A mídia é igualzinha à língua da vizinha

Nas últimas 48 horas, estive absorto (recebam) nos meus devaneios tentando desvendar um dos maiores mistérios que perturbam a nação: por que diabos Bida praticou um futebol razoável e ainda conseguiu fazer aquele gol contra o Náutico lá nos Aflitos?

Um amigo, fã de Oliver Stone, que enxerga conspirações contra o Rubro-Negro em tudo,  apareceu com a seguinte teoria. “Aquele sacana só mandou a bola para o barbante porque não gosta do Vitória”.

Como assim? perguntei estupefato.

Ao que ele, sem deixar a criança quicar no chão,  respondeu: “Bida sabia (e sabe) que Ricardo Silva, que tá enojando nosso baba, encontra-se na corda bamba. Se perdesse para o Náutico, ia para fila do seguro-desemprego. Então, ele fez o gol para garantir o emprego do retranqueiro e lenhar ainda mais com o Vitória”.  

Apesar de achar a explicação um tanto quanto engraçada, pensei que a resposta poderia ser mais complexa. E continuei minha saga em busca da verdade que salva e liberta. Assim, fui ouvir a opinião abalizada de outro amigo metido a intelectual que, ao saber de minha  busca para  decifrar o enigma Bidiano, fez a seguinte admoestação:

“Cuidado, você pode tocar em regras desconhecidas do universo. Eis um dilema que poucos tentaram desvendar. Quase nenhum saiu vivo. O que entendeu foi demitido e chamado de burro depois de 3 derrotas”.
 
Enquanto me raciocinava todo, e na vitrola rolavam canções dos já velhos Novos Baianos, a moça do shortinho Gerasamba entra na história largando a seguinte.

“Ah, Sêo Françuel, que mané Novos Baianos, o quê? Meu negócio é Gerasamba. Dos baianos novos eu só curto o Parangolé e o Bléqui Istaile. E outra: O senhor vai falar sobre o jogo do Vitória ou vai ficar nesta conversa mole e poeirenta?”.

Menina, como diria São Mateus no capítulo seis, versículo 34: “Tenha sua calma”. Que agonia da zorra!  Você está mais apressada do que o batidão dos pagodes baianos. Vou falar, sim, de futebol. Citei os Novos Baianos porque ao ouvir o seguinte refrão: “a mídia é igualzinha à língua da vizinha”, tive um estalo a la Padre Vieira .

É isso.

Acho que o problema de Bida é, digamos assim, midiático.

Senão, vejamos.

Na época do Ipitanga, quando ainda não havia para ele nem  Rita Lee nem os holofotes das TVS,  o sacana praticava algo parecido com o futebol. Até mesmo no Vitória, no período em que habitávamos os porões da Série C (batam na madeira 50 vezes), com pouca cobertura da imprensa, Bida também jogou razoável.

Porém, foi só o Vitória voltar ao palco principal do Ludopédio de Pindorama que o sacana começou a jogar com mais enfeites do que jegue na Lavagem do Bonfim. E futebol que é bom, adeus  Corina.

Como na última quarta-feira nenhuma TV se deu ao trabalho de transmitir a peleja, o sacana voltou a brilhar.

Eis aí o engima de Bida. Ele não pode ver as câmaras e microfones que  se embanana todo.

Portanto, o Vitória precisa urgentemente resolver o problema do SMV (num tem nada a ver com a história, mas botei isso porque não agüento mais aquele descaso) e contratar um psicólogo para o rapaz. Alguém que lhe diga que, mesmo com a mídia em cima (de lá ele), futebol é pra ser jogado com seriedade. E no dia em que ele se convencer que é um jogador operário, mediano, se transformará num bom jogador. Agora, se ficar dando toquinho para o lado, cheio de firulas, continuará a ser apenas um Bida da vida.

P.S. Milheres de ouvintes querem saber minha opinião sobre a chibança do novo treinador. Apenas silencio.

Aliás, digo somente o seguinte. Quem é doido? Esta questão é igual àquele excremento. Quanto mais mexe, mais fede. Deixa quieto.

Anúncios

10 Respostas to “A mídia é igualzinha à língua da vizinha”

  1. carvalho Says:

    Ilustrissimo Sr. Dr. Françuel, em primeiro lugar quero lhe parabenizar pelas excelentes crônicas publicadas neste canal e tambem por sua proverbial sapiência neste e em outros assuntos de interesse futebolististicos e, claro, rubro-negros. Eu sou um admirador confesso de suas crônicas e comentários, e, por falta absoluta de tempo nunca consegui manter um contato mais estreito lhes escrevendo mal traçadas linhas para contestar ou referendar seus escritos. Mas, sempre há um mas, resolvi entrar neste contexto para explicar minha teoria a respeito de Bida como jogador de futebol. A questão é que o dito pensa que é craque, se ele resolver um dia jogar o feijão com arroz já basta, ele é apenas um jogador mediano, como tantos outros que jogam por este País afora, ele pensa que é craque, aliás, pensar ele não deve, por que acho que quando ele pensa, queima os neurônios, dá piripaque e bate o motor. Determinadas pessoas não podem pensar, dá trabalho raciocinar, jogador tem que jogar e fazer o que o treinador manda
    (outra questão, já que muitos treinadores tambem não sabem pensar nem raciocinar), simplificando, boleiro como o Bida tem que jogar o básico para não se atrapalhar. Abraços ao amigo e que continue nos brindando com suas excelentes crônicas no canal. Saudações rubro-negras.
    PS. O SMV tá mesmo uma bagunça, prefiro comprar meu ingresso a cada jogo para não se submeter a falta de direção do setor.

  2. Lucas Serra Says:

    Como o jogo amanhã será no Santuário e não terá transmissão ao vivo, então Bida jogará razoavelmente??

    Saiu no site do ECV que o número de catracas vão aumentar, vai resolver o problemas??

    SRN

  3. FREDSON Says:

    Bem que seu texto pro Terra Magazine podeia ser escrito depois dessa marcelinhoguimaraesada de Alexi Portela…Contratar outro tecnico sem demitir o atual e depois desistir por conta de um resultado magro em recife é demais….Mais uma pra galeria Mangabeirana do futebol da BAhia…

  4. Uraí Guerreiro Says:

    Pior foi a fanfarra no aeroporto! O menino agora pensa que é seleção.

  5. Borba Says:

    Franciel, tal qual minha professora de redação ensinou, resumiu basicamente o sentido completo no texto em uma afirmação final na forma de conclusão. Atenção:

    “E no dia em que ele se convencer que é um jogador operário, mediano, se transformará num bom jogador.”

    Fechou.

  6. Cury Says:

    Senhores, sei que é fuga do tema, mas lá vai:

    Vídeo atrasado do jogo contra o Crinthians das Alagoas está em http://www.youtube.com/watch?v=6slmt_M7Mvc

    Abraços a todos.

  7. Logan Says:

    finalmente hein cury.

    E Bidane pra seleção!
    Cá entre nós quando resolve jogar até que joga certo, espero que continue sem fazer firulas.

  8. Geraldo Says:

    Alguém já postou que até quando “Bidane” acerta ele erra, realmente depois disso estou convicto que este vampiro a cada dia,tarde ou noite que passa ele gosta menos do VITÓRIA, vide este jogo contra o Naútico além de ter salvo o emprego de Ricardo garantiu também a sua permanência pelo menos temporária no clube pois com a possivel vinda de PCC “Bidane” não iria mais nos irritar e testar o nosso coração.

  9. carlos augusto de araujo Says:

    Caro Francuel, já que tamos falando do velho Bida, hoje, domingo, já aconteceu os 4 x 0 no carcará. Num é que o danado voltou a jogar um futebol razoável? Aposto que leu seus escritos e resolveu não botar o chapéu onde a mão não alcança. Torçamos prá que mantenha a regularidade requerida e, que sabe, até chegue à seleção canarinha. Porque não, o Dunga não chegou? E o SMV com o aumento das catracas terá melhorado? (Pergunto pelo fato de residir no interior, Juazeiro)
    Abraços.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: