A Culpa não é (só) do Mordomo

“Alto, magro, vestido todo de preto, com o pescoço entalado num colarinho direito”.

Foi assim que o escritor Eça de Queiroz descreveu um de seus mais célebres personagem: O Conselheiro Acácio, do livro O  Primo Basílio.

Porém, para além da indumentária e aparência, o que marcava mesmo o referido era a pompa ordinária, o modo de falar afetado, cheio de frases e citações, mas que no final resumia-se a um discurso vazio, sem conteúdo, e que significava  absolutamente porra de nada, a  não ser uma  ode ao rídículo.

Pois muito bem.

Qualquer semelhança de Acácio com o pessoal do marquetingue (especialmente o do Rubro-Negro) não é mera coincidência. Esta raça de gente ruim tomou para si o adjetivo acaciano como nenhuma outra. E, sabendo que imbecilidade pouca é bobagem, eles ainda acrescentaram algumas outras doses de idiotia, como o uso exagerado de estrangeirismos.

É óbvio que pessoas com tais, digamos assim, habilidades têm o dom de iludir.

Diante de sua retórica empolada e seus planos mirabolantes, alguns incautos ficam impressionados e lhes concedem até cargos de mando. Porém, com diz o dito popular, quer descobrir quem é Inácio, dê a ele um palácio.

Como diria o filósofo Durval Lelys, que galera é esta, meu irmão? 

E já que comecei citando Eça de Queiroz, permaneço no campo literário e informo que a vida real não é igual aos romances policialescos em que o mordomo é sempre o culpado.

Nacaras.

È claro que o mordomo, digo o pessoal do marquetingue, tem sua (grande) parcela de culpa, conforme já destaquei AQUI & ALI, mas chega de ficarmos transferindo as coisas para os subordinados.

A verdade que salva e liberta é a seguinte: O responsável por todo desrespeito ao torcedor do plano Sofro Mais Vitória tem outro nome e sobrenome: Alexi Portela.  Sim, ele mesmo. E nem vou ficar aqui repetindo aquela ladainha de que o presidente é um cara sério e bem intencionado e etc e coisa e tals,. O fato é que, em relação aos sócios do SMV, o tratamento é quase um escárnio.  

Senão, vejamos.

Os constantes transtornos na entrada do Estádio são anteriores aos rascunhos da Bíblia, mas desde então as soluções milagrosas nunca aparecem, ficam apenas na promessa. Neste interregno (recebam), por exemplo, já foram feitas umas 800 reformas nas catracas – e nada.

Ou pior, escárnio. 

Depois dos sócios-torcedores serem submetidos a todo tipo de maus-tratos, o presidente concede entrevista cobrando que 35 mil pessoas façam o plano para poder exigir o título nacional.

Sem títulos e sem comentários.

Me façam um caldo de cana contaminado que, com certeza, trará menos danos à minha saúde.

14 Respostas to “A Culpa não é (só) do Mordomo”

  1. ecv1899 Says:

    Olá!
    Agradecemos a visita!Se puder adciona o blog a seus links!
    SRN!
    Abração!
    http://www.ecv1899.wordpress.com

  2. carlos augusto de araujo Says:

    Caro Franciel Cruz, como leitor assíduo das suas matérias, acho que você e o Alex estão com razão. Porque? Então vejamos: No caso particular do Presidente, se êle consegue o seu intento – a bagatela de 35 mil leões pagando um bom valor mensal – transformaria nosso clube na agremiação mais forte do norte nordeste, desde que não proceda como as administrações do jaia. O Grêmio e Internacional de Porto Alegre- com mais ou menos 60 mil socios cada- são exemplos que cito para ilustrar. Por outro lado, se a diretoria continuar com o descaso que tem demonstrado, além de não aumentar o quadro social, é mais provável que reduza, e nisso tô com você. A agremiação tem que perseguir a qualidade em todos os seus setores, e, pelo que temos observado, não é exatamente isso que está acontecendo. Acredito que os sinais que estão sendo emitidos em forma de insatisfação pelos associados SMV, sirvirão de alerta para uma correção de rumo que nos leve a alcançar nosso objetivo comum que é o socesso do nosso Vitória.

  3. Lucas Serra Says:

    Com o crescimento do número de sócios atual, teremos 35 mil daqui a 20 anos…

  4. Victor Nyo Says:

    Eu confesso… Sempre achei exagerada essa reclamação sobre a entrada do SMV.

    Como eu chego em media com uma hora de antecedência, eu nunca vi as filas…

    Quando alguém me falava sobre eu argumentava: “Todo mundo deixa prá entrar junto quando o jogo começa, ai fica difícil…”.

    Mas acho que como eu chegava, e entrava praticamente sem pegar fila, eu não tinha reparado no maior erro de todos… São só DOIS PORTÕES ABERTOS! Para o SMV… DOIS PORTÕES!

    No ultimo jogo, como sabia que provavelmente a festa seria bonita, chamei dois amigos, um levou a patroa, e eu levei a minha… Me atrasei, e cheguei exatamente na hora do inicio da partida.

    Direcionei aos convidados a entrada normal, e um deles perguntou por que eu entrava num portão diferente, eu todo orgulhoso disse: “Eu entro pelo portão dos sócios… Vcs são convidados, eu sou de casa já.”.
    E me dirigi a MONSTRUOSA fila do SMV… Achando que apesar da fila, ela iria andar rápido…

    Então, depois de 20mim eu parado no mesmo lugar, e vendo que, mesmo as pessoas que estavam próximas do portão quando eu cheguei, ainda não tinham entrado depois desses 20 mim, eu sai da fila, me dirigi ao primeiro cambista que vi, e comprei o ingresso no valor de 20 reais…

    Eu tenho o SMV, e paguei mais caro prá ter um ingresso, e ter o direito de ver pelo menos o restante dos 70 mim do jogo com um pouco de dignidade.

    Já la dentro, passou pela minha cabeça mentir, e dizer que a fila andou rápido, tamanha era a vergonha que eu tava… Mas eu falei a verdade.

    SRN… Espero que esse problema não dure muito tempo.

    • Logan Says:

      Cara manda esse relato pro blog deles e pra algum setor da mídia, ve se pelo menos com alguma reportagem bem escandalosa esses caras tomam vergonha, muita cara de pau oferecer esse atendimento ao torcedor e cobrar 35 mil socios.

  5. carlos augusto de araujo Says:

    Seá q é tão difícil uma solução? Até onde sei, nos estádios europeus os torcedores só entram minutos antes das partidas. Como são arenas multi uso, torcedores ficam em lanchonetes, cinemas, restaurantes, etc e, só na hora exata se dirigem para o que efetivamente foram fazer- a partida de futebol- sem maiores contratempos. Vendo o que ocorre no Barradão, fica difícil de acreditar

  6. borba Says:

    Lembrando de um diálogo clássico de um tal filme, só chegando pro Sr. Alexi e perguntando se nós torcedores temos cara de PUTA, porque parece que o que ele quer é nos foder.

  7. hardlogin Says:

    …e no “jahia de feira” não vai nada?

  8. Alberto Freitas Says:

    Caro Doutor Fraçuel,

    o marquetingue do Vitória não sabe nem o que é Código de Defesa do Consumidor. O tal Ricardo coloca uma cláusula no regulamento (quando existia regulamento) do SMV afirmando que este pode ser mudado de acordo com a conveniência lá dele. Ou é otário (e isso ele não é, ou não teria virado diretor remunerado) ou é mal intencionado (e aí pode sobrar para o Vitória).
    Ainda sobre o regulamento, os planos 2010 estão sendo feitos no escuro e ninguém sabe quais os direitos e obrigações do associado, o que pode gerar mais problemas para o Vitória.
    De agá em agá, o tal vai se dando bem no enrolation.
    E ainda tem gente que acredita no cara!

  9. A culpa não é (só) do mordomo (Volume 2) « Victoria Quae Sera Tamen Says:

    […] https://victoriaquaeseratamen.wordpress.com/2010/03/13/a-culpa-nao-e-so-do-mordomo/ Gostar disso:GostoSeja o primeiro a gostar disso post. […]

  10. Canal ECVitoria » Blog Archive » A culpa não é (só) do mordomo (Volume 2). Por: Franciel Cruz Says:

    […] https://victoriaquaeseratamen.wordpress.com/2010/03/13/a-culpa-nao-e-so-do-mordomo/ […]

  11. A culpa não é (só) do mordomo (Volume 2) | Voz RubroNegra Says:

    […] https://victoriaquaeseratamen.wordpress.com/2010/03/13/a-culpa-nao-e-so-do-mordomo/ […]

Deixe um comentário

