Carta Aberta de Agradecimento

Depois de um breve interregno (recebam), retorno a esta impoluta tribuna com a alma lavada e encharcada de emoção (dá-lhe Odorico Paraguacivisky. É Paraguacivisky mesmo. Vá fazer rima na casa da porra).

Pois bem.

Tal sentimento não é conseqüência somente desta lua, deste conhaque e de outras mumunhas que me deixam comovido como a zorra. Nécaras. O responsável por este transbordamento sentimental (Putaquepariu a pieguice!) é o brioso Esporte Clube Vitória e os homens que não apenas vestem, mas honram o manto.

Neste exato instante de minha locução, a moça do shortinho Gerasamba adentra (lá ela) o recinto largando logo a seguinte, em itálico.

“Sêo Françuel, que conversa errada da porra é esta? Onde o senhor esteve e o que andou fazendo neste período em que levou um pedaço sumido? Estou lhe desconhecendo. Logo o senhor que sempre teve a voz rouca, ereta e rascante vem agora com esta fala toda macia. Por acaso o senhor se androginou? Rapaz, mude o rumo desta prosa. Afinal, o que é que o povo do NE de Amaralina vai pensar?”.

Diante dos questionamentos da minha sempre estimada, explico.

Minha filha, seguinte é este. Estive longe dos microfones nos últimos tempos porque estava organizando a comemoração dos meus primeiros e já tradicionais 40 anos. (Na Bahia é assim. A chibança nem começa e já é tradição).

Ai, ai, ai, valei-me, meus culhões de Cristo, o homem enlocou de vez. Sêo Françuá, que disgrama esta efeméride (receba também) tem a ver com meu Vitória?”, interrompe-me novamente a danada, agora em negrito. 

 E novamente eu explico, pois sempre fico sensibilizado com a referida, principalmente porque o pedaço de pano cada vez menor tenta tapar a bunda cada vez maior. Isso sem contar que a sacaninha mexe mais do que ferry-boat em dia de maré vazante. Ô, Grória.

Mas derivo.

O fato, minha querida, é que todo santo ano faço aniversário no glorioso 25 de abril. Porém, neste inolvidável 2010, resolvi antecipar a comemoração porque no domingo iria ocorrer o ba X VI, a mãe de todas as batalhas. E, por falar em mãe, fiquei receoso em antecipar a festa porque a minha sempre dizia que comemorar antes da data exata dá azar.

Mas eu tinha (e tenho) tanta confiança no time comandado por Ricardo Silva que acabei desobedecendo até mesmo ao conselho de minha finada genitora.

E minha convicção na equipe se fortaleceu ainda mais quando vi os guerreiros do Leão entrando em campo. A garra expressa no rosto de cada um demonstrava que, além de honrar as cores do clube, eles estavam ali com a missão de defender meu aniversário. Até Bida, sempre tão desligado das simbologias, fez o seguinte gesto antes do jogo começar: beijou o escudo com uma sinceridade que nunca havia demonstrado nas outras duzentas e poucas vezes em que vi envergar o manto sagrado. Aquele ato, que não era à toa, pois Bida honrou a camisa nos 90 minutos, me deixou comovido como o diabo.

Aliás, por falar em diabo, o da cabeça oxigenada, mais uma vez botou pra vê tauba lascá ni banda e me deu o melhor presente de aniversário. Um golaço de quem conhece as manhas da zona do agrião.

Até mesmo Egídio, PHD em displicência, sabia que não admissivel vacilar naquela data especial. Do mesmo modo Viáfara, Wallace, Reniê, Fernando, Neto Coruja, Uelliton e Vânderson (Eu sei, disgrama, que ele não jogou, mas o espírito guerreiro dele estava, sim, em campo). Já Ramon e Elkesson, que não estavam nos seus melhores dias, também correram como desesperados para não deixar que nada nem ninguém (principalmente as injúrias de Itinga) manchassem meu aniversário.

E foi pelos atos de bravura de todos eles que o congelado coração deste envelhecido e cético locutor se aqueceu numa das tardes/noites mais felizes de todos os tempos. Eis aí, minha filha, o real motivo que fez este masculinástico locutor afinar a voz lá no início. É que cheguei a ficar com os olhos rasos d`água pela consideração que os jogadores tiveram comigo.

Por isso, rebain de sacana, um aviso final. No próximo domingo, estarei fazendo aniversário novamente. Exatamente no dia 2 de maio completarei 40 anos e uma semana. Assim, já sabendo que vocês vão demonstrar a mesma bravura e honrar mais uma vez meu aniversário, antecipadamente agradeço em letras garrafais.

OBRIGADO, LEÕES GUERREIROS

P.S 1 Um mistério ronda a Bahia e uma banda de Sergipe. Por que Júnior fez aquela comemoração? Ninguém sabe, né? Pois eu explico agora. Na verdade, EL DIABLO ROJO tava tentando mostrar para Marcos Pimentel como é que se trabalha com a pá, na esperança de que o referido lateral decida arranjar outra profissão, a de coveiro, por exemplo. Porque, amigos ouvintes, futebol, definitivamente, não é o ramo do rapaz.

P.S 2 Sêo Françuel, e por que Júnior está fazendo tanto gols?, pergunta-me a pagodeira, que agora entra até no P.S. E eu não respondo – pelo menos não antes de domingo. Afinal, depois que ameacei relevar o segredo, o sacaninha começou a balanças as redes sem dó nem piedade. É óbvio que não sou supersticioso, mas também não sou maluco de quebrar esta corrente tão cedo.

P.S.3 É óbvio que nenhum presente que vocês pensem em me dar chegará aos pés daquele que recebi no domingo. Porém, minha maltratada conta agradece qualquer faz-me-rir. Aceito também minha parte em substâncias não recomendadas pela Carta Magna.

19 Respostas to “Carta Aberta de Agradecimento”

  1. borba Says:

    Essa menina do short do gerasamba fala bonito comazorra (lá ela) hein. Será que o resto ela faz bem assim também?

    DOMINGO É PAU VIOLA.

    E parabéns Seu Françuel!

    U T C!

    • Lionel Leal Says:

      Se entendi bem, além de falar bonito ela ainda fala bonito DEPOIS DE TOMAR CONHAQUE com o locutor das multidões. Isso sim é impressionante, experimenta falar “efeméride” depois de mandar um alcatrão para dentro.

      Parabéns Sr. Franciel, que o Vitória te dê muitas felicidades.

  2. Jorge Bassu Says:

    Agora sim, o homem esta oficialmente de volta.
    Parabens seu menino, e pelo que vejo, com ajuda das substancias conservadoras da materia, teras mais 40 (la ele) pela frente (la ele).
    Um abraco

  3. Baringa Says:

    E eu achando que a vitória foi dedicada a mim,também aniversariante domingo.
    Pfff…

  4. Lucas Serra Says:

    Parabéns Seu Franciel,

    Mas vc não sabe o que Júnior quis diz quando comemorou o gol? Estava cavando o buraco para enterrar o finado jahia!!! srrsrsrs

  5. Manoel Novaes Says:

    Vc tava aonde moço?
    Vc foi procurado até no fazendão.rsrsrsrs

    PARABÉNS

  6. Vivianne Pontes Says:

    Viva Sêo Françuel! O bom filho a casa entorna! Tava bandeado ni Sergipe?

  7. Mauricio Moura Costa Says:

    Seo Francis,

    Bem vindo ao clube da idade da razão!

    Parabéns!

    Mauricio

  8. Geraldo Says:

    Franciel, Parabéns pelo aniversário e por ter trocado a camisa esta é muito mais bonita do que aquela que vc usava de tão desbotada parecia que foi a primeira camisa que o VITÓRIA jogou em 13/05/1889.

  9. Logan Says:

    Dale frança, 40 anos e 40 neles domingo!

  10. Dalmo Carrera Says:

    Aceite meus parabéns pelo aniversário Franciel. Lamento apenas o tamanho do presente recebido, merecia muito mais do que vivenciar uma vitória em cima de um time fraco e de menor, comandado por um de maior, cansado que faz até dó.

    Acontece Franciel, que a vida não é feita apenas de alegria, a mística e as complicações astrológicas se fazem presentes em dias antes e após a inauguração da nova idade.

    Fiz ontem à noite uma consulta ao um Babalorixas amigo já de algumas datas, sobre ás complicações do zodíaco sobre os nascidos em 25 de abril, focando apenas o futebol. Local onde desejo de coração todas às infelicidades do mundo, não só a você, como também a todos os seus seguidores, sem faltar um. E não tenho boas noticias, caro Franciel.

    Segundo o relatório final enviado agora a pouco, consta que seu “Inferno Astral” se inicia rigorosamente ás 21h50min horas do dia 28, (próxima quarta-feira) e dura exatamente por 90 minutos, que serão marcados pela agitação, tristezas, decepções, desapontamento, trazendo na garupa a instabilidade e a desordem total da felicidade anterior, digo: da véspera do seu aniversário.

    Depois disso, existe um principio de calmaria e a vida volta à normalidade quando a felicidade de sempre retoma seu lugar, culminando com uma recaída violentíssima no dia 02 de maio, exatamente ás 17 horas e Zero minutos, de um domingo tenebroso, onde nuvens negras farão o cenário do “inferno astral”, e ai, neste exato momento, a pele rubra, o olhar distante, o rosto triste e cansado, encontrará seu apogeu e atingirá o clímax total, ás 18:45 minutos, um pouco mais, ou pouco menos.

    O relatório finaliza avisando: A madrugada do dia 3 de Maio será como qualquer outra, entretanto seu amanhecer terá um horizonte que jamais imaginou um dia experimentar.

    Fora do mundo do futebol, se tem noticias de alegrias e todas as felicidades do mundo, não tão somente nessa data, como dezenas de outras que viverá para alegrar os torcedores rubro-negros e alguns tricolores onde me incluo!

    Brincadeiras e os noves, aceite, meus parabéns!

  11. carlos augusto de araújo Says:

    Parabéns, Seu Franciel! Taí um dia danado de bom. Você aniverssaria e todos rubro-negros ganham presente. Muito bom! Melhor que isso, so o placar do próximo jogo que será 2 x 0, gols de Reizinho e Diabo Loiro.

  12. carlos augusto de araújo Says:

    Parbéns, seu Franciel!
    Você aniverssaria e a galéra Rubro-negra ganha o presente. Taí um dia danado de bom. Melhor que isso só o placar do próximo ba-vi: 2 x 0, gols do Reizinho e do Diabo Loiro.

  13. felipe Nogueira Says:

    Seu frança,
    Quando eu for a Salvador quero que vossa senhoria digne-se a me apresentar a menina do short gerasamba, por favor!
    Já tá entrando na fase em que preocupa o coração, cuidado com essas finais.
    E só não somos campeões se dé o pipoco do istupoco do trovão alado, e tenho dito!
    Parabéns e SNR.

  14. Rodrigo Says:

    Franciel,

    Hoje (quarta-feira) há de se cumprir a profecia realizada há um ano, na forma de uma CARTA ABERTA AOS TORCEDORES DO VASCO, selando a classificação do Decano aqui ainda no Maior do Estado para as semi-finais da Copa do Brasil.

    Um abraço!

    Rodrigo Falcão.

  15. Anderson Abreu Says:

    Parabéns, Sêo Francuel!

    Muita saúde, paz, felicidade, sucesso e amor no coração. Que nosso Leão nos presentei com mais e mais vitórias.
    Não é aos 40 anos que começa a fazer exame de próstata anais ou anuais?Nunca acerto isso. Parabéns mais uma vez, olha outro presente aí.

    Grande abraço e Felicidades!

  16. Neto Says:

    Parabéns, Seu França.

    Depois da final da Libertadores do ano que vem você explica por que o Diabo Loiro tá brocando.

    Ah, e avisa aí que hoje é seu aniversário de 40 anos e três dias e que você quer brocança (lá ele) pra cima do Vasco.

    Abraço.

Deixe um comentário

