Humildade demais é atraso

Aqui, no genuflexório, onde ajoelhado rezo para o bem do Brasil e do Esporte Clube Vitória (o que dá no mesmo), mais uma vez agradeço as palmas dos generosos ouvintes, porém informo: o título que embeleza esta gloriosa coluna não é de minha lavra. O autor da filosófica prosopopéia é o meu amigo Thalles Gomes, que, apesar de alagoano, é gente boa e conhece o ludopédio em 12 idiomas, conforme vocês podem conferir AQUI e ACOLÁ.

Mas, derivo.

O fato é que me lembrei da referida frase do título por conta das peripécias de nosso brioso técnico Ricardo Silva. É só o Leão se engasgar com tradicionais e poderosas equipes do cenário nacional, a exemplo do Atlético de Alagoinhas ou Camaçari, que ele logo aparece com a ladainha da humildade. “Enfrentamos um time qualificado e bem treinado”, repete o treinador, como se fosse um mantra.

Hômi, quá; Sinhô, me deixe.

Com todo respeito a estas duas agremiações, educadamente sou obrigado a dizer, com direito a três exclamações no final da frase: Qualificado e bem treinado uma ova!!!

Tanto a equipe do Pólo Petroquímico quanto a da terra de Jean Wyllys estão para o futebol do mesmo jeito que Cascão está para o nado sincronizado. Aliás, juntando todas as agremiações que disputam o Varelão/2010 não dá pra formar nem meio time. Sem medo de errar, repito: este é o campeonato de pior nível técnico/tático dos últimos 26 séculos.

Pois muito bem.

Achando que modéstia pouca é bobagem, o comandante Rubro-Negro, além de declarar SATISFEITO com um mísero EMPATE contra o Camaça, ainda largou a seguinte: “Considerando que estávamos perdendo e que o nosso principal adversário também empatou, o resultado não foi ruim”.

Ricardo Silva, meu amigo, pare de conceder entrevistas a radialistas escrotos e me escute. Seguinte é este. “Nosso principal adversário” não estava em Feira de Santana nem em Camaçari. O maior oponente atual do Rubro-Negro, que paira sobre o Barradão tal e qual um inimigo oculto, tem apenas quatro letras: MEDO. Isso mesmo: MEDO. Afinal, que outra explicação existe para que nosso meio de campo tenha uma densidade demográfica maior do que a Baixada Fluminense e que o Vitória continue entrando em campo contra equipes desqualificadas com mais volantes do que o almoxarifado da Volkswagen? (royalties para Renato K.)

VÁ MATAR O DEMÔNHO.

Repetindo.

VÁ MATAR O DEMÔNHO.

É vero que não se deve menosprezar os adversários, nem mesmo estas injúrias que participam do Valerão/2010, até porque a arrogância é a véspera da fracasso. Porém, é fundamental que o Vitória tenha a dimensão do seu tamanho. Não é admissível que fiquemos satisfeitos com desempenhos medíocres contra times idem. O comandante tem o dever de elevar a moral da tropa. Ele não pode ficar conformado, repetindo o discurso dos pobres de espírito, pois humildade demais é atraso.

Chega!

E outra. Amanhã à noite, no Santuário, tem que partir pra cima do Goiás com gosto de querosene. É hora de descer a madeira sem dó nem piedade.

P.S Fique tranquila, minha comandre, que a explicação sobre os gols do atacante Júnior vai sair. Tenha sua calma.

Anúncios

12 Respostas to “Humildade demais é atraso”

  1. felipe Nogueira Says:

    Seo françuel,
    Me diga seu moço se RS não pegou a síndrome de Regina duarte? Só falta ele aparecer com os zói esbugalhado gritando “eu tenho medo”. Há vá caçar ninho de jégue que os ovo é grande!
    SRN

  2. Marcio Melo Says:

    Seu “Françuel”, esse Ricardo tá de brincadeira com a gente.

    E a Record? Dizer o quê daquela transmissão simultânea deles no último domingo?

  3. Victor Menezes Says:

    “O maior oponente atual do Rubro-Negro, que paira sobre o Barradão tal e qual um inimigo oculto, tem apenas quatro letras: MEDO. Isso mesmo: MEDO.”

    Disse tudo nesse trecho, mais um pouco e um pouquinho mais nesse trecho.

  4. CLAUDIO REIS Says:

    Franciel, até eu Cai (lá ele) na de Ricardo….Pelo rádio, a cada ataque do Camaça, misturado ao enxame do locutor, eu chegava a fechar os olhos temendo tomar uma goleada. Eu imaginava o ataque do Santos caindo pra dentro da nossa zaguinha. E quando a record abria aquele link……ai a pressão subia. Aliás, minilink……Perdi 5 minutos vendo a imagem da torcida do bahia enquanto a bola já rolava em Camaçari. Meu Deus..perdir 5 minutos da minha vida vendo Binha e sua trupe pela tv. Preciso rever meus conceitos. Isso Record, me chame de DESCARADO!!!!
    Avise a Ricardo que vou presentea-lo com canetas e blocos de papel para ele pegar os autográfos dos atletas do brasileirão que por aqui passarão…..ele tá deslumbrado com Totinga,Silvestre e cia, imagine os que virão…
    Abraços

  5. carlos augusto de araujo Says:

    Interessante é que o Ricardo está se engasgando apanas com a raia miúda. Vamos ganhar do Goiás e sacramentar e conquista do Valerão/10. Espero que ele despovoe o meio campo. Afinal vamos jogar em casa e fica feio retranca.
    Abs

  6. Logan Says:

    porra é essa seu francis, o jogo da copa do brasil num vai rolar não?

  7. Renato K. Says:

    4 x 0, seu Françuel !!!! Quando passar a ressaca, nos brinde com um texto novo …
    Enquanto isso, nós vamos saindo do Paulistinha, emperrando na Libertadores … Vai ser um ano daqueles.

  8. borba Says:

    Eita minha porra que brocamos BUNITO ontem!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: