Chuva, Suor e Honra

Há cerca de 10 dias, mais precisamente no glorioso 8 de maio, lancei um manifesto intitulado “Chega de Choro e Ranger de Dentes”. O referido libelo – publicado logo após a classificação do Vitória em pleno São Januário contra o vasquinho de eurico miranda- foi ecrito com o objetivo de espantar as aves de mau agouro, os resmungos e o clima de pessismo que estavam introjetados (lá neles) na alma de uma parcela da torcida.

Naquela ocasião, defendi a tese de que não podíamos mais gastar energias solicitando contratações que não viriam, muito menos pedindo a cabeça do comandante Ricardo Silva – o homem que, bem ou mal, estava levando (lá ele) a equipe à semifinal da Copa do Brasil. Na minha humilde compreensão, era o momento de sublimarmos as divergências e juntos, em uníssono, gritar e incentivar o Leão.

É óbvio que, naqueles dias turbulentos, tal tese não foi compreendida. Ao contrário. A multidão em romaria, inclusive, jogou mais pedra em mim do que na pobre da Geni. Uns me chamaram de vendido; outros de lunático e unseoutros disseram alguns impropérios que não posso nem reproduzir agora porque este é um ambiente familiar. Até a Moça do Shortinho Gerasamba (Alô, Felipe Nogueira!), vestiu uma camisa listrada e saiu por aí dizendo que este masculinástico locutor estava travestido de viúva de Ricardo Silva.

Pois muito bem.

Como aprendi com o menino Ataulfo Alves que “a maldade desta gente é uma arte”, não dei bola para a incompreensão e segui pregando no deserto de homens e ideias. Sabia que, se eu queria dizer e parte da torcida não queria escutar, outros ouviriam minhas palavras da salvação.

E tive a certeza de que minhas homilias não foram em vão no último sábado.

PUTAQUEPARIU A HONRA!

Foi de emocionar ver um time cheio de desfalques, cansado, bombardeado pela imprensa escrota (desculpe-me a redundância) enfrentar, sem nenhum receio, o dilúvio e o estrelado e mascarado time do flamengo. Em verdade vos garanto: A garra dos 11 do Rubro-Negro baiano foram de balançar o ceticismo até do mais frio dos homens.

Apesar de terem saido em desvantagem do placar, não se abateram. Foram pra cima e encularram as nigrinhas cariocas sem dó nem piedade. E a recompensa, inicialmente, veio da arquibancada, quando a torcida, mesmo com o time perdendo, não parou de glorificar os seus guerreiros. E a justiça final veio nos 40 e poucos, quando o FUTURO PRESIDENTE DO BRASIL, ELKESON, cobrou uma falta com a categoria e determinação dos grandes craques.

A princípio, uns podem até achar que o empate em casa é um mau resultado, porém em verdade vos digo: Aquela peleja de sábado no Barradão, regada a chuva, suor e honra, lavou literalmente a alma da galera e, com certeza, renovará a energia Rubro-Negra rumo à inédita final da Copa do Brasil. Por tudo isso, termino esta transmissão com o mesmo grito de guerra da semana passada.

CHEGA DE CHORO E RANGER DE DENTES. GUARDEM A VOZ PARA GRITAR E INCENTIVAR O TIME, SEUS PUTOS.

Anúncios

12 Respostas to “Chuva, Suor e Honra”

  1. Neto Says:

    Beleza de texto Seu França. Eu só acrescentaria um “lá ele” entre parênteses após “sublimarmos”. Como eu não sei o que isso significa, melhor não dar (lá ele) sopa pro azar.

    Ademais, uso meu status de formador de opinião decorrente de ser o primeiro a comentar esse seu post para convocar a massa rubro-negra a comparecer (lá nós) ao Santuário Manoel Barradas e levar, na base do cepacol e da canjibrina, o nosso time à inédita final da Copa do Brasil.

    Umbora Tetratória, carajo!!!

  2. robsão Says:

    Apoiado!

  3. Geraldo Says:

    Só espero que que não tenha chuva e sim muito suor e honra pra que depois do final do jogo passamos tomar nossa cerveja em comemoração a este grande feito, rumo ao primeiro titulo nacional.

  4. Manoel Novaes Says:

    Pô “seo” France, desculpe, só hoje que abri meu e-mail, mais nunca é tarde, farei o solicitado na final.

    Abraço

  5. carvalho Says:

    Bicho, nosso time foi de uma raça retada, foram guerreiros, foram bravos e determinados, este é o VITÓRIA que quero ver sempre.
    Garra, sangue e determinação. Vamos ser campeões da Copa do Brasil e danem-se os corneteiros da imprensa marrom.
    Chegou a hora da verdade e da vitória, vamos todos ao Barradão, de buzu, a pé, de carro, de carona, vamos vencer e depois tomar todas as cervejas para comemorar, mesmo com a set sacaneando a gente.
    Vitória sempre.
    Abraços.

  6. felipe Nogueira Says:

    Seu françiel,
    Primeiramente, obrigado pela deferência. Quando se está seguindo um rumo e acontece um fato que muda este rumo meu vô dilson diz, “o bozó virou”. Pois então seu minino, desde que v. senhoria mudou o tom da crítica para o apoiamento que o bozó virou pro VITÓRIA, de lá pra cá a legião de torcedores e blogueiros do brioso se renderam a essa tendência e passaram a estar com o time incondicionalmente, para tanto vide que a torcida começou a impurrar o time logo quando estava a jogar mal, fato que não consta de nossa tradição. Uma menção honrosa tem que ser feita a Viáfara que é um dos poucos jogadores que veste o manto do glorioso co profissionalismo mas também com vontade de fazer história no Leão.
    AVANTE FALANGE RUBRO-NEGRA!

  7. Junior Abbehusen Says:

    PORRAAAAAAAAA… Só vendeu 10 mil ingressos até agora… Acho mt pouco, pouquíssimoooooooo!!!!! Brincadeira viu torcida Rubro-Negra… Vamos comprar essa porraaaaa…. Ainda falta 17 mil (com exceção do SMV)!!!!!!!!

    ACORDA TORCIDA DO VITÓRIAAAAAAAAAA!!!!

  8. Hildato Says:

    Franciel,
    Essa é de lenhar. O vitoria só não foi goleado por causa do estado lastimável do campo, desse local que voces chamam de estádio. Tenha santa paciencia, só conseguiram o empate num lance de pura sorte. Assisti o jogo e não consegui ver isso que voce tenta apresentar aqui, com tanta emoção. Tudo bem, faz parte, o importante é tentar manter a torcida entusiasmada para o jogo da CB. Que Pena!

  9. Deivid Says:

    Seu Françuel… Vª Sernhoria tem toda a razão… o jogo de Sábado foi o trampolim que faltava aos nosso jogadores, a transição de uma comemoração contida, e um exaurir de forças para uma renovação de alma…

    Meu clamor não é só pra passar a proxima fase não…

    Meu clamor é ser campeão, de preferência em cima do Santos de Robinho (maior jogador do Santos depois de Pelé), Neymar e Ganço…

  10. Lucas Serra Says:

    CHEGA DE CHORO E RANGER DE DENTES. GUARDEM A VOZ PARA GRITAR E INCENTIVAR O TIME, SEUS PUTOS. [2]

  11. Marco Says:

    Bora Vitória minha porra!!!

    Quarta estou lá mesmo se chover facão.

  12. jofson Says:

    estamos no caminho certo vamos ganhar la e aqui no barradao e so j0gar sem medo e muita desposicao tem que der atitude bora vitoriaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: