Os números não mentem

Não sei se é esta lua que anda escondida sob as nuvens ou se é este conhaque ordinário, mas o fato é que ando aborrecido como o diabo com o futebol brasileiro. A bem da verdade, nem tanto com o pebolismo, mas sim com os (mal) ditos comentaristas – estes idiotas da objetividade que estão reduzindo o velho e bom ludopédio a uma mera questão aritmética.

Já há algum tempo que não ouço ou leio uma análise percuciente (recebam, um percuciente, sacaninhas) sobre uma partida. Só se fala em números. “O time X deu 826 toques de bola em direção à lateral”, diz um. “Já a equipe Y conseguiu realizar 267 assistências no primeiro tempo”, argumenta outro. E por aí vai. Ou melhor, páro. Porque realmente é impossível suportar tantas asneiras. Sou de um tempo em que os analistas entendiam de futebol – e não de matemática. Armando Oliveira, por exemplo.

Hoje, o nome mais respeitado (lá pras nega dele) é um tal de PVC, alcunha muito apropriada para marca de tubos e conexões. O referido cidadão não é capaz de um mísero lampejo sobre o que acontece nos noventa nas quatro linhas. Porém, decora nomes, datas e números, como um google pebolístico. Se for decorar por decorar, eu também vou entrar nesta jogada. Recebam a escalação de alguns craques do Bonsucesso de 1957: Quarentinha, Nicola, Pedro Bala, Valdemar, Nilo e chega.

Aliás, só faço estes prolegômenos (receba, rebanho) por conta deste início de segundo turno do Brasileirão. Se formos analisar somente pelos números, como querem os imbecis, o Esporte Clube Vitória está com um campanha idêntica à do primeiro: duas partidas (uma em casa e outra fora) e apenas um ponto conquistado. No entanto, quanta diferença. O time vibrante e vibrático (royalties para França Teixeira) deu lugar a uma equipe sonolenta e sem criatividade.

É, amigos, os números não mentem, mas, quando torturados, confessam.

Voltando ao time do Vitória, recorro aos locutores de antanho: “a equipe perdeu o elan”. Ontem à noite contra o Sport foi uma vergonha. E não digo isso por causa do empate em casa. Nécaras. O Vitória já foi derrotado aqui jogando bem melhor e com mais disposição. O fato é que, no jogo de ontem, o Rubro-Negro lembrou dos piores momentos do campeonato estadual. Aliás, desde o segundo tempo contra o Cruzeiro.

Talvez tudo tenha começado antes, com os inescrupulosos empresários (desculpe-me a redundância) mostrando as verdinhas para os ávidos dirigentes e pertubando o psicológico da equipe. Neguinho só quer dar pique para assinar contrato na Europa. Dinei já seduzido pelos numerários e se picou para o Celta de Vigo.

É verdade os números não mentem, mas, quando em grande quantidade, seduzem.

Por falar em número hoje é dia 21 de agosto. Vamos torcer para os números andarem bem rápido e, assim, chegar logo no 30 de agosto, fechando esta maldita janela de transferência.

Anúncios

8 Respostas to “Os números não mentem”

  1. Fabrício Says:

    e os meus royalties pelo percuciente? kkkk

    Excelente texto, prezado Franciel. E digo mais: sem mais.

    Quem será o substituto de Dinei que será anunciado, em tese, amanhã?

    Ainda queria Nadson de volta!

  2. Fabrício Says:

    Só um adendo (receba, miserávi)

    Armando Oliveira era fantástico.

  3. Mateus Borba Says:

    ‘E quem irá substituir Telmário?’, é a pergunta que me faço.

    Quarta, das arquibancadas, até meu pai – que é dos mais plácidos – bradou contra o nosso meio de campo arrastado e o nosso ataque ineficiente.

    E eu já escuto algumas colunas da esquerda triste e pessimista se perguntando quantos pontos faltam pra não caírmos.

  4. D. Ivonne Lara Says:

    Sonho meu…sonho meu…

    vai buscar quem mora longe, sonho meu…

  5. canijah de moreré Says:

    Meu caro Borba, o seu pai entende de bola. Verdade seja dita: foi alí mesmo (na meiúca) que empatamos aquele jogo contra o leopardo da ilha.

  6. Lucas Serra Says:

    Pois é Franciel, que “agosto” termine logo, para não termos mais nenhuma surpresa.

  7. THIAGO Says:

    Olhem um video do treino antes do jogo do SPORT com o nosso paredao Viafara treinando falta!! O cara é muito bom. Pode ser uma boa opçao de gol!!!

    http://br.youtube.com/watch?v=0j-xcauJA1c

  8. THIAGO Says:

    http://br.youtube.com/watch?v=0j-xcauJA1c

    ESSE EH O VIDEO DE NOSSO PAREDAO COBRANDO FALTA NO TREINO!!!
    PODE SER MAIS UMA ARMA DO LEAO!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: