ESPORTE CLUBE (SÃO) VIÁFARA

Vocês podem me acusar de arrogante, moreno, alto, belo, cabeludo, impontual e outros tantos adjetivos similares que não estarão distante da verdade. O que não podem, de forma nenhuma, é colocar em dúvida a INTUIÇÃO deste rouco e safenado locutor, que conhece e pratica o Ludopédio em 18 idiomas.

Por quê? Já explico.

No dia 17 de março do ano da graça de 2008, Viáfara, A Cordilheira Colombiana (sim, o homem num é somente um paredão) estreou com o Manto Sagrado, em Recife, depois de amargar um século na reserva no Atlético Paranaense.

Pois muito bem.

Exatamente naquela data percebi que relação entre o Goleiro e o Vitória ganharia uma nova e extraordinária dimensão. Não foi à toa que escrevi o que segue abaixo logo após a peleja contra o Sport. Leiam novamente e vejam o quão é fueda  minha  INTUIÇÃO. 

Reza o clichê que uma grande equipe começa com um grande goleiro. Nero ar. A verdade, que salva e liberta, é outra. Um time vencedor conhece-se pelo nome do goleiro. E não há, no atual  futebol brasileiro, nenhum arqueiro com nome mais sonoro do que Viaaaáfara.

Ouçam.

‘Olha que jogada perigosa, cara a cara com o gol, disparou para a meta…Viaaaáfara’.

(Ou) Viram? Não é nem é necessário colocar o adjetivo para a espetacular defesa que o referido acabou de praticar. Basta simplesmente pronunciar, compassada e emocionalmente, o santo nome do guarda-meta. Repetindo: ‘Viaaaáfara’.

Com um goleiro com este nome reforça-se ainda mais a profecia de que o Leão conquistará o título nacional brevemente. E a estréia do colombiano contra a poderosa equipe do Sport foi digna do presente que ele recebeu na pia batismal. ‘Viaaaáfara’. Sonoramente, ele atuou os noventinha com firmeza, boa colocação, reflexo e agilidade de um felino”.

Se as aspas já não estivessem fechadas, vocês diriam que não estou falando de sua estréia em 2008, mas sim da apresentação de ontem contra o vasquinho de eurico miranda. Afinal, mais uma vez, El Paredon (“Porra de Cordilheira. Isso é muito aviadado”, interrompe no parênteses a moça Gerasamba) honrou as cores do Leão de forma soberba e emocionante: trabalhou com as mãos, pés e coração.

Aliás, vou abrir aspas novamente, agora para meu amigo André Dantas.

Viáfara – 10.  Dez porra nenhuma, 1 milhão para esse colombiano do caralho. Esse cara é a dignidade do Vitória. É esse sacana que faz o Vitória ser grande. Ele é arrogante como deve ser um grande goleiro, ele é marrento, ele é chato e PEGA PRA CARALHO. Já digo sem medo de errar que esse foi o maior goleiro que vi vestir a camisa do Vitória, incluindo Dida, Fábio Costa e qualquer outro. Maior sim, porque goleiro é MUITO mais do que um pegador de bolas”.        

E é mesmo, André Dantas. Inclusive, a declaração de Viáfara  após o jogo contra o time da colina só o torna ainda maior – se é que isso é possível.  Mesmo com a classificação assegurada, ele não se furtou a criticar a postura da equipe.

É isso aí. O Vitória deu uma nova dimensão ao colombiano e este não fugiu da responsabilidade e está prestes também a colocar o Leão em novo patamar. A propósito, a partida decisiva das semifinais será disputada exatamente no dia do aniversário de Viáfara, provando que seu destino e o do Vitória estão irremediavelmente ligados.

AMÉM.

Anúncios

33 Respostas to “ESPORTE CLUBE (SÃO) VIÁFARA”

  1. Borba Says:

    Rapaz, morri e ressucitei 15 vezes ontem.

    Se não fosse esse sacana colombiano…

  2. luis Says:

    mesmo sofrendo contra o vasco
    o time ta de parabens
    mais espero menos sufoco daqui pra frente
    contra o atletico de goiais
    vou para o palestra italia ver a nossa estreia no brasileirão 2010
    espero um time mais ofencivo ja que o palmeiras estar em
    crize brava
    abraço aos leoés bravo
    a gostaria que a diretoria tomasse providençia contra o comentarista
    da bande o tal do neto que so se referi ao nosso time como vitiria da bahia e não esporte clube vitoria
    tem que fazer como feis e esporte clube do recife qoe não adimite que chame de esporte recife
    o vitoria tem que mandar uma reprezentaçã contra este cara

    digo isto porque moro aqui em são paulo e vejo o preconçeito contra o vitoria ,abraço ao leoés da raça

  3. snowman Says:

    Vou cobrar os royaltes! hehehe
    Abraço, maluco.

  4. Teresa Ribeiro Says:

    Franciel,
    Viafara e Vitória, uma combinação perfeita.
    Antes do jogo começar, já é sagrado: a torcida o saúda e ele retribui, aplaudindo. Quem vê o cara jogando, se apaixona. Ele não foge do jogo e não teme a responsabilidade – ontem foi uma prova disso. Às vezes é completamente louco: dribla os caras dentro da área e adora ficar quase no meio de campo, para desespero de alguns torcedores, inclusive eu.
    No domingo, a TUI não pôde vestir a camisa, mas ele vestiu.
    No dia 19, espero poder cantar parabéns para você, Viafara, e para nós, torcedores.
    Viafara e Vitória, uma combinação perfeita.

  5. Tweets that mention ESPORTE CLUBE (SÃO) VIÁFARA « Victoria Quae Sera Tamen -- Topsy.com Says:

    […] This post was mentioned on Twitter by Juliana Cardoso, Verônica Monteiro and Bruno Carvalho, Larissa Dantas. Larissa Dantas said: @viafaraoficial Paredão… tem texto pra vc …leia… https://victoriaquaeseratamen.wordpress.com/2010/05/06/esporte-clube-sao-viafara/ […]

  6. Leonardo Teixeira Says:

    Belíssimo texto!

    Parabéns para você e pro André Dantas que conseguiram homenagear o nosso Paredão na dimensão que ele merece!

    Continuo achando que nenhum de nós tem a real dimensão do que significa Viáfara na nossa história. Creio que só daqui há alguns anos é que teremos noção da grandeza dessa colombiano e de tudo que ele representou pro nosso Leão.

    Parabéns Viáfara, sou seu fã incondicional. Você é, depois de Pet, o melhor jogador que já vi vestir o manto sagrado rubro-negro nesses meus 21 anos de paixão pelo Vitória. Além de ser, disparado, o jogador que eu mais admiro!

    Saudações rubro-negras!

  7. Deivid Says:

    Seu Françuel… vc se superou dessa vez!!! Viáaaaaaaaaaaaaaaaaafara!!!!

    HUAuAHuAhuAHauHauhaUhuA

    Rapaz, nunca tinha pensado nisso!!!

    Uma linda homenagem do ‘El Butragueño’ Para o ‘El Paredón’!!!

  8. Manoel Novaes Says:

    “Esse cara é a dignidade do Vitória” (2)

  9. Tithox Says:

    Psiiiiu! Fala baixo pra não atrair olho grosso.

  10. Lionel Leal Says:

    Franciel, a convite, teci alguns comentários ranzinzas, mal humorados e rabugentos sobre a peleja de ontem em outra intimorata emissora.

    Se puder, dê uma passada lá: http://gol-de-letras.blogspot.com/2010/05/mais-agua-no-chope.html

  11. MariAlejandra... Says:

    Que agradables comentarios y que relato tan bello el de Franciel… Sólo quiero agregar que el artífice de esta “estrella” como la llama Franciel es Dios el consumador de nuestras vidas, dueño y señor de nuestro corazón. A él sea toda la gloria por toda esta gran experiencia que nos permite vivir a través del fútbol y sobre todo con los torcedores…
    Es imposible no sentir emoción al ver estas públicaciones.

    Que la humildad, sencillez y confianza en Dios nos mantenga fieles no sólo para este presente, si no para lo que viene… Por que lo mejor está por ACONTECER¡¡¡¡

  12. lipe Says:

    Parabéns pelo texto! Viáfara sensacional!

  13. Justiceiro Says:

    Parabéns ao Vitória pela bela classificação; muito dramática, é verdade. Aquele pênalti foi providencialíssimo pro Vitória; Viáfara converteu a cobrança com perfeição. O Vasco fez três gols, mas o golzinho salvador do goleirão garantiu a classificação do rubro-negro baiano. O time jogou com o regulamento debaixo do braço; foi na conta do chá. No final do jogo, o Viáfara ainda salvou o Vitória em umas três oportunidades. Certamente, os vitorianos que foram até São Januário voltaram para Salvador felizes da vida.

  14. Fredson Says:

    O herói do jogo foi o Juiz que expulsou o zagueiro do Vasco mesmo não sendo o ultimo homem e não tendo cartão ainda. Já Viafara, ultimo homem, fez penalti e não foi expulso. LEmbro em 2009, que no primeiro BAxVi, MArcelo foi expulso em jogada identica. O Juiizão deu uma mão….Mas cuidado com o Atletico/GO. Márcio, Chiquinho, Elias e Cia já conhecem o caminho das pedras, inclusive no nosso Barradysnei.

    • Victornyo Says:

      Fredson Fredson… Meu jovem… Vc não aprende.

      Realmente, o juiz ajudou, mas prá falar da juizada, temos que pegas os dois jogos. E também não só analizar lances capitais como gols e penaltis.

      No primeiro jogo, depois do Vitória abrir 2×0, o juizão segurou o jogo no meio de campo, invertendo faltas e etc. Prá o Vitória não terminar de destruir o vasquinho…

      Já no segundo jogo, concordo. Era prá ter expulsado Viáfara. Mas ai entra o “se” em campo, e quando o “se” entra acaba a coerencia dos comentários, e vc sabe disso.

      Agora Fredson, não se preocupe… Como disse França, ninguem bate em minha piriguête, só eu… Então vamos vigar vcs e eliminar o Atlético.

      E tenho dito.

      • Marcos Says:

        Faço minhas, suas palavras ao Fredson.
        E complementando. Vou bater com vontade, NO SACANA que maltratou minha PIRIGUETE.
        Primeiro o Futebol da Bahia. Vitória, Camaçari, Bahia de Feira e depois Bahia. Como Camaçari e Bahia de Feira só vão jogar a série D, então NINGUÉM VAI BATER NAS PIRIGUETES do meu Vitória.

        Tenho dito.

    • Cury Says:

      Fredson, meu nego, ou melhor, meu Vice, aprenda de uma vez: roubado é mais gostoso.

  15. Otto Says:

    Esse Fredson é retardado. Vai ler as regras antes de falar merda.
    E o goleiro do VICE foi expulso em 2009 por 2 cartões amarelos, seu débil mental.

    Mas devemos tomar cuidado com esses jogadores, mesmo. Antes, eles jogavam num timinho minúsculo que só sabe ser VICE. Agora eles estão numa equipe de respeito e que joga a primeira divisão.

    • Fredson Says:

      As regras são as mesmas aplicadas ao zagueiro do vasco! ou não são?

      Faça como seu colega Victornyo e admita que o juiz errou.

      Outra coisa: VICE é o apelido de vocês porque o VICETÓRIA É O UNICO TIME BRASILEIRO VICE DAS 03 DIVISÕES!!!!

      Outra coisa 2: destile sua raiva e falta de civilidade no meu time, não em mim. Retardado e debil mental é a….deixa pra lá…

  16. Pablo Caldas Says:

    Cordilheira Colombiana! Essa foi boa!

  17. Diogo Says:

    Se nao fosse nossa muralha batedora de penaltis eu tinha enfartado antes dos 21 anos!!!

    Meu goleiro É VIRADO NA DESGRAAAAAAAÇA RAPAZ!!!

    E EU DIGO, COM TODOS OS PROBLEMAS, COM TODO SOFRIMENTO DIGNO DE UM VITÓRIA, COM TODA INEXPERIENCIA, TANTO DE TREINADOR QTO DO TIME (principalmente a zaga… 21 anos nosso zagueiro mais velho) SEREMOS CAMPEOES NESSA DESGRAÇA DESSE CAMPEONATO!!!

    EU QUERO AS BIXAS DA VILA… EU QUERO ELAS AQUI EM NOSSO ALÇAPAO!! AI ESSAS BIXAS VAO SENTIR COMO É JOGAR COM RAÇA, EMOÇÃO E NAO COM ENFEITEZINHO E DRIBLIZINHO, COM GOL E DANCINHA DA BUNDINHA!!!

    Eu precisava desabafar… =D

  18. snowman Says:

    “Mas cuidado com o Atletico/GO. Márcio, Chiquinho, Elias e Cia já conhecem o caminho das pedras, inclusive no nosso Barradysnei.”
    Oxe! Que caminho?
    Esses caras no Bahia NUNCA ganharam um título sequer!! Foram saber o sabor de ser campeão só no Atlético!
    kkkkkkkkkkkkkkkkk
    Torcedor do Bahia parece colecionador de camisa – cada dia aparece com uma diferente!

  19. Logan Says:

    BORA SÃO VIÁÁÁÁÁFARA PORRRRAAAA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1
    Aliás, texto impressionante no impedimento, nada que traduza melhor o sentimento do rubro-negro hoje em dia: http://impedimento.wordpress.com/2010/05/06/palhacinhos-da-vila/

  20. Diogo Says:

    Viáfara nos salvou ontem

  21. Antonio Says:

    Parabéns!!! O seu texto foi de uma felicidade imensa, acrescento somente que ele encarna o Vitória fora de campo também se dedicando ao clube como nenhum outro jogador. Ex.: Quando fica nos treinos do infantil para incentivar os goleiros mais jovens, ou quando presenteou o garoto da Apae no dia do aniversário dele.

  22. borba Says:

    Velho França, já devem ter lhe mostrado, mas fica o registro – comentários de VIÁFARA pelo tuíter em relação ao seu texto (que nossa outra blogueira Larissoca indicou a todos) – ABRE ASPAS:

    pó larissa não sabe o que acabo de sentir,vibrar ,de ver como minha péle ficou arrepiada com esse tésto de “Franciel”

    até me emocione……por isso é que EU AMO ESPORTE CLUB VITORA e consecuentemente a VCS meus rubronegros BAIANOS.

    FECHA ASPAS

    Sem mais.

  23. Dayse Says:

    O Viáfara é tudo isso mesmo e muito mais Franciel!! Não sei o que seria do nosso VITÓRIA sem ele, claro sem querer desmerecer os outros jogadores!! Nós podemos bater no peito e dizer ” Nós temos goleiro!!!!”

  24. carlos da caixa Says:

    Seu Françuel, se tivesse que dar uma nota ao gringo, não podia dar dez, pois ele não a merece. Daria, sim, um D e z v i r g u l a n o v e !

  25. felipe Nogueira Says:

    Seu Fançuel,
    Depois da vitória do leão e das peripécias de Viáfara, os velhinhos aqui de minha pequenina cidade sairam gritando em unissono:
    VI-Á-GA-RA!!!!
    A galera da terceira idade queria relembrar os tempos de outrora descendo (lá neles) a madeira pra comemorar a noite espetacular.
    SRn

  26. Maurício Minduim Says:

    Que beleza de texto Seu Franciel. O tal do Viáfara é foda mesmo!!! Além de salvar a casa lá atrás ( E, como dizia nosso velho amigo Irecê, “Eu vi a casa fedê a homem”) ainda foi lá na frente brocar o vasquinho!!!! Rumbora Vitória!!!

  27. LiAo Alex Says:

    isso mesmo!!!!
    NOS TEMOS UM GOLEIRO!!! O GOLEIRO!!!!
    ele tira onda pq pode, ele é bom no que faz e por isso faz firula!!!
    faz pq pode, pq sabe e pq precisa! pq alem de ser O goleiro! ele é um espetáculo!
    Um show man!!!!
    Obrigado Viafara por proteger nosso manto com toda garra!
    Saiba que é adorado por todos! e que será sempre lembrado por tudo que fez pelo nosso time com garra, coragem, determinacao e principalmente, com AMOR!
    Se nao sabe existem varios videos em sua homenagem no youtube… ja vi quase todos! axo que 98% deles hehehe
    alem do mais… tem uma homenagem que foi feito pelo globo esporte entrevistando os jogadores falando sobre ele… alguem tem? axei um la mas ta sem audio!!!!
    sim…

    Sobre a copa do Brasil… ele merece! Junior merece, Wallace Merece, Uellington Merece, nino merece, elksson merece, entre outros!! e o mais importante a torcida forte, consciente, inteligente, lutadora, e forte!!! essa nação de nordestinos reprimidos mais com raça e garra!!! nós merecemos!!! vamos la meu vitoriaaaaaaaaaaa
    vamos la

  28. MAURICIO SOARES Says:

    Esses comentaristas e narradores da SPORTV nós dois jogos do Vitória contra Vasco e Palmeiras eles não comentam e não narram os jogos ,
    e sim torcem mais do que os torcedores em estão no estadio.
    Vamos ser mais profissionais, e deixar para torcer em casa , quando não estiverem trabalhando.
    Os jogo estam passando para todo brasil.
    é uma vergonha como torcem para o times de casa. se não basta, a torcidas adversarias, juiz , e agora os cometaristas e narradores.

  29. LiAo Says:

    Nesta terça-feira à noite, Viáfara participará do programa semana “Sócio PFC Pergunta”, às 22 horas, dedicado aos assinantes dos pacotes disponibilizados pela Globosat.Editar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: