Olho no lance!

Outro dia, num jogo qualquer (viva a inexatidão!) do Sport de Recife, Sandro Goiano abandonou a grossura que lhe é peculiar e tentou de sua intermediária fazer um gol por cobertura. Ato contínuo, o locutor largou algo maizomenos assim: “Quase que ele faz o gol que Pelé não conseguiu”.

Putaquepariu a mulher do padre!

É inacreditável como algumas pessoas não têm o mínimo pudor de colocar Sandro Goiano e o menino Edson na mesma frase. Se o Brasil fosse um país sério (De Gaule, Charles; mil novecentos e lascou a boca) deveria existir um artigo nas constituições federal e estaduais proibindo tamanho acinte. Não se pode admitir figuras tão díspares juntas, nem em benefício de hipérboles ou analogias. Isto é simplesmente inconcebível.    

Mas, o fato é que basta qualquer perna de pau dar um chutão de meia distância, que esta ladainha volta. E se a criança balança as redes é pior ainda, pois as injúrias nos azucrinam o juízo por séculos com a seguinte cantilena: “Zé Mané conseguiu ontem fazer o gol que nem Pelé fez”.

Putaquepariu a mulher do padre!

Toda vez que ouço tal disparate ( e ele, o disparate, se repete com alguma constância), tenho vontade de rumar uma pedra na TV. 

E por que esta prosa extemporânea? Questiona-me a erudita ouvinte. E eu respondo:  por conta do tumulto que alguns estão fazendo em relação ao lance de Anderson Martins no último sábado no Engenhão. Eu nem bem havia saído do Estádio e alguns já começavam a comparar a braga de meu zagueiro com aquela entregada de luciano almeida, que deus o tenha, na peleja contra o Vasco. 

Parem com isso, amigos, pois em verdade vos digo: não cabe a comparação. Anderson Martins, apesar da falha, tem categoria e serviço prestado à nação Rubro-Negra. Já aquela carniça não passa disso: uma carniça.  Portanto, não tem sentido ficar repetindo esta história de que Anderson Martins deu uma de luciano almeida (deixa em caixa baixa, maestro).  Nécaras.

Aliás, noves fora esta diferença fundamental, ainda há outra questão. Os lances são distintos. Na partida contra o Vasco pela Copa do Brasil, o desinfeliz estava de frente para o lance, com a proteção de Victor Ramos, com a bola razoalvemente sob seu controle e deu de bandeja para Carlos Alberto.

Já no último sábado, no Engenhão, a lambança começou a partir de um chute bizarro de Viáfara (o quarto seguido naquele jogo) que pegou a zaga no contrapé, de calça curta. É óbvio que Anderson falhou. Isto não está em discussão. O que temos que parar com urgência é esta satanização para com a nossa divisão de base, que, repito, será nossa salvação este ano. 

Assim, amigos, recomendo-lhes que não acertem seus relógios por este rebain de miséra que procuram dança de rato em tudo. A verdade é uma só. Ou melhor, são duas. Nem Sandro Goiano pode estar na mesma frase que Pelé, nem luciano almeida merece abrigo no mesmo parágrafo que Anderson Martins.

Então, galera, como diria Sílvio Luiz, olho no lance para não ficarmos repetindo algumas bobagens que servem apenas para tumultuar o ambiente. Se querem falar algo, façam como a população do Norte e Nordeste de Amaralina, que não se cansa de repetir as seguintes palavras da salvação:

UMBORA BITÓRIA,  CARAJO!

21 Respostas to “Olho no lance!”

  1. Lucas Serra Says:

    Boa Seu Françuel, Anderson Martins não foi o eleito o craque do Baianão a toa não.

    Agora, quando comecei a ler o seu texto, jurei que você iria fazer alguma coisa relacionada ao que Vanderson fez, alguma coisa relacionada à Zidane na Copa do Mundo.

    SRN

  2. Raimundo Nonato Says:

    Anderson jogou mal as duas últimas partidas? Qual o caso? Brigou com a namorada? Está sentindo a morte de MJ? Tá com o pé doendo? Alguém responde aí.

  3. Raimundo Nonato Says:

    A primeira frase é uma afirmação. A interrogação apareceu por defeito do teclado.

  4. Lionel Says:

    Estava fora de Salvador e não pude acompanhar a peleja, mas Anderson ainda tem moral comigo. Às vezes um baque desses é bom para dar um freio de arrumação, recolocar as coisas nos eixos e lembrar que tem que comer grama todo jogo.

  5. Juvenal Says:

    É errando que se aprende, aposto com vocês que nos proximos jogos ele vai jogar melhor do q jamais jogou. Jogador tbm tem consciencia.

  6. Logan Says:

    Imprudente é o técnico, que mesmo com apenas 3 no elenco (o outro ainda contundido) o cara continua escalando os três, ele precisa voltar ao esquema com 2 zagueiros com urgência, ou vai continuar com esse esquema até não ter mais zagueiros suficientes?
    E outra coisa, de que adianta escalar três zagueiros e dois volantes e deixar tantos espaços na defesa e continuar com aquela marcação frouxa, à distância, deixando o outro time vir pra cima? Foi assim que o Flamengo ganhou o jogo.

  7. Fábio Monteiro Says:

    eu acho que a comparação coube sim, pois foi muito parecido Franciel e isso não tumultua não. Abraços.

    • João Says:

      Isso e pq vc nao entende nada de futebol mas se atreve a comentar.

      Comparacoes como essa que vc defende sao do mesmo “quilo” que comparar seu blog ao de seu francuel… incongruentes, incompativeis, inaceitaveis, imorais e outros “ins” que existem por ai.

      Boa sorte na medicina pq no jornalismo esportivo ta dificil!!

  8. Chico que bateu no bode Says:

    “para não ficarmos repetindo algumas bobagens que servem apenas para tumultuar o ambiente”

    kkkkkkkkkkkkkkkk

    Má rapaz, essa frase me lembrou até aquele filme “Olha quem está falando”

  9. Marcos André Guimarães Says:

    Olhe Franciel. Todos os seus comentários têm fundamento. Mas, as vezes fico pensando sobre o porque de um zagueiro já firmado e estabelecido comete uma falha como aquela. Por isso, acho importante que haja sempre um acompanhamento psicológico dos jogadores de futebol em geral. Até então, a defesa rubro-negra não tinha falhado de forma tão acintosa diante da pressão ao jogar contra o Flamengo que por sinal não é esse time todo. No geral, a nossa defesa têm créditos. Por isso acredito na total recuperação deles no próximo jogo no Barradão. Quem precisa provar algo no momento é o ataque do vitória.

    Saudações.
    Marcos.

    • Victor Nyo Says:

      Comete a falha por que é do jogo, acontece…
      Concordo que um trabalho psicológico é bom, ajuda, mas não acredito que essas falhas do ultimo jogo tenham haver com a pressão de jogar com o Flamengo.
      R.Baggio perdeu aquele penalti, Pet errou aquele “pião” e quase nos ajuda a empatar o baba, Ronaldo perdeu aquele gol na final contra o Inter e Viafara tomou aquele frango contra o bahia. Enfim, acontece.

  10. valmerson Says:

    grade Franciel, utilizei alguns dados seu no meu novo post, espero que não tenha nenhum problema, qualquer coisa é so falar que eu retiro…

    [VITÓRIA É HORA DE SER CAMPEÃO]
    É hora de ser Campeão
    Primeiras Rodadas mostraram o caminho
    PCC quer fazer História
    Reforços (de fora e de casa) para manter o time nos trilhos
    Somos torcedores de Grande Valor…

    Relembrando um trecho do sucesso de 93

    Olha trajetória do Vitória, cheia de Gloria, cheia de Gloria

    O povo deu a mão à palmatória diz:

    Só dá Vitória, só dá Vitória.

    Agora o grito que todos já conhecem ecoa pelas ruas do nosso estado:

    Pega Leãooooooooooooooooooooo!

    É hora de ser Campeão

  11. valmerson Says:

    grande Franciel, utilizei alguns dados seu no meu novo post, espero que não tenha nenhum problema, qualquer coisa é so falar que eu retiro…

    [VITÓRIA É HORA DE SER CAMPEÃO]
    É hora de ser Campeão
    Primeiras Rodadas mostraram o caminho
    PCC quer fazer História
    Reforços (de fora e de casa) para manter o time nos trilhos
    Somos torcedores de Grande Valor…

    Relembrando um trecho do sucesso de 93

    Olha trajetória do Vitória, cheia de Gloria, cheia de Gloria

    O povo deu a mão à palmatória diz:

    Só dá Vitória, só dá Vitória.

    Agora o grito que todos já conhecem ecoa pelas ruas do nosso estado:

    Pega Leãooooooooooooooooooooo!

    É hora de ser Campeão

  12. João Says:

    Cada vez que passo aqui, fico mais fã de seus textos!! Parabens mesmo!!
    Excelente comentario!

    E a partir de comparacoes como essas que amanha ou depois os corneteiros pedem a cabeca de um jogador e por isso muito cuidado nessa hora. As falhas de Anderson nesses ultimos jogos sao claramente de falta de ritmo de jogo e perda de tempo da bola. O cara nao perdeu o futebol como muita gente anda dizendo, longe disso. Sao falhas compreensiveis.

    O que nao tem nada a ver com a falha de Luciano, que ja vinha jogando. E e um sacana.

    Anderson ainda tem minha confianca!

  13. maoguima10 Says:

    Olha a bomba relógio rubro negra que meu filho me jogou:

    http://www.futebolbahiano.com/2009/07/bomba-que-os-rubro-negros-me-jogaram.html

  14. Kant Says:

    A comparação é uma agressão, mas deverá chamar a atenção de A. Martins para ficar mais atento nos lances.
    Vale ainda a máxima dos nossos tataravós: “bola pro mato, que o jogo é de campeonato”.

    Abrçs!

  15. Haroldo Mattos Says:

    Ok pessoal, comparando ou sem comparar vou tocar na ferida. O Sr.Anderson Martins não errou somente aquele lance crucial não. Ele, Vanderson e Wallace, são imprescidiveis ao time titular do Vitoria hoje, mas estão falhando muito, se posicionando mal, marcando mal, passando mal a bola entre outras coisinhas mais. O lance do segundo gol esta sendo comentado, porque deu numeros a partida. Porém outras falhas ridículas de Anderson aconteceram durante o jogo, não anotadas por não ter comprometido gravemente.
    Errar é humano, sabemos disto, porém futebol é um esporte altamente competitivo e ganha quem errar menos.
    Portanto, perdemos porque erramos mais.

    Te Amo Vitória!
    Sempre.
    Haroldo Mattos

  16. Fabrício Says:

    Prezados,

    Deem uma olhada nisso, faz favor. Acho que vale a consulta.

    http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Times/Sport/0,,MUL1225354-9876,00-SPORT+ENVIA+OFICIO+A+CBF+RECLAMANDO+DE+ARBITRAGENS+NESTE+CAMPEONATO+BRASILE.html

  17. paulo galo Says:

    Há mais de 5 dias desconectado, só agora vejo esse texto aqui do bardo sertanejo, boa como sempre, precisa como nunca.

    É assim: erra quem trabalha. Quem vive por exemplo da palavra vez por outra escorrega no léxico pátrio, geralmente no dia em que o viadinho do revisor não foi trabalhar. Herrar é umano, nunca nos esquessamos.

    Dito isso, ponho a bizarrice do lance aludido na conta do inevitável, do humano. O que não significa que o moço deva ganhar um troféu por isso -ao contrário, PCC deve, espero, ter dado uma enrabada exemplar no garoto pru mode o sujeito entender que objetividade e lucidez fazem bem a qualquer trabalhador, aos zagueiros de área principalmente.

    Ademais (devolvo-o), seguimos sem um camisa 9, sem um bom reserva para L.Domingues e sem um zagueiro experiente para baixar a bola da moçada da cozinha. Podem rir de mim, não ligo, mas o Marquinhos ali na frente estaria fazendo um grande bem a ele mesmo e ao insaciável Leão.

    Domingo tem o Peixe pela proa, jogo enjoado, todo-o-cuidado-é-pouco. Precisamos vencer pra encarar um jogo ainda mais difícil, nos Aflitos, contra o agonizante e pressionadíssimo Náutico.

    Foi esse o seguinte.

  18. Haroldo Mattos Says:

    Seu Franciel…. Sua folga aqui no blog, não significa que poderá faltar domingo no Manoel Barradas.
    Passarei no isopor de Sonildes antes e depois do jogo, para ver se te encontro.

    Haroldo Mattos

Deixe um comentário