A NOITE DO RENEGADO (Capítulo final)

“O técnico, para quem não sabe, deve servir para as seguintes coisas: ser chamado de professor por pessoas semi-alfabetizadas, falar numa linguagem completamente incompreensível e ser depositário de nossas frustrações. Em resumo: deve ser aquele sobre quem devemos fazer a catarse cotidiana, xingando o desgraçado de forma impiedosa. Não só a ele como também a toda a sua árvore genealógica”.

Este trecho transcrito acima faz parte de um artigo intitulado “Pra que serve um técnico”, publicado aqui mesmo nesta intimorata emissora em fevereiro do ano passado.

É óbvio que era um texto irônico, em tom de pilhéria. No entanto, parece que muitas pessoas levaram (lá elas) os referidos ensinamentos ao pé da letra, especialmente no caso de Ricardo Silva. Só pode ser isso – até porque não consigo vislumbrar o motivo de tanta (e insistente) má vontade de uma parcela da torcida e de praticamente toda a mídia da Bahia para com o atual comandante Rubro-Negro.

PUTAQUE PARIU A INJUSTIÇA!!!

Na concepção desta gente, nada do que o cara faz presta. Se o time perde, a culpa é só dele. Já quando a equipe vence, a glória vai para outros. Um assombro. E o que mais espanta é que tal comportamento irascível não se restringe à turba ignara, que se emprenha pelos ouvidos. Quando o assunto é Ricardo Silva, algumas pessoas esclarecidas e sensatas perdem o bom senso e a racionalidade.

Vejam a que ponto chega raiva obnubila o raciocínio. 

Esta semana, estava debatendo sobre o futuro da Vitória com um amigo ouvinte, que até conhece de futebol, quando ele largou a seguinte : “”Se nós já enfrentamos alguns times fortes este ano e ganhamos com esses jogadores, temos que enaltecer os jogadores, nunca o técnico”.

PUTAQUE PARIU A INJUSTIÇA!!!

A verdade que salva e liberta é uma só: Este tipo de atitude é típica daquele oposicionista inflexível para quem todos os defeitos da nação são responsabilidade única e exclusiva do governante, mas os avanços e conquistas são frutos do acaso. Por falar em acaso, viceja (recebam, incréus, um viceja nos mamilos) também a seguinte e esdrúxula teoria: As conquistas e triunfos com Ricardo Silva são consequência somente da sorte.

Pois em verdade lhes digo: a sorte só bafeja no cangote de quem trabalha e quem tem competência. A propósito, reproduzo duas rápidas histórias que ouvi recentemente sobre o tema.

Certa feita, um radialista otário (desculpe a redundância) dirigiu-se a Zico logo após este ter feito um golaço e perguntou algo maizomenos assim:

Deu sorte no lance, hein, Galinho?

E o menino Arthur Antunes respondeu de bate-pronto:

Pois é. Quanto mais eu treino, mais sorte eu tenho.

Fato semelhante ocorreu com Romário num jogo decisivo. O Baixinho cobrou um pênalti, que tocou na trave antes de balançar a rede e outro radialista zé ruela repetiu a sentença.

Deu sorte, hein, Romário?

O filho de seu Edevair, com sua tradicional marra, não titubeou: “Na próxima, você bota a sorte para bater o pênalti pra ver se a bola entra”.

É isso. Ricardo Silva já conquistou o Tetracampeonato baiano e levou o time à inédita final da Copa do Brasil, mas muitos ainda insistem que é apenas sorte.

Na moral, me faça um caldo de cana contaminado que é pra ver se esta ressaca vai logo embora e eu consigo acompanhar este tipo de raciocínio.

Porém, as coisas estão mudando.

É fato que o próprio Ricardo dava margem às críticas, especialmente com as inexplicáveis retrancas fora de casa. Mas  o Barradão faz muitos milagres. Além de recuperar Shereque, o Santuário injetou uma boa dose de coragem em nosso comandante.

Assim, logo após ter dado (lá ele) um baile contra o almofadinha do Luxerley Wanderburgo na inolvidável quarta-feira, o técnico do Vitória ganhou confiança e já botou a equipe pra frente também fora de casa na partida contra o Avaí.

Agora, Ricardo, é hora de mostrar que você também mudou. Então, ouça um bom conselho: é o momento de continuar neste rojão para converter os que ainda estão céticos. E uma boa oportunidade ocorrerá nesta quarta, quando o Leão enfrentará o Fluminense, que, não se engane, é um dos melhores times deste Sarneyzão/2010.

Anúncios

31 Respostas to “A NOITE DO RENEGADO (Capítulo final)”

  1. Victornyo Says:

    Ainda acho ele fraco, ainda acho que ele pode ser mais ofencivo e ousado em alguns jogos, mas eu concordo com vc França…

    Não falo do Campeonato Baiano, pq até eu se pegar o time junior do Vitória sou campeão em cima das carniças…

    Mas, se hoje estamos na final da copa do brasil, meritos, e muitos, prá Ricardo Silva.

    Tem um amigo meu, que sempre vai no Barradão comigo, que grita exatamente tooodo o jogo: “RICARDO SILVA ATÉ O FINAL DO ANO!!!!”.

    xD

    Obs.: Da prá ganhar do FLu… Mas só se jogarmos prá frente.

  2. snowman Says:

    Quanto mais o tempo passa mais eu me convenco de que o bom treinador é aquele que atrapalha pouco e Ricardo Silva vem atrapalhando pouco.
    Desde o campeonato baiano que acho que nosso problema não é treinador, mas time. O fato de estarmos, com méritos, na final da Copa do Brasil não muda esse entendimento.
    Talvez se tivéssemos um treinador renomado, ganhando 150 mil reais, não tívessemos passado nem pelo Corinthians de Alagoas depois daquele 3×1 lá.
    Acho que temos uma das melhores defesas do Brasil. Jogadores como Viafara, Wallace, Uélliton e Vanderson podem jogar em qualquer time do Brasil. Mesmo nas laterais, comparando com a média do que temos no campeonato brasileiro, nossa dupla não deve nada à maioria.
    Já na frente acho nosso time um dos mais fracos. Júnior é bom jogador, mas longe dos melhores que atuam no Brasileirão e seu reserva Schwenk continua sendo uma merda, mesmo após os 3 gols contra o Atlético. Ele jogou 20 jogos fazendo nada e não vai ser por um que vou fechar os olhos à realidade. Não temos um 2º atacante de ofício e ficamos tentando matar o futebol de Elkeson improvisando o garoto no lugar e na meia ficamos esperando que Ramon jogue bem, o que ocorre de 10 em 10 jogos e olhe lá…
    Fora a turma que chegou agora e ainda tem que ser testada, no banco Ricardo Silva não tem opções. Quando perde um lateral é um Deus nos acuda, quando Junior não joga é um valha-me Deus e sem Elkeson, mesmo não sendo nenhum Djalminha, simplesmente não dá. Quando Elkeson está fora nosso ataque é uma figura de linguagem.
    E Ricardo Silva já deu oportunidade pra um monte de carniça que não tem condições de jogar na Série A.
    Eu só vou me achar no direito de criticar Ricardo Silva no dia que Alex Portela der um time a ele. Ricardo joga numa retranca do cacete, é verdade, mas quais são as opções? Ele deveria tirar o 3º volante que no caso é Bida, mas vai colocar quem? Lenílson? E quem vai cobrir a subida de Egídio? para ele poder jogar com dois meias ofensivos teria que haver um cara qualificado para jogar mais à frente e aproveitar a juventude o fôlego de Elkeson que ataca e tem condições de fazer uma função tática na recomposição da defesa, mas esse meia ainda não existe – só se Renan Oliveira der alguma azeitona, mas , por enquanto é so esperança.
    No ataque pior ainda. O certo é jogar com dois atacantes, mas quem é o outro? Neto Berola já foi embora e mesmo assim não convenceu ninguém quando jogou, Adaílton está machucado, mas também não conseguiu se destacar nem no baiano e acabou. Não tem mais ninguém. Agora Alexi parece que vai pegar outra bolacha quebrada (Soares) que já foi um bom jogador, mas ninguém sabe se vai emplacar depois de mais de 6 meses de contusão.
    Esse elenco e esse treinador são batalhadores e dão tudo pelo Clube, mas Alexi Portela é o responsável pelo passo adiante.
    Abraços.

    • Franciel Says:

      Snow,
      assino embaixo. Já critiquei muito Ricardo Silva, especialmente no baiano. Mas, percebo que ele tem feito limonada com os lmões entregues por Alexi Portela. E, além disso, tem mostrado evolução. Tem jogado com o time, feito substituições mais ousadas. Enfim. Tem crescido (lá ele) junto com o time.
      Emais. Vou brocar a Copa do Brasil com ele no comando.

    • Victornyo Says:

      Entendi…

      Ainda não da prá tirar Vanderson do time, seu desarme é muito bom, e sua raça contagia o time.
      Uelington, é um dos melhores volantes em atividade no Brasil, e sua jogada aerea é monstra.
      Alem disso, temos que cobrir os laterais, que são muito ofencivos, e por isso mais um volante se faz necessario.

      Por esses motivos, Ricardo mantem esse esquema…

      Mas ainda acho que ele poderia testar mais o elenco.

      Adailton ta contundido, blz… Mas Bambam só jogou um jogo, Edson jogou 30mim, Rafael Granja só jogou em sua posição (a posição de Bida) uma vez no ano, e foi bem. (No baVi, alias, Rafael é um Bida, só que mais rápido).

      Acho inclusive, que Rafael granja daria mais velocidade ao time, e continuaria cobrindo os laterais. Acho que ele encaixaria nesse esquema, jogando na meia. E se ele não der certo, que se tente Evandro, Fernando.

      Até Shwenck, acho que deveria ser testado no ataque, ao lado de Júnior. Ele tem certa velocidade, e nesse time, onde os laterais apoiam muito, esses dois caras com porte de centro avante na area, iriam ser bastante acionados.

      Pronto… Quarta feira, que se deixe a velocidade prá Nino e Egídio, bota Lenílson prá armar com a 10, e Evandro ou Fernando no lugar de Bida(Parece que não joga por contusão).
      Aproveita o momento de Shwenck, larga ele e Júnior na area, e vamo ver colé de mermo… Segundo tempo coloca Renan prá dar velocidade na meia.

      Ganhando do Flu lá, acho que da prá deixar o time numa posição legal antes da parada da copa. Prá dar confiança e tranquilidade na grande final.

    • Lucas Mello Says:

      Botou pra f…a situacao eh exatamente essa.

  3. Daniel... Says:

    Seu França,

    Não tem ninguém queimando a lingua; a verdade é que RS está apreendendo a ser técnico. Se tivermos sorte, e se ele continuar com sua humildade, pode crescer ainda como técnico.
    Concordo com snowman quando ele diz que elenco é limitado, não dá pra ficar cobrando muito mais do que RS vem nos dando, mas dá pra cobrar mais ousadia.
    Vale ressaltar também que esse negócio de três volantes, apesar de muito criticado por nós, vem dando certo. Não temos como jogar diferente com dois laterais que apoiam bastante.
    Tenho uma dúvida. Quem puder me esclarecer eu agradeceria. Lenílson está inscrito na Copa do Brasil?

    SRNs

    • Victornyo Says:

      Não.
      Antes deles, todos estão, de Lenílson prá ca, ninguem.

      • Daniel... Says:

        Que amadorismo heim?
        Deixam as inscrições acabarem para fechar contrato com um jogador que está aqui desde o começo do ano!!!!
        Bom, vamos torcer pra Ramon se recuperar perfeitamente, e voltar a jogar o que ele sabe!
        Assistir o jogo de COR X SAN e deu pra ver que se o ECV ficar apenas esperando o Santos não temos chances.
        Eu acredito que dá!
        Isso é futebol…

        SRNs

      • snowman Says:

        Nesse caso não houve amadorismo nenhum. O jogador tinha contrato com o time do México até maio que não quis liberá-lo antes. E o Vitória, corretamente, não iria pagar multa contratual por causa de um mês só para ter Lenílson que, por sinal, não chegou em condições de jogar (estava totalmente fora de forma e teve que se recondicionar).

      • Daniel... Says:

        Parecia estranho pra mim. O contrato com o ECV foi firmado no período bem próximo ao final das inscrições para a Copa do Brasil. Ao meu ver poderia ter antecipado o acordo, mas não sabia que o jogador ainda estava vinculado ao time do México.
        Bom esclarecer as coisas…

  4. sanches Says:

    Outro fator que deve ser mencionado: esse atual grupo esté fechado com RS. Porra cara! Mesmo q seja um comprometimento errôneo (o comprometimento correto é com o clube e a torcida), é essa porra de pacto que tá levando (lá ele!) o clube para algum lugar nesse puteiro que é o futebol brasileiro.
    Sou a favor que RS continue no comando do time, pelo menos até o fim da Copa do Brasil, pois mudança agora só vai fazer o caldo entornar e quebrar o pacto. Deixa essa porra do jeito que tá! Depois da final, a gente vê que merda vai dar, pois não vai adiantar nada trazer um medalhão para treinar o Vitória só para as finais da copa do brasil.
    Outra coisa que concordo em grau e numero é que nosso presidente tem de deixar de ser muquirana e trazer bons jogadores para o clube, pois hoje muitos que chegam são só refugos de outros clubes, que vêm o Vitória como um local para recuperarem suas carreiras, haja vista a visibilidade do clube para o brasil por causa do brasileirão, sulamericana e copa do brasil. Precisamos de jogadores que “comprem” o projeto de um Vitória superior, um Vitória vencedor, e que não seja visto como um trampolim (o jogador que melhor representou isso foi aquela nisgraça do Roger! só viu o vitória como uma ponte para um clube maior. Foda-se Roger!).
    No mais, é isso, tem que se fazer uma limonada com esses limões que nós temos, e RS, com toda limitação, tá fazendo pelo menos um suquinho mequetrefe, quase um refresco…

    • snowman Says:

      Se Alexi mandar Ricardo Silva embora se por acaso a gente perder a Copa do Brasil será uma grande sacanagem. O que foi que o Vitória ofereceu de material humano? Do que foi oferecido Ricardo está extraindo o máximo.
      Se Alexi Portela quer melhores resultados, antes de de pensar em trocar de treinador e trazer aquela merda do Carpegianni, ele tem é que qualificar o plantel. Em vez de trazer um monte de rejeitado por aí poderia ter pagado mais pra ficar com Leandro Domingues, trazer um centroavante de 1ª e um atacante de beirada veloz.
      Depois de entregar isso a Ricardo ele pode cobrar resultados melhores.
      Abraços.

  5. LiAo Says:

    Lenilson nao! nem ricardo conceicao, renan, evandro, entre outros…

  6. Deivid Says:

    Bom eu vó sou esperar até o dia glorioso de agosto pra esfregar na cara que o “aprediz” foi o único a ganhar um campeonato nacional pelo Vitória 1897 em toda sua história…

    Aí é que eu quero só ver, se os corneteiros veementes vão dizer é foi o acaso… e quero ver tb se terão coragem de comemorar o título…

  7. Nelson G Says:

    Alto nível essa discussão aqui.

    Snowman, já li uns textos seus e admiro sua capacidade de análise do nosso time.
    Seu França faz a melhor crônica sobre o ludopédio praticado pelo rubro-negro do universo (do universo só não, da Bahia e de umas bandas de Sergipe…)
    Acho que vocês dois deveriam se juntar com menina Larissa, que bota pra quebrar ao transformar nossa paixão pelo time em palavras de incentivo , e aí teríamos o melhor blog do Vitória.

    • snowman Says:

      Já estamos todos juntos, Nélson!!
      Larissa comanda lá, seu Francis comanda aqui e eu dou pitaco em todo canto!! hehehe
      Abraços.

  8. RADI Says:

    Antes porém reclamavamos da sorte,agora que a dita resolveu nos acompanhar, aparecem elementos procurando chifre em cabeça de cavalo.Inesperiente ou não,omisso,baba ovo de atletas não importa,vem ganhando e elevando o nosso clube no cenário nacional.É por aí França.

  9. J Mocota Says:

    Enquanto os céticos de plantão apedrejam RS, ele vai curtino RC:

    Mas eu estou aqui
    Vivendo esse MOMENTO LINDO
    De frente pra você
    E AS EMOÇÕES SE REPETINDO
    EM PAZ com a VIDA
    E o que ela me trás
    Na FÉ que me faz
    OTIMISTA demais…

    Avante Leão!!!

  10. Logan Says:

    Defendo Ricardo Silva desde o tenebroso período do Wagnerzão/2010 quando ele quase sai (o pardalgiani já tava até de passagem comprada pra Salvador), e não mudo de opinião, ele pode até ter sido inexperiente, até porque, além das curtas passagens como interino no próprio Vitória, que outra experiência ele teve como técnico de time profissional? Eu não sei de nenhuma outra.
    Então, apesar de sua pouca experiência nesse cargo, Ricardo mostrou que é bom técnico por dois simples motivos, primeiro ele uniu o grupo em torno dele, coisa que poucos técnicos conseguem, segundo ele pega um grupo notóriamente fraco e chega a final da copa do brasil além de bons resultados nesse início de brasileirão.
    Isso tudo num clima de pressão extrema em cima dele, imprensa e torcida praticamente pedindo a cabeça, diretoria negociando com outro técnico enquanto ele ainda estava no cargo aguardando apenas o próximo resultado negativo pra demitir, enfim, sem ter a confiança de quase ninguém a favor dele a não ser o próprio grupo ele chegou onde chegou, acredito muito em Ricardo Silva e mesmo que não vença a copa tenho certeza que meu time vai sair de cabeça erguida sabendo que já conseguiu fazer história esse ano.

  11. Lucas Mello Says:

    Velho concordo contigo em genero numero e grau !!!

  12. Rabbit_Gonzalez Says:

    Estou emocionado.

    A doença que contagia a maioria dos blogueiros que se propõe a comentar sobre os feitas do nosso Rubro-Negro baiano não o atingiu(!). Milagre esse que compartilho.

    Ao meu ver, a sorte não só atinge os trabalhadores, mas além disso os merecedores de tal. Ricardo é um MERECEDOR. Sempre na sombra de grandes técnicos, sempre na alcunha de ‘ajudante’, ‘interino’, ou qualquer adjetivação que diminua a pressão.

    Hoje, Ricardo está em um lugar de poucos, chegou por merecimento, por humildade, malemolencia se assim posso dizer. Acho de tamanha arrogância, orgulho e prepotencia massacra-lo por ser inexperiente, o mesmo inexperiente que deu lugar aos inexperientes Vitorianos sub-21 que hoje são a essencia do nosso time, o mesmo que admite as falhas e tem a visão extra-campo do que acontece.

    Não peço que dêem uma chance a Ricardo Silva, porque essa chance nós já demos, é hora de apoia-lo. Digo mais, é hora de apoiar a ENTIDADE VITÓRIA, hora de fazer nascer da gruta umida chamada RANCOR, paixão, Paixão pelo clube que dizemos torcer, dizemos amar.

    Chegamos a um ponto quase máximo, chegamos a beira do ápice do futebol Rubro-Negro baiano, e sem nosso apoio, o Vitória não chega.

    SRN

  13. felipe Nogueira Says:

    Seu franciel,
    V. senhoria é a voz lúcida de nossa torcida. Alumia esse povo seu moço. O time pegou liga, fez caldo, como é que os cabras querem tirar o buço da dobradinha, aí nóis vai pra roça. Fato que rs é fraco, fato que rs tem umas atitudes que parece que ele andou pegando contigo aquelas substancias proibidas pela carta magna, mas é fato também que foi ele que fez a rapaziada botá pra torá (lá neles). Tá com a bobônica que esse povo não veja isso.
    Fazemos coro para que a menininha do shortinho gerasamba se pronuncie pois que ela ,com aquele rebolado, hipnotiza a todos.
    SRN

  14. Cury Says:

    Senhores, vídeo do jogo conta a Galinha em: http://www.youtube.com/watch?v=yqtRjHZAi2E

    Texto no blog.

    Abracos.

  15. Emmanuel Teixeira Says:

    Parabéns ao técnico R.Silva. Vai conquistar um título inédito…
    TETRA-VICE!
    Saudações

  16. Deivid Says:

    Endosso todas as suas palavras!!!

  17. canijah de moreré Says:

    Snowman, resaltando um trechinho seu, lhe digo: Alexi pode tirá-lo do cargo, mas o mantém na função. RS é claro quando diz q é funcionário, ou seja, como disse alguém nessa tribuna, o Vitória precisa de gente q vista a camisa. Ele faz o time vesti-la. É assim que seremos campeões.
    Um dia faremos plenejamentos como o S Paulo, Cruzeiro, Inter, mas nosso estágio hj precisa chegar ao nível de Grêmio, Santos, Atls MG/Pr…

    Outra coisa. Li o comentário de PC e fiquei admirado como ele poderia ser assim tão educado e ordeiro por toda a sua vida de gestor. É lamentável q uma pessoa com uma “mente brilhante”, visionário, idealista, articulador e empresário do futebol pudesse construir e desconstruir algumas das páginas mais bonitas do Vitória. Alexi, homem cauteloso, aprendeu com esse passado recente do time lições que percebo não querer repetir. Por isso esse deus nos acuda q estamos hoje.

  18. Fábio Monteiro Says:

    Não concordo com sua tese, Franciel, mas a respeito, assim como vc sempre faz comigo. Seu blog é muito bacana. Um abraço.

  19. Kant Says:

    Os torcedores querem ver o time sempre pra frente, sem muita retranca. A opinião negativa às táticas de R. Silva tem origem aí.
    O nosso treinador tem mostrado alguma evolução, desde o jogo contra o avaí, mas ainda, para mim, foi pouco. Mais, jogar colocando Junior sozinho na frente é temerário, ainda mais com a fase do nosso atacante, que nem sequer está sabendo ser pivô. Ainda, mesmo se conseguir fazer essa função, Berola já se mandou, e não temos ninguém tão rápido no time. Talvez, se for testada a dupla com Edson ou Schwenck, isso possa dar certo.
    Sei que fluminense não é avaí. Ficar esperando para ver se leva um ponto pra casa, é pedir pra ser massacrado. Se vale de consolo, pode-se anular Conca e Fred, ocupando mais espaços no campo e colocando cães de guarda na cola deles. Só elimina o esquema 10 – 1, R. Silva, ou terminaremos como o defunto incolor de itinga: Ikasa.

    Abrçs!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: