Viáaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaafara

O ponteiro do relógio marcava 16 minutos do 2º tempo e o placar ainda estava em apenas 1 x 0 quando Neto Baiano tirou uma onda de craque e bateu um penalty com a displicência dos canalhas. Exatamente neste instante, começou a rodar na minha maltratada memória um filme que, de súbito, denominei com um título não muito comum e extremamente longo. Eis: “Dois homens e um destino: me matar de raiva. De raiva, não, de ódio ancestral”. Como não gosto de cinema de suspense, vou dizer ainda neste parágrafo os nomes dos miseráveis: Celso Roth e Juninho.

O primeiro, retranqueiro juramentado, comecei a desprezar no final do século passado, mais exatamente no ano da graça de 1998. Nesta ocasião, este sujeito me fez ter um desprezo inominável para com os técnicos de futebol. Aos que não sabem o que aconteceu, informo: o desinfeliz colocou no banco um dos mais brilhantes jogadores que já vestiram o manto Rubro-Negro, o sérvio Petkovic. Argumentação? Ele não marca. Putaquepariu a mulher do padre! Graças aos céus, pouco tempo depois, Celso Roth foi demitido e nunca mais voltou para me assombrar. Já Pet continuou aqui desfilando com sua categoria.

Já o outro canastrão da referida película, o frangueiro, fez sua mais desastrada apresentação no dia 9 de junho de 2004, nas semifinais desta mesma Copa do Brasil. Na ocasião, o Rubro-Negro baiano, treinado por Agnaldo Liz, era franco favorito à vaga na final inédita da competição. Porém, numa saída bizarra de bola, o referido entregou a rapadura e Fabiano Eller fez 1 x 0 para a disgrama carioca. Depois, neste mesmo ano, acabamos rebaixado para a Segundona.

Pois bem.

Ontem – quando o ordinário defendeu o penalty, e o canalhocrata no banco atleticano vibrou – rolou o tal filme em minha cabeça: “Dois homens e um destino: me fuder”. Sim, estava tão nervoso que mudei até o nome da maldita obra. Pra acabar de lenhar a porra toda eu não podia orientar a equipe, pois estou rouco desde a conquista do Tricampeonato. E suportava todo aquele sofrimento sem conseguir ao menos fazer um xingamento para estes dois fidumasanta porque meu estoque de cepacol já havia acabado no último domingo.

E quanto mais eu me raciocinava, mais a situação se complicava. Tudo conspirava contra. Desde a terça-feira que os times nordestinos só levavam ferro. Primeiro, o Sport, depois CSA, Fortaleza e Náutico. Foi então que, assim, do nada, fez-se o estalo, tal e qual aconteceu com o menino Vieira. Seguinte. Se os santos da região não dão jeito, resta apelar para os forasteiros. E, como nos mais inacreditáveis filmes de Sessão da Tarde, minha voz voltou repentinamente e eu gritei o nome de um santo colombiano, acordando todo o Norte e Nordeste de Amaralina:

Viáaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaafara

E fez-se a luz. Pronto. Eu, que sempre anulo o voto, agora já tenho um nome para sufragar na eleição presidencial do ano que vem. Na cabine indevassável apertarei 1, o número do melhor candidato a comandar os destinos do país. Repetindo:

Viáaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaafara

 

P.S Antes que os adeptos do defunto de itinga venha pra cá se abrindo mais do que mala de mascate, reproduzo logo as palavras do bispo Renan Santana: “Só sente emoção quem tá vivo, rebain de miséra” 

Anúncios

20 Respostas to “Viáaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaafara”

  1. Idson Carvalho Says:

    Uma coisa é certa, o time foi covarde, mas como diz o texto um “milagre” aconteceu São Viáfara, deu o ar de sua graça.

    Estamos mais do que vivos na competição… estamos felizes.

    Abraços.
    E parabéns pelo texto.

  2. canijah de moreré Says:

    O jogo se resumiu a viaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaafara!!!!!!
    No próximo a história é outra!

  3. Maurício Guimarães Says:

    Convenhamos, ontem o Vitória saiu mostrando a bunda e dizendo que tá pronto pra próxima ainda de calças arriadas ainda.

    Abraço,

    Maurício

    • snowman Says:

      Se o Vitória saiu assim ontem, imagine o itinga depois de oito anos recebendo ferro do Vitória! Deve andar já sem as calças! hehehe
      Pior que o timinho fraco do itinga é sua torcidinha frustrada… hehehe

  4. Lucas Serra Says:

    Nisso que dá jogar pela vantagem. Se o time fosse mesmo para cima sem dúvida faria logo um gol no 1º tempo.

    Viáfara foi vilão e herói. Errou nos lances dos gols, mas foi herói em ter feitos algumas boas defesas e é claro ao pegar o pênalti (mal cobrado por sinal) do capitão do Atlético-MG.

    Podemos ver que o leão já não aguentava mais comer galo.

    Comeu bem comido nos 3 a 0.
    Depois, já não teve o mesmo apetite, 2 a 1.
    Na terceira, a porra emperrou, 2 a 2.
    E ontem, o bicho pegou. O leão enjoou de galo, 0 a 3.

    SRN

  5. Quiva Says:

    Franciel, tudo combinado para mostrar ao Brasil o nome musical do nosso guarda-metas – Viaaaaaafara.
    Que mané morrer de raiva? Pelo contrário, quase morri de ri com o meu vizinho torcedor do itinga, que desrespeitou o resguardo após o enfarte sofrido no Monumental e inventou de se locupletar com o órgão alheio (copyright Dalmo). O coitado gritava mais que mulher dama a cada gol do atlético. No ultimo minuto, quando Tardeli chutou de cara pro gol e Viaaaaafara sacramentou que a noite era de glória, o vizinho incolor deu chilique, piripaque e os escambau. Não teve jeito ou maneira, depois da última cobrança de pênalti e da emocionante classificação, ao pobre coitado só restou o SAMU.
    E UMBOTRA TRITÓRIA CARAJO

  6. Mateus Borba Says:

    Pra mim a ZAGA falhou nos três gols, quando deixou sempre um FÍ DUMA GOTA SERENA EM P&B subir (ou no caso do segundo gol, nem isso) sozinho pra mandar a bola pra dentro. E até eu sei, pois desde que tenho 2 anos escuto meu avô falando: “cruzamento na área você marca o jogador e não a bola”.

    Repare no 1° gol, Retardelli aparece DEZOITO CENTÍMETROS impedido e desvia, todo mundo olha e ninguém acompanha nem a cabeleira do Renan (será que ele é?). O segundo gol, nem comento, pareceu gol de baba, tamanha foi a facilidade; e o terceiro, acho que até o ROTH estava ali no segundo pau sozinho cabeceando aquela bola.

    Sem falar nos nossos volantes, dando tanto espaço ao invés de MORDER. Daí surgiram tantas bolas alçadas. Sei não viu. Bida lerdo, Jackson lerdo, CA lerdo…

    Mas Deus é justo, e nosso Santo colombiano é forte.

    VIÁAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAFARA, CARAJO!

  7. Casalberto Says:

    Segure la cabecita de mainha!!!!

  8. Têre Says:

    Indignação.

  9. Indy Says:

    Franciel, estou sempre por aqui, ainda que não comente.
    Adoro seu blog.

    Abraço

  10. moisés Says:

    GALLO 4 X TRITÓRIA 5 (NOS PÊNALTIS): VÁ MATAR O DEMÔNHO!!

  11. Lacerda Says:

    Franciel amigo me parece que o Sr. Carlos Alberto queimou a minha e a sua lingua , pois no inicio deu a falsa impressão inclusive que seria idolo mas o futebolzinho vagabungo que o mesmo vem jogando nas ultimas partidas faz me ver que é puro êngodo , jogador de estréia , faz 02 ou 03 partidas boas e depois se encosta , inclusive domingo agora no Barradão a conversa forte que rolava que ele é um barqueiro do karaio + um pro time de Nadson e cia …..
    Concorda ??

    • Franciel Says:

      Meu velho,

      nem chamuscada minha língua está. Se você voltar nos textos iniciais em que há elogios para Carlos Alberto – eu faço a ressalva: se não reabrirem o Lagoa Mar, pois o sacan atem um cara de cachaceiro da zorra.

      Além disso, RAY-BAN MAN tem colocado o referido com funções exclusivamente defensivas – o que, definitivamente ele não gosta ou não sabe fazer. A propósito saiu da Portuguesa porque Mário Sérgio queria colocá-lo de zagueiro.

    • João Says:

      Concordo com você Lacerda, pq ele tb queimou minha lingua!
      Final das contas trata-se de um SACANA!!!! Foi o cara que menos teve vontade de jogar bola ontem, assim como foi no bavi (lembre q o time
      só foi campeão depois q ele saiu)!!

  12. Leonardo Lima Says:

    É tamos vivos e podemos ir mais longe, se não jogamos como ontem lógico né. O Vasco tem um time limitado, o único que faz a diferença é o Carlos Alberto.
    Eu também passei mal bocados ontem sêo Franciel, mas de repente eis que brilha uma luz, a luz do Salvador, O São Viáfaraaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!!
    Tanto que vou mudar o grito em homenagem a esse divino santo a qual passei a ser devoto.

    Umbora Viáaaaaaaaafara, Carajo!!!!!!!!!!

    • Franciel Says:

      Leonardo, meu velho, o que sei é que ontem defini meu voto para 2010. Viáfara na cabeça pra presidente. Se o cara salvou o Vitória – missão muito mais difícil e importante, também poderá salvar o Brasil.

      Umbora Viáaaaaaaaafara, Carajo!!!!!!!!!!

  13. João Says:

    Alguém pode me explicar pq o viado do Neto Baiano depois de perder o penalti ontem já foi dar entrevista dizendo q quer ir pro santos??

    Alguém pode me explicar como um time q nunca baixou a cabeça e deixou de jogar bola antes simplesmente assumiu a determinação de não jogar ontem???

    PORRA!!!! graças a deus minha parede tava lá pra salvar!
    mas pra não falar q não teve nada positivo ontem foi realemente muito bom ver os torcedores de itinga mais uma vez esperançosos com um tropeço do GRANDE e mais uma vez ficarem chorando e botando culpa no azar!

  14. rádio no ar Says:

    site globo esporte:
    “Apesar da dificuldade imposta pelo Vitória para a liberação de Neto Baiano para o Santos, a equipe paulista ganhou um forte aliado nesta quinta-feira: o próprio atacante. O jogador garante que não recebeu nenhuma proposta concreta, mas admite que gostaria de vestir a camisa do Peixe.
    – Por enquanto existe muita especulação, mas espero que seja verdade. O Vitória é uma grande equipe, mas o Santos, além de ser um clube importante, está no eixo Rio-São Paulo, tem mais mídia – avaliou o atleta, que já balançou as redes 20 vezes nesta temporada.
    Caso a negociação se concretize, esta será a terceira vez que Neto Baiano atuará sob o comando de Vagner Mancini, que indicou seu nome para os dirigentes alvinegros.
    – O Mancini me treinou no Paulista e no Vitória. Ele gosta do meu futebol. Até sábado nós devemos definir esta situação. Espero que tudo se resolva rápido e da melhor maneira para os dois clubes – disse o artilheiro, em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM, por telefone.”

  15. CLOVIS ARAGÃO Says:

    e´com esse time que vcs acham q vão sair da fila de 110 anos sem título? me faça uma garapa, se com o timeco do galo foi esse sufoco, imagine qaundo se deparar com um inter, corinthians e o cruzeiro no 1º jogo brasileirão? dá até pena, Vcs falam do BAHIA, mas é por causa desta cegueira estupida q até hoje não passam de coadjuvantes nas competições nacionais. O time é fraco e sem nenhuma condição técnica de alcançar sucesso. E antes que comecem a me xingar, o mesmo vale para meu time, também muito longe do ideal.

  16. Nilton Luz Says:

    Franciel;
    Mais uma vez, um excelente texto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: