Um homem sem palavra

Logo após a contratação de Raimundo Queiroz para gerir o futebol do Esporte Clube Vitória, inúmeros ouvintes solicitaram-me que descesse a madeira no referido por conta das acusações que ele sofria no Goiás. Telefonaram-me, mandaram-me e-mail, cartas, telegramas, o diabo, mas fiz ouvido de mercador – até porque tinha consciência de que era mais fácil um banqueiro, com suas corruptas gorduras, passar no fundo de uma agulha do que se encontrar um dirigente de futebol com folha limpa. Minha única preocupação era que ele organizasse meu baba.

Ademais, estava muito feliz porque, enfim, Jorginho Axé Sampaio iria parar de fazer besteiras à frente deste setor. Assim, em vez de seguir os pedidos da multidão, fui no caminho inverso. E louvei a contratação do ex-presidente do time do Centro-Oeste

Porém, os dias foram se passando e ele nada fez. Ainda assim, eu achava que estávamos no lucro. E dizia para meus desgastados botões: “Melhor não fazer nada do que fazer bobagem como unseoutros”. Além disso, ele possuía um crédito comigo, pois, na primeira entrevista à Rádio Transamérica, largou a seguinte: “Se Ricardo Silva armar bem o time e for ganhando as partidas, ele pode ficar até o final do ano”.

Como sou de um tempo em que a palavra de um homem tem algum valor, dei glórias aos céus – até porque tinha plena convicção de que Ricardo Silva iria desfazer as lambanças do Belzebu e consertar meu baba. E, pela lógica, ser efetivado. E o menino Ricardo Silva cumpriu sua parte. Não me decepcionou. Mesmo com um elenco muito maiozomenos, botou o Vitória para jogar um futebol de qualidade. Transformou um bando em um time.

Então, eu pensei e anunciei para todo o Norte e Nordeste de Amaralina: “Beleza, já temos treinador”. Afinal, Ricardo Silva tinha não apenas o aval da matemática, já que estava com 100% de aproveitamento, mas também possuía outros capitais simbólicos. Quais sejam. Tinha o apoio do torcida, do elenco e conseguiu armar um esquema tático, dando uma cara ao Rubro-Negro.

Portanto, conforme havia garantido Raimundo Queiroz, a efetivação de Ricardo Silva era uma questão de tempo, já que o referido tinha cumprido os requisitos de “armar bem o time e ganhar as partidas”. Acontece que Jorginho Axé Sampaio, que eu pensava já havia ocupado seu devido lugar na história, isto é, o esquecimento, volta à tona, dizendo que o Leão tava contratando novo treinador.  E sua palavra, que nunca valeu nada, agora parece que é à vera. O tal do Paulo César Carpegiani já está de mala, cuia e filho para desembarcar nesta bela e besta província.

Depois disso, percebi que (independentemente de ter furtado ou não o Goiás, o que não posso afirmar nem provar, pois não sou leviano) Raimundo Queiroz é um homem sem poder no Vitória. Ou talvez seja pior. Ele é um homem sem palavra – a não ser que ele entenda que um técnico, que tem 100% de aproveitamento, o apoio da torcida e do elenco, não conseguiu “armar bem o time”.

Me faça um caldo de cana contaminado, por favor, para que eu possa ainda gritar:

UMBORA BITÓRIA, CARAJO!

12 Respostas to “Um homem sem palavra”

  1. victor Says:

    Sem dúvida a falta de poder pesou mais que a falta de palavra seu Françuel.
    Logo ao chegar ele (Queiroz) apresentou sua modéstia opinão sobre Ricardo Silva na Rádio Transamérica, é uma pena que o restante de nossa famigerada direção (Sampaio), não compartilhou das idéias de Raimundinho.
    Apesar do episódio ainda tenho confiança no nosso Diretor de Futebol pelos grandes elencos e conquistas que obteve no Goiás.

  2. Pedro Jorge Says:

    rpz, Franciel meu querido eu não sei a sua idade, mas eu sei q vc ñ é um rapaz de 22 anos cm eu, pq p/ saber e opinar tão bem assim sobre o vitoria, vc com certeza deve possuir muitas primaveras a mas q eu , pq contratar carpegiani a uma altura dessas é um Kamikaze(meu Deus eu não quero morrer)!!! parece até q esses dirigentes ñ amam o vitoria, pq demitir Ricardo Silva a essas alturas do campeonato e apostar na MÚMIA de Angola é brincadeira D+++ cm os Rubro Negros. Então amigos o q nos resta é apenas rezar p/ o Senhor do BONFIM. p/ esse filho de chocadeira ñ estragar o trabalho do INJUSTIÇADO Ricardo Silva
    ps: meu primeiro post aq. e eu prometi postar nesse blog apenas quando tivesse algo q valesse a pena comentar e essa noticia é algo q ñ pode passar em branco !!

    E

    UMBORA VITORIA, CARAJO!

  3. Evandro Miserento Says:

    Talvez uma Bhrama Fresh choca fosse mais apropriado para sua penitência, ó incólume locutor.

  4. Quiva Says:

    Sêo Franciel, que zoada é essa? Sei que a marcação em cima desses ‘dirigentes’ tem que ser dura, mas, na moral, me diga qual o clube que enfrentou uma Série A com um técnico que ainda não disputou 10 jogos de profissional?
    Quanto mais pilha, mais intriga… Esses dirigentes já vacilam pra caralho (o processo de troca de técnico foi péssimo), a imprensa adora e aumenta a pressão…
    Nós torcedores não podemos embarcar na mesma onda, calma aí. Ricardo Silva fez um excelente trabalho, merece ser valorizado e aguardar a oportunidade que, sem dúvida, virá. Carpegiani é uma boa aposta (e vc sabe disso!), o negócio é pagar para vê.

  5. canijah de moreré Says:

    Rapaz, essa milonga é assim: barateia no baiano e encarece no brasileirão. Só que a continuidade e o resultado precisa vir, ou no caro, ou no barato!!!! Essa era a hora de economizar e ver no que dava já que o campeonato brasileiro é longo.

  6. Franciel Says:

    Quiva,
    meu velho, a última vez que corri risco com um treinador inexperiente cheguei à semi do campeonato brasileiro com Cerezzo.

    Quando apostei em um experiente tipo Renê Simões, que deus o tenha, caí para a terceirona e fui desclassifiacdo em casa contra o Baraúnas.

    ESte negócio de nome é conversa mole. E digo isso para nem lembrar de Chamusca e Agnaldo, que levou nossa equipe às semis da Copa do Brasil.

    Mas, enfim. Parece que agora é Carpegiani e não tem mais jeito. Então, amanhã darei as boas-vindas a ele – apesar de ele já ter chegado praticando nepotismo, escanteando Ricardo Silva e trazendo seu (lá dele) filho.

    UMBORA BITÓRIA, CARAJO!

    Rumo ao TRI, apesar da diretoria.

  7. Felipe Says:

    Já eu acho q Carpegiani vai brocar…

  8. Quiva Says:

    É isso aí, meu brodi, boas vindas ao novo técnico (até pq vc sabe que ele não é bolacha quebrada) e bola para frente!

    Concordo com vc quando diz que experiência não é garantia de sucesso (vade retro, Renê Simões), mas que é um quesito importante, isso é!

    Cerezzo, só de seleção, deu trinta e sete voltas ao redor do mundo; Agnaldo Liz, fez besteira na copa do brasil justamente por não ter experiência; já Chamusca é um caso para estudo da ciência, pois nasceu sabendo… Eu faço a maior fé no trabalho de Ricardo Silva, acredito que ele vá ter a sua chance, a qual pode ser muito em breve, se a aposta da diretoria não der certo. Só acho que vale a pena o risco!

  9. Quiva Says:

    E UMBORA BITÓRIA CARAJO!!!

  10. Dalmo Carrera Says:

    Não reclame Franciel, palavras são palavras, nada mais que palavras, alguém já disse isto ao negar promessas dita e muitas vezes repetidas com coração repleto de emoção. Paulo César Carpegiani é o homem, pior se fosse Tatau, ex-Araketu, homem de confiança de Jorge Sampaio.

  11. Fredson Says:

    Sobre Raimundo Queiroz, é até engraçado. Ele diz que é tudo mentira, que são ataques pessoais, mas não processou ninguém!!!! Me diga aí, Françuel, se alguem “inventar” que voce roubou milhões da empresa que trabalhava, voce processaria ou só negaria????Nesse angives tem caroço!!!

  12. Lucas Serra Says:

    Franciel, acho que esta “decisão” da escolha do novo técnico não teve nem a participação de Raimundo. Acho que o pessoal ainda não passou a bola (e o poder) para ele. As coisas não mudam de uma hora para outra… pode esperar, que o cara do Axé ainda vai continuar fazendo as suas por aí.

Deixe um comentário

