ESSA BRIGA COMIGO, DOIS ATACANTES, CARALHO!!

  5. diego Says:

    e salve a moça do shortinho gerasamba que deu o ar de sua graça mais uma vez!nao sei porque insisto em chama-la de morena se nem a conheço..é loira ou morena,seu françuel!?rsrsrsrs!
    abs!
    Vumbora Vitoria!

  6. Lucas Mello Says:

    Seu menino, a analise sobre o jogo ta muito boa, realmente o time perdeu a velocidade vista contra o flu.
    O reizinho, sem jogar desde a semi da CB, estava sofrivel em campo, mas… o time nas finais nao vai pode ter os garotos Renan e Evandro que ja entraram na briga da titularidade.
    Na minha opiniao, RS escalou Ramon sabendo disso, para que ele ganhe ritmo de jogo, devendo o escalar em algumas partidas do nordestao, junto com alguns titulares a exemplo de Uelinton.
    Alias esse torneio pode ser o grande trunfo do Vitoria, explico: o santos ,salvo engano, deve ficar parado esses 40 dias, enquanto o Vitoria vai jogar, e sabemos que eh tempo suficiente para o Santos perder o ritmo de jogo.
    Vamos parar de viajar e pedi a saida de RS, ja ta mais do que provado que ele eh o fator de coesao desse grupo de guerreiros.
    A verdade deve ser dita: o time eh limitado sim!!!

    Falta um zagueirao experiente que imponha respeito e passe tranqulidade pra Wallace e Renie (todo time começa pela zaga), os gols sofridos nos ultimos minutos provam isso, e quase se repete contra o Atletico do PR.
    Falta um reserva para Egidio: Maurin ja demonstrou que nao eh essa pessoa.

    A diretoria deve reforçar esses setores URGENTE, e focar na CB,utilizar o Nordetao como laboratorio, escalando o time titular em alguns jogos finais.

  7. valmerson Says:

    Barradão ou Fonte seu Franciel?

    http://valmerson.wordpress.com/2010/06/07/barradao-x-arena-fonte-nova-tradicao-x-modernidade/

  8. J Mocota Says:

    Cópia do texto que postei em

    http://valmerson.wordpress.com/2010/06/07/barradao-x-arena-fonte-nova-tradicao-x-modernidade/#comment-1339

    É uma questão muito complexa. Sou a favor da reforma do Barradão, o Vitória conseguir elaborar uma ação de Marketing que consiga 30.000 sócios para o Sou Mais Vitória e criar novas alternativas de renda. Será que ainda não enxergaram que nós temos uma torcida de milhões de fieis e está em franco crescimento devido aos resultando dentro de campo (Barradão) e isso pode muito bem ser explorado comercialmente. Obviamente o acesso é muito melhor na Fonte, mas o crescimento e fortalecimento do Vitória veio no nosso estádio. Dividir a Fonte com o rival não me agrada. Como muitos dizem o Barradão é o nosso principal artilheiro. Dispensar um craque desse, para mim é loucura. Entre modernidade e títulos eu prefiro estraçalhar os nossos adversários na sala de estar e não no salão de festa do condomínio. Na nossa casa quem manda somos nós. No salão de festa tem o direito do vizinho. Para mim tem que ser uma vantagem financeira exorbitante para haver tal mudança. Acho que está pesando muito mais a vaidade em não aceitar eles jogarem em um estádio moderno e a gente em um sem a mesma infra-estrutura. Como sempre defendo, o que fortalece o clube são títulos. Ou alguém vai tentar me convencer que o poder de fogo do Vitória na Fonte vai ser o mesmo do Barradão? Pelas informações que eu tenho até agora, nada me convenceu em optar pela mudança. Então neste momento declaro: Podem fazer a nova arena em ouro. Eu prefiro o Barradão.

    Avante Leão!!!

  9. Deivid Says:

    Só não gostei da cornetada no Ramon… é lógico que ele veio de contusão, (seis jogos fora!) estava sem ritmo, e mesmo Senhor da pelota, conhecedor do futebol como é, não estava bem e mereceu ser substituído…

    Massssss, o grande problema da postura do time foi a escalação de Jonas como volante… (vamos digirir o que? um Zepellim pra ter tantos volantes no time jogando em casa?).

    Afinal já vi o time jogar muito, mesmo Ramon estando mal… (mesmo mal eu quero ele jogando!!! pois num lance decide, sabe muito de bola… )

  10. felipe Nogueira Says:

    Seu franciel,
    V. senhoria sempre com palavras de inspiração para a massa rubronegra.
    Mas derivo (se me permite o plágio). Vim a este recinto para desde já intimá-lo a manter esta tribuna ativa, não me venha com ” E a copa?! E a pinga?! E outras mumunhas proibidas pelo cutelo magno (tome) ?!”. Tudo isso é liberado mas não é desculpa para paralização. O dôto e sua renca; a menina do shortinho gerasamba, os poetas de outrora, o puliça, só falta o bêbo, o padre e os conselhos de mãe, ficam cientes do dever de nos prover de colóqios assaz pertinentes nesta egrégia tribuna durante o intertício que se apresenta.
    SRN

    • Franciel Says:

      Felipe,
      estarei aqui a postos e ereto para narrar as pelejas da gloriosa Copa…
      do Nordeste.

      Para mais e melhores informações, continue sintonizado nesta emissora.

  11. Rogério Silveira Says:

    E VOCÊ? JÁ ADERIU À CAMPANHA? JÁ PEDIU “DOIS ATACANTES, JÁ” HOJE? É A ÚNICA FORMA DE SAIRMOS DA VILA BELMIRO COM O TÍTULO DE CAMPEÃO DO BRASIL. POR ISSO NÃO PERCA TEMPO, ALISTE-SE NESSA CAMPANHA E GRITE ATÉ QUE RICARDO SILVA POSSA OUVÍ-LO: NA VILA CONTRA O SANTOS, DOIS ATACANTES, JÁ!!! PARA SERMOS CAMPEÕES DO BRASIL!!

    CAMPANHA DOIS ATACANTES, JÁ. COMPRE ESSA BRIGA, PASSE A IDÉIA ADIANTE!

    OFERECIMENTO: PÉ DO CABOCLO – ONDE OS JAHIAS IRÃO CHORAR O TÍTULO DO VITÓRIA E A PERDA DO ÚNICO ARGUMENTO QUE OS COITADOS TINHAM.

    PS: E SÓ PRA VC NÃO DIZER QUE NÃO ENTENDEU, REPITO. VAMOS PEDIR DOIS ATACANTES. JÁ!!

    • felipe Nogueira Says:

      meu caro,
      Parece q suas preces foram ouvidas talvez pinte dôdo.

      • Rogério Silveira Says:

        Não, criança, vc não entendeu. Estou falando do jogo do Século, do maior embate da história da Via Láctea, estou falando da Final da Copa do Brasil, vc não se ligou, não? Se Portela magicamente contratasse Luís Fabiano hoje o Vitória não poderia utilizá-lo na final, lembra. Então a campanha Dois Atacantes já quer dizer uma dupla tipo Júnior – Schwenck, sacou? Só atletas que já estavam aí desde o início da Copa do Brasil.

  12. Rogério Silveira Says:

    e Pra dizer que não falei de flores, repito

    E VOCÊ? JÁ ADERIU À CAMPANHA? JÁ PEDIU “DOIS ATACANTES, JÁ” HOJE? É A ÚNICA FORMA DE SAIRMOS DA VILA BELMIRO COM O TÍTULO DE CAMPEÃO DO BRASIL. POR ISSO NÃO PERCA TEMPO, ALISTE-SE NESSA CAMPANHA E GRITE ATÉ QUE RICARDO SILVA POSSA OUVÍ-LO: NA VILA CONTRA O SANTOS, DOIS ATACANTES, JÁ!!! PARA SERMOS CAMPEÕES DO BRASIL!!

    CAMPANHA DOIS ATACANTES, JÁ. COMPRE ESSA BRIGA, PASSE A IDÉIA ADIANTE!

    OFERECIMENTO: PÉ DO CABOCLO – ONDE OS JAHIAS IRÃO CHORAR O TÍTULO DO VITÓRIA E A PERDA DO ÚNICO ARGUMENTO QUE OS COITADOS TINHAM.

    PS: E SÓ PRA VC NÃO DIZER QUE NÃO ENTENDEU, REPITO. VAMOS PEDIR DOIS ATACANTES. JÁ!!

  13. Juvenal Says:

    kd o texto da volta trinfal da copa?

  14. Anrafel Says:

    Não acredito que o Vitória vá cometer a insensatez de contratar Dodô.

  15. Manual das Encalhadas Says:

    Não ousar é perder-se [Texto de @FFoucault]…

    Olá! Vim deixar meu oi e convidá-los a dar um pulinho no #ManualdasEncalhadas Beijoooos…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: