BRASILEIRO, AGORA, É OBRIGAÇÃO!

                                                                                                                        Por L.Ano*

A saída da Copa Sulamiranda, na noite desta quarta-feira, foi um desastre para o “Vitória de Brasil” pelo simples e seguinte motivo:  O time se desfez da competição alternativa em que seus jogadores poderiam desperdiçar à vontade a batelada de gols que costumam criar. Agora vão concentrar os rascunhos dessas pinturas apenas na Série A, que é coisa séria, e não diversão de meio de semana ou passeio internacional.

Essa imperiosa necessidade esculhambatória de perder gols aparentemente inexoráveis vinha sendo muito bem saciada com a Sulamiranda. Era a vazão do prazer doentio de mostrar a todo o continente a superioridade que uma equipe pode impor a outra enquanto a humilha com requintes de crueldade-arte, esnobando golaços feitos.

Tornou-se urgente a marcação de amistosos para atender esta demanda. O goleiro palmeirense Marcos já dera a dica: “O Manchester United vai sofrer no Barradão”. O Milan está em baixa. Por ora, chamem o Real Madrid ou Barça. Claro, se eles aceitarem pagar bem para visitar o santuário futebolístico soteropolitano.

E, dirigentes, atendam as exigências básicas deles: maior estádio da província, 1102 toalhas brancas felpudas, adversário de primeira divisão e com trajetória internacional, transmissão televisiva para os 548 países dos nove continentes, exame antidopagem para os locutores e repórteres, forte esquema de segurança contra as autoridades públicas, hotel com vista para a Rótula do Abacaxi, nenhum torcedor do Botaovo chorando por estes dias, reserva de vôo direto para 32 mil torcedores espanhóis no Aeroporto 2 de Julho, cota de 20 gols perdidos pelo Vitória para equilibrar o duelo. Justo, portanto.
Como clube que se preza, o tricampeão baiano resolveu desistir de um torneio que não teria mais a participação das maiores forças. Foi só Boca Juniors, o verdadeiro River Plate e Internacional acenarem com uma despedida, para baixar o maior desânimo em Canabrava. “Vamos mostrar pra todo mundo que somos muito melhores, mas nem pensem em se classificar!”, ordenou o atacante reserva Robert, do alto da sua irrelevância. E foi prontamente atendido a partir da visita à antártica Montevidéu, numa brilhante atuação de gols desprezados.

O jogo de volta foi o mais fácil dos 64 anos de história do Barradão. O Vitória ensinou como desperdiçar gols de todas as maneiras, em todos os idiomas e dialetos, um repertório inigualável e jamais desfrutado nos esportes jogados com a mão. Em suma, o Leão entrou nos anais da Fifa. E doeu no presidente Joseph Blatter, impoluta figura que nos merca baratinha a Copa do Mundo de 2014 em suaves prestações.

O Nêgo vencia por 1 a 0 e, inadvertidamente, aproximava-se da reação histórica, quando Robert fez valer sua raríssima presença em campo, justificada pelo ideal de lembrar aos companheiros: “Vocês estão enterrando, é? Porra de fazer gol! Assim a gente se classifica!”. Para evitar qualquer risco, a defesa rubro-negra assegurou o empate nos acréscimos, garantindo o placar necessário.

O líder do returno da primeira divisão do campeonato mais importante do mundo concentra-se, a partir de hoje, em ampliar sua hegemonia.  Primeiro, precisa brocar o Santandré, cujo enigma ainda não se desvendou: “com Marcelinho, Fernando, Rodrigo Fabri e Gustavo Nery, é time de showbol, fila do INSS, asilo ou turma de hidroginástica?”

Não me venham com leis de proteção ao idoso. Rebaixa logo!

Próximo jogo, no Santuário, reluzirá a faixa do Leão: “BRASILEIRO, AGORA, É  OBRIGAÇÃO!”.

* L.Ano é jornalista, mas é gente boa.

Anúncios

34 Respostas to “BRASILEIRO, AGORA, É OBRIGAÇÃO!”

  1. Maurição do Vit Says:

    Vou te falar, assitir aos jogos do Vitória é passar raiva, acabou minha paciência com roger e berola.
    srn

    nb:Franciel, jacaré no seco anda?

  2. Felipe Lasserre Says:

    Só tenho duas coisas a dizer:
    1º) “Vitória de Brasil” é bonito pra caralho!
    2º) Ano que vem, voltaremos a disputar torneios internacionais.
    Bora TRITÓRIA, carajo!

  3. paulo galo Says:

    Tudo muito bem dito, missivista.
    Ontem vi uma entrevista do insaciável Roger, o terror das traves e dos gandulas, dizendo que “se não desse pra classificar que pelo menos o time iria lutar muito e blá blá blá…”. No meu (quase sempre precário) entendimento, o cara deixou escapar que eliminar o River Plate do U não era uma questão de vida ou morte, pelo menos para ele. Deu no que deu…
    Enquanto isso, o Baêa-a-porra-lá-deles vai morrer de vez com a venda da sede de praia e a ascenção para a antessala do inferno, a Cérei C.
    Em nome da baianidade nagô, gostaria de conclamar os milhares de leitores deste blog bacanésimo para juntos gritar bem forte em defesa do futebol baiano: FODAM-SE!

  4. valmerson Says:

    Claro que como todo torcedor do Leão gostaria de poder ver o nosso time chegando mais longe na segunda competição mais importante das Américas, mas nem tudo é lamentação, digo isso por que se realmente o foco do Esporte Clube Vitória no Campeonato Brasileiro 2009 é conquistar uma vaga na taça libertadores da América, este foi o momento certo de ser eliminado da Sul-Americana.

    confira o texto na integra:

    http://valmerson.wordpress.com/?p=486

  5. valmerson Says:

    NEM TUDO É LAMENTAÇÃO

    http://valmerson.wordpress.com/2009/10/01/nem-tudo-e-lamentacao/

    link corrigido

  6. Fredson Says:

    Rapaz,

    humildade e caldo de galinha não fazem mal a ninguém!!! Será que o Vasco e o River generico não ensinaram vcs a serem humildes? Agora tão esnobando antecipadamente o Santandré? Daqui a pouco, toma uma chulapada com gols de Marcelinho, Fernando, Fabri e, de quebra, Ávne e vem chorar…
    A historia já mostrou que no futebol respeitar adversário é melhor que jogar 3-4-3!!!

  7. Lucas Serra Says:

    Seu Franciel, vc vai perder sua vaga em seu próprio blog! rsrsrsrsrs

    SRN

  8. Fábio Monteiro Says:

    Seria bom se isso fosse verdade Franciel, mas sabemos que nosso elenco não tem qualidade nem técnica e principalmente EMOCIONAL para chegar a Libertadores. Este texto seu é ótimo pra rir, pra descontrair, mas infelizmente não acontecerá e se acontecer vai ser uma grata e gigantesca surpresa. Sejamos realistas.

  9. Aloc Says:

    Fredson,de quem mesmo seu time ganhou essa semana?

    • Haroldo Mattos Says:

      Aloc, corrigindo, voce quis perguntar este mês?!

      O time de Fredson, companheiro, esta se preparando para ir ao Japáo, voce não sabia?
      É que o buraco em que se encontra esta tão grande, que está inclusive, atrapalhando a inauguração do metrô em Salvador.
      É que os engenheiros da Metrosal, estão com medo dos trens entrarem por ali e sairem do outro lado do mundo.
      Abraços,
      Haroldo Mattos

  10. Juvenal Says:

    Fredson, vc lava so a cabeça ou lava tudo?

  11. Haroldo Mattos Says:

    Pessoal, a presença de Fredson aqui no blog, é de fundamental importancia para manter nosso senso de humor em alta.
    Falem a verdade…
    Quem é que não gosta de ouvir piadas?
    E ele tem tem repertório vasto.
    Será que esta elaborando talk-show com um monologo tipo os de Renato Piaba?
    Ou um show do tipo Patati-Patatá no circo da Luís Eduardo?
    Seja o que for, o cara é uma piada, o time dele é uma piada, a colocação do time dele na disputa pela Serie C, idem…
    Haroldo Mattos

  12. Túlio Mardahvikia Says:

    FREDSON TEM RAZÃO.
    E não só pq é freguês.
    Ele aprendeu o que é ter humildade recentemente.
    Tomou uma chulapada de 4 da Lusa, com um monte de refugo do Vitória.
    Recebeu três brocadas no Frasqueirão, sob a luz do lanterna. Romântico.
    Apanhou dos velhinhos do Brasiliense em casa (de Mãe Chica).
    Ainda conseguiu perder do Duque de Caxias.
    Isso, pra não citar 4 do América de Natal e outros vexames não tão recentes.
    Humildade é nem citar mais nada sobre o time vagabundo para o qual ele torce.
    Humildade é resignar-se com 47% de chances de Terceirona.

  13. Haroldo Mattos Says:

    Não sei voces galera, mas estou começando a achar que “Fredson” é um personagem criado por Franciel, para fazer com que volte nosso bom humor depois de alguma rara derrota.
    Ele não existe…
    Não pode existir alguém tão sem senso de rídiculo quanto ele…

    Haroldo Mattos

    • Mateus Borba Says:

      PIOR que eu acho que existe.

      Dia desses eu mostrei os comentários dele aqui no blog pra um bahia aqui da agência, só pra argumentar o quão ridículos eles são, e o sacaninha me disse que tem um tal Fredson que comenta sempre num blog deles, o “boraitingaminhaporra”.

      • Juvenal Says:

        Ou seja: fala merda lá, fala merda aqui.. fala merda em qualquer lugar. Como diria o rafael botafoguense, esse é o verdadeiro boca de esgoto.

  14. jones Says:

    Esta é uma singela homenagem à carniça de itinga ,o jahia, q agora deve se mudar para a aldeia hippie de arembepe, pois vai vender o fazendão(favelão) e a sede de praia(desabando).
    10 anos sem título.
    6 anos nas divisões inferiores e quando subiram foi através de viradas de mesa.
    A era das roubalheiras e falcatruas do futebol baiano acabaram e a prova é decadência deste timinho.

    ACESSEM o YOUTUBE;

    IRACIONAIS e ANALFABETOS da ”cerei C”.
    BOA DIVERSÃO, saudações Rubro-Negras.
    VITÓRIAAAAAAAAAAA

  15. Rogério Silveira Says:

    A INTENÇÃO DO TEXTO OBVIAMENTE FOI FAZER GRAÇA, O QUE FOI MUITO BEM ALCANÇADO. MAS ESPERO QUE A TORCIDA NÃO LEVE À SÉRIO AS COLOCAÇÕES QUANTO À NOSSA ELIMINAÇÃO PRECOCE DA COPA.

    NO MEU CONCEITO A SULAMERICANA É UMA COMPETIÇÃO DE RELEVÂNCIA ESTANDO ACIMA DO BRASILEIRO NA ORDEM DE PRIORIDADES(SALVO EM CASO DE RISCO DE REBAIXAMENTO, POR ONDE PASSAMOS LONGE).

    AFINAL, TRATA-SE DE UMA COPA CONTINENTAL, COISA JAMAIS VISTA NO ALTO DE ITINGA E COM A QUAL ELES SEQUER SONHAM EM PARTICIPAR NOVAMENTE.

    O SITE CHANCEDEGOL.COM NOS APONTA COM 09% DE CHANCES DE CLASSIFICAÇÃO PARA A SULA 2010. ESPERO QUE OS ERROS SEJAM APRENDIDOS E QUE NO ANO QUE VEM SAIBAMOS ENFRENTAR TODO E QUALQUER ADVERSÁRIO COM MAIS INTELIGÊNCIA. SEM ESSA DE QUE TIME TAL É FRACO.

  16. Victor Nyo Says:

    Nosso time já mostrou em vaaaaaaaaaarios jogos de qualquer coisa abaixo do 5 colocado é pouca coisa, e que com um pouco de sorte seremos campeões.

    Esse time é melhor do que o time do PALMEIRAS por exemplo.

    E quem não concordar compare jogador por jogador, e me mostre aqui no blog essa comparação, eles só nos superam com o tecnico, com Diego Souza, e com a ajuda do juiz, no mais, somos melhores.

    Repito, quem discordar compare e me mostre aqui no blog.

    PS.: Eles não tem um ELKSON no time, e Elkson é nosso reserva.

    • Fredson Says:

      Concordo com vc Victor. O Vitória é melhor que o Palmeiras sim. A diferença é que o Palmeiras é tetra-campeão Brasileiro.
      Mas vocês não ficam atrás, são tri-vice Brasileiro e unicos campeões da UVA.

      • Fredfather Says:

        É isso mesmo, respeite a opinião do atual trivice baiano; ausente da Série A por, no mínimo, oito anos; sem títulos nenhum por, pelo menos, oito anos; rebaixado com 92 gols sofridos, tendo perdido de 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7 gols; a caminho do birrebaixamento à Terceirona. Precisamos de um rival.

      • Logan Says:

        Já o seu falecido não consegue ser melhor que o Duque de Caxias, até o baba daqui da rua ganha daqwuele time ridiculo, acorda imbecil, a terceirona te espera ano que vem.

      • Fredson Says:

        Logan,

        vc consegue discutir futebol e rebater gozações sem levar pro lado pessoal? Imbecil é você!!!!

      • Logan Says:

        Aí a biba ficou nervosa!!!!
        Pra você relaxar (se bem que torcedor do falecido já tá todo relaxado mesmo, de tanto o fumo entrar):
        http://www.ecjahia.com/
        http://desciclo.pedia.ws/wiki/Jahia

      • Logan Says:

        Opa. agora dê risada com esse:

      • Victor Nyo Says:

        Filho de Fred, tente fazer o que eu falei, compare jogador por jogadoor e me mostre aqui no blog.

        E cara, eu tô falando do time desse ano, e já que é p comparar assim, já meti 7 nesse tetra ai, e esse tal tetra, precisou da ajuda do juiz pra ganhar uma de mim esse ano.

    • Fábio Monteiro Says:

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      Temos o nosso “Binha”.

      Na moral dizer que Armero está pior que Leandrinho, que Marcos é pior que Viáfara, que Leandro Domingues é melhor que Diego Souza, que Roger e Neto Berola são melhores que Vagner Love e Robert é ser fanático demais.

  17. valmerson Says:

    LIBERTADORES YES, WE CAN

    http://valmerson.wordpress.com/2009/10/03/libertadoresyes-we-can/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: