É hora de ousar

Por Anderson Abreu*

Acompanhando o último jogo do Vitória contra o Fluminense aconteceu comigo algo que geralmente não ocorre quando estou vendo futebol pois estou ocupado demais xingando, gritando, comendo pipoca e enfartando. Aconteceu aquele apagão, a visão ficou embaçada, as ideias divagaram e em uma fração de segundo me apareceu todo um plano, todo cálculo e condições necessários para que o Leão faça um ano memorável, que ficará marcado como os anos de 1993 e 99.

Nesse lampejo tive a certeza que esse é o ano do Vitória fazer diferente e ousar mais, ousar tudo, tudo aponta pra isso e vou expor como cheguei a essa conclusão, que mais pareceu inspiração divina (mas eu não acredito nessas coisas).

É sabido de todos que o fator campo faz uma grande diferença, ele influencia no comportamento do time da casa e do visitante, no comportamento da torcida e, principalmente, nas decisões dos juízes que tentam evitar problemas. Pois é, a maioria dos grandes perderá esse trunfo para as obras da Copa de 2014. Inter, São paulo, Flamengo, Fluminense, Goiás, Atlético-PR, Atlético-MG e Cruzeiro, a maioria candidatos às primeiras posições e fazem valer seu mando de campo. Jogar num campo fora da sua cidade, menor e sem a mística dos grandes estádios faz uma grande diferença, e nós sabemos bem disso, sendo assim, vejo que o Vitória pode ganhar muitos pontos fora de casa, se souber usar isso a seu favor, o que não é tão difícil.

Todos vão aproveitar a parada da Copa de 2010 para ajustar algumas coisas, muitos times estão bagunçados, sem treinador e apenas esperando essa parada para ajustes, o campeonato começa mesmo depois da copa, inclusive os europeus, e é aí que também temos vantagem. Por não estarem nos grandes centros de mídia nossos jogadores não tem tanto apelo para os times europeus, o que não acontece com os times do sul, que com certeza perderão muitos e bons jogadores e nós não.

Os times que sobraram não estão tão fortes que não possamos dar testa, times como Guarani, Ceará (que perderá o Castelão para obras também), Prudente, Avaí, Atlético-GO, Vasco e Botafogo, são times que podemos enfrentar dentro e fora de casa em pé de igualdade e ganhar muitos pontos. Sobram poucos, Palmeiras (que tá uma bagunça, também fechou o Palestra para obras e perdeu a força que já comentei), Grêmio que é um time forte, não faz uma boa campanha, deve melhorar, mas ainda acho que podemos dar testa. Vejo aí dois candidatos fortes, Santos que tem um bom time, mas sofrerá baixas para times europeus e já vislumbro também uma crise causada pelo ego inflado dos jogadores. Corinthians que é verdadeiramente forte e tem o campeonato brasileiro como tábua de salvação do ano do centenário.

Com tudo que foi exposto, e que me veio a cabeça num lampejo só, afirmo, confirmo e reafirmo que este é o ano de ousar. O Vitória pode muito mais! Temos que ter coragem e avaliar tudo o que foi feito até agora, ver quantos pontos perdemos e ganhamos, ver como foram nossos jogos e etc. Vejo um bom time, mas precisa de reforços, e vejo que podemos ter um técnico mais ousado e uma defesa mais sólida. É hora de falar menos e agir mais, nada de declarações burras de jogadores e dirigentes, tenho certeza que a torcida fará seu papel. É hora de ingressos mais baratos e promoções para mulheres e crianças, precisamos do Barradão cheio, é hora de convocar a torcida para todo jogo e falar a ela o quanto é importante ao clube, talvez dar testa a CBF e a Globo e reivindicar melhores horários nos jogos em casa (19:30, numa quarta e com a Paralela no meio? Não dá!). Não estamos na vitrine e a mídia não nos dá muita bola e isso pode ser usado a nosso favor, pois quando se derem conta estaremos fortes e na briga pela parte de cima da tabela. Esse é o ano de ganhar muitos jogos fora de casa por causa de nossa força e também pela possível fraqueza dos outros. É o ano de deixar de ser um time caseiro e acabar com esse maldito complexo de inferioridade. Esse é o nosso ano. É o ano de ousar mais, ousar tudo!

* Anderson Abreu é morador de NE de Amaralina e torcedor do Leão

Anúncios

12 Respostas to “É hora de ousar”

  1. valmerson Says:

    É de total veracidade que desde a década de 90 a torcida do Esporte Clube Vitória se encontra em crescimento constante, mas algo mudou a história e o perfil da galera que faz o Barradão ser o estádio mais temido pelos adversários do Leão. Em 2004 o melhor do nordeste sucumbiu a uma briga interna e caiu para a segunda divisão (bate na madeira três vezes), no ano seguinte ainda sobre forte pressão política caiu para 3º divisão e muitos pensaram que o time iria ser abandonado e teria o mesmo destino de Galícia e Ypiranga, mas o que vimos foi bem diferente…

    http://valmerson.wordpress.com/2010/06/03/dossie-da-torcida-do-vitoria/

  2. Manoel Novaes Says:

    “que mais pareceu inspiração divina (mas eu não acredito nessas coisas).”

    Pois é Anderson, tive essa tal “inspiração divina” em dezembro sobre a Copa do brasil/2010 e tô levando a risca.
    ACREDITE

  3. Fredson Says:

    Sinval Vieira certa vez disse acertadamente que Alxi tem meritos por tirar o Vitoria da serie C e colocar na serie A e citou que o mesmo não é cobrado pela torcida e imprensa por conta disso. Ainda, que esse merito já teve seu valor e que não cabe mais protegê-lo por isso. Já se passaram 03 anos que o time voltou e fica apenas de figurante no Brasileiro disputando a Sulamericana, torneio que serve de consolo pros que não disputam o titulo, a libertadores ou o rebaixamento.

    É melhor vcs cobrarem logo dele pois depois cair pra serie B não vai mais adiantar.

    Ele já disse claramente que só vai disputar titulo quando tiver 35 mil sócios (o time não tem 35 mil no estádio, vai ter 35 mil sócios???)

    O cansaço alegado pelo time se deu pela falta de preparo físico já que nem o presidente acreditava que ia longe na copa Brasil, agora reclama de cansçao…

    Do jeito que tá, Serie B em 2011!

    • Victornyo Says:

      Primeiro, leia esse post: http://www.ecvitorianoticias.com/2010/06/dos-6-jogos-do-vitoria-no-brasileirao-4.html

      Depois volte aqui e argumente sobre essa “Do jeito que tá, Serie B em 2011!” declaração sua.

      Até então, só em 2003 tinhamos chegado nas semi, disputar prá ganhar a copa do Brasil não era esperado por ninguem nesse ano.

      Em 2008 classificação na sulamericana…

      Em 2009 posição parecida no brasileiro, mais conseguimos passar a fase internacional da Sulameticana, e conseguimos o que eu acho mais importante num ano sem glorias, mantivemos a base do time prá esse ano.

      Em 2010 ele só fez repor o elenco, por que todos sabem que o time B do Vitória basta pra ganhar o baiano, a intenção era economizar para reforçar no brasileiro.

      Chegamos as finais da copa do brasil, o que nos da a real chance de ganhar o primeiro título nacional, nos trouxe um reforço financeiro, e nos mostra que esse time é bom.

      Corinthians e Inter ano passado, e o Santos esse ano…. Todos dizem que esses são grandes times, e por isso estão ou estavam nas finais da copa do brasil, mas o Vitória foi por sorte… Me faça uma garapa!!!

      Poucos times do Brasil tem um Uelington, um Wallace, um Nino, um Elkesson, um Egídio(que não eh lá grandes coisas)…

      Precismos de reforços sim! Não temos reserva prá latera esquerda, e precisamos de um xerifão na zaga.

      Mas esse ano, ai invéz de preocupado, eu estou confiante!

      Apesar de achar que ele não deveria dar ma declaração assim, eu concordo com o presidente. Título eu não sei, mas temo condições SIM e brigar entre os 4, mesmo se já tivermos com vaga garantida na libertadores.

      Véi, va olhar sua carniça…
      1 Portuguesa
      2 Bahia
      3 Paraná Clube
      4 São Caetano
      5 América-MG
      6 Guaratinguetá
      7 Coritiba
      8 Náutico
      9 Figueirense
      10 Icasa( TOMOU UM CACETE)
      11 Brasiliense-DF
      12 Santo André
      13 ASA
      14 Bragantino
      15 América-RN(Ja pegou)
      16 Ponte Preta(Ja pegou)
      17 Sport(Ja pegou)
      18 Ipatinga-MG(Ja pegou)
      19 Vila Nova-GO(Ja pegou)
      20 Duque de Caxias (Vai pegar)

      Só pegou capenga… O primeiro empolgadinho que vcs pegaram a sapeca foi bunita… Renato já começou a chamar o time de ruim, e a geente sabe o resultado disso, vide Carpê no Vitória ano passado.

      Alem disso, todo mundo aqui sabe, que se a torcida deixar de ir em dois jogos, acaba o dinheiro, e os salarios atrazam… E ai vcs entram no circulo vicioso que todo ano mantem vcs lá em baixo…

      Sem resultado, sem torcida, sem salario, menos resultado, menos torcida, menos salario… E assim ad PRÀ SEMPRE!

      E tenho dito.

      • Victornyo Says:

        Ah, eu começei a falar e não terminei…

        “Em 2008 classificação na sulamericana…

        Em 2009 posição parecida no brasileiro, mais conseguimos passar a fase internacional da Sulameticana, e conseguimos o que eu acho mais importante num ano sem glorias, mantivemos a base do time prá esse ano.

        Em 2010 ele só fez repor o elenco, por que todos sabem que o time B do Vitória basta pra ganhar o baiano, a intenção era economizar para reforçar no brasileiro. ”

        Continuando…

        Acho sim, que estamos evolindo a cada ano, pouco, mas é constante…

        E se essa evolução continuar a cada ano, mesmo que pouca, eu prefiro assim do que montar um grande time de tempos em tempos, e de vez enquando chegar longe nos campeonatos… Prefiro ser coadjuvante 3, 4 anos, e depois permanecer protagonista por muito tempo.

        Att,

        o/

      • Fredson Says:

        O fluminense tambem só fez duas em casa e tá em terceiro!!!!

        Continue confiante. Depois, quando cair, não reclame.

        Nos tres anos anteriores, o Vicetória só fez boa campanha no inicio, tanto que só se levasse em conta o segundo turno, seria rebaixado…A gordurinha do inicio foi que garantiu uma boa colocação. Esse ano, não tem gordurinha….MAs continue confiante!

      • Juvenal Says:

        Silencio ai, seu lixo, Sua pitchulinha já perdeu o gás.

      • Cury Says:

        Já o Bahia, o bom e velho filme de novo.
        Duque de Caxias as as as as as as as as ….

  4. canijah de moreré Says:

    Alexi parece o nosso governador Wagner, não acreditou que iria tão longe, ao contrário da desses oito mil SMV loucos torcedores como nós. A Bahia tá a cara do Vitória: vai, vai, mas não chega (no brasileirão)… Tá na hora de substituir o secretário de planej… opa! Desculpe-me, o preparador físico do time!!!!

  5. canijah de moreré Says:

    Franci, no seu currículo da FACOM consta uma disciplina de teologia? Tá abrindo paróquia de Nsa. Sra. do Vitória em Amaralina. Bem catequizado o garoto Anderson!!!! Manda ele ter mais insights desse tipo e registrar nesta tribuna fanática por bons textos.

  6. Rogério Silveira Says:

    INCRÍVEL. O VALOR DO INGRESSO DE 15 REAIS É AMPLAMENTE DIVULGADO PELO VITÓRIA MAS A TV BAHIA TEM QUE FAZER A SUA PARTE EM AFASTAR O PÚBLICO. ACABOU DE SER DIVULGADO POR AQUELA VACA NO GLOBOESPORTE BAHIA QUE O INGRESSO É R$ 30,00. OS CARAS NÃO SENTEM A MENOR VERGONHA EM MENTIR DESCARADAMENTE QUANDO O INTUITO É PREJUDICAR O VITÓRIA. IMAGINE QTS MILHARES DE TORCEDORES SEM ACESSO À INTERNET VIRAM ESSA INFORMAÇÃO ERRADA E DESISTIRAM DE IR AO JOGO DE HOJE.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: